Novidades da Biblioteca

Autor: DIDOB


ALLEN JR., Everett T. et al. Planos de aposentadoria: aposentadoria, participação nos lucros e outros planos de remuneração diferida. Rio de Janeiro: Consultor, 1994. 486p.

É um complemento importante e oportuno à literatura sobre planos de aposentadoria. Oferece uma visão geral do desenho, captação de recursos e administração de muitos planos de pensão de benefícios definidos e contribuição definida, planos de distribuição de lucros, planos para autônomos e muitos outros.

BIERER, Doug. Inside Netware 4.1. Indianapolis: New Riders Pub., 1994. 1532p.

Destinado a administradores de redes, procura fazer uma cobertura detalhada deste sistema operacional de rede, incluindo:
- planejamento e instalação de cabeamento;
- administração do serviço de diretórios do Netware (NDS);
- segurança do Netware 4. 1;
- utilização de ferramentas Netware 4.1, como o DSMERGE;
- workstations, DOS, Microsoft Windows, Windows NT, OS/2 e UNIX;
- configuração de interface amigável para o usuário;
- protocolos TCP/IP, IPX e outros;
- otimização e resolução de problemas de redes e servidores; e
- auditoria, backup, proteção contra vírus, etc.

BELLIN, David; SUCHMAN, Susan. Manual de desenvolvimento de sistemas estruturados. São Paulo: Makron, 1993. 223p.

Oferece, aos usuários iniciantes, um aprendizado e uma utilização simples, prática e objetiva das técnicas estruturadas. O autor usa o estilo "aprender fazendo", que proporciona uma combinação perfeita de prática, teoria e revisão, facilitando o entendimento e o aprendizado.

CD-ROM da Folha. São Paulo: Agência Estado, 1995.

Contém mais de 100.000 textos publicados pela Folha em 1994, sendo que a pesquisa é feita através do Fólio. Inclui ainda:
- infográficos com as pesquisas para eleições presidenciais, as bancadas na Câmara e no Senado e o Ministério de FHC;
- copa do mundo;
- 1.624 frases famosas de 1994;
- 100 anos de futebol, a herança do regime militar, a vida e morte de Ayrton Senna e Tom Jobim, e os 50 anos do Dia D;
- os três fascículos editados pela Folha: Qualidade Total, Seu Negócio na Nova Era e a História das Copas;
- o Manual de Redação da folha;
- cotações do dólar desde 1983, com programa de conversão;
- 5 vídeos com reportagens sobre os eventos mais importantes do ano;
- mais de 100 fotos que podem ser consultadas com o Slide Show; e
- áudio com trechos da última entrevista concedida por Tom Jobim à Folha.

GRACE, Rich. Usando Power Point for Windows versão 4. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 674p.

Mostra os conceitos fundamentais da preparação de apresentações, desde o trabalho com modelos e textos à criação de anotações para o apresentador, esboços e roteiros. As dicas e técnicas de especialistas mostram como incluir clip arts e cores no seu trabalho e produzir organogramas e gráficos objetivos, como usar os recursos avançados do Power Point, incluir transições, criar esquemas de cores e vincular esquemas a outras aplicações.

HOLLAND, John H. Adaptation in natural and artificial systems. Cambridge: Bradford, 1992.

Os algoritmos genéticos estão desempenhando um crescente e importante papel nos estudos de sistemas adaptativos complexos, abrangendo desde agentes adaptativos na teoria econômica, até o uso de técnicas de aprendizado em projetos de dispositivos complexos como turbinas de aviões e circuitos integrados. Este livro é urna iniciação neste campo de estudo, apresentando os fundamentos teóricos e explorando aplicações.

KHOSHAFIAN, Setrag. Banco de dados orientado a objetos. Rio de Janeiro: Infobook, 1994. 353p.

Este livro é um resumo compreensível dos conceitos, habilidades e alternativas para estas aplicações e sistemas gerenciadores de banco de dados de próxima geração. Mostra como os conceitos orientados a objeto da tiragem de dados abstratos, herança e identidade de objeto podem ser integrados com habilidades de banco de dados (consistência, transações, integridade etc.) para produzir sistemas de banco de dados orientados a objeto.

MCCLELLAND, Deke. CorelDraw 5: para leigos. São Paulo Berkeley, 1994. 388p.

Um manual para novos usuários com um jeito mais simples e bem-humorado.
Ensina a usar e a integrar os poderosos programas Corel: Draw, Photo-Paint, Chart, Move e Ventura.

Mostra técnicas profissionais para projetar documentos, editar fotos digitalizadas e criar apresentações na tela. Combina textos e desenhos para criar documentos impressionantes. Possui uma lista das dez melhores dicas do autor para o CorelDraw 5 como: dez atalhos que economizam tempo; dez efeitos especiais maravilhosos e dez mandamentos do CorelDraw.

Inclui o apêndice de instalações do CorelDraw 5 para ajudá-lo a começar imediatamente.

MORGADO, Flávio. CorelDraw 5: método rápido. Rio de Janeiro: Infobook, 1994. 275p.

Gula essencial para iniciantes e para quem já conhece e deseja tirar dúvidas de forma clara, objetiva e rápida. Tenta condensar ao máximo toda a funcionalidade do CorelDraw 5, de forma a servir como guia de referência. Amplamente ilustrado, com dicas básicas, traz referência aos comandos, caixas de diálogos, menus e menus flutuantes.

PISCITELLI, Roberto Bocaccio et al. Contabilidade pública: uma abordagem da administração financeira pública. São Paulo: Atlas, 1994. 303p.

Adota uma concepção moderna, delimita o campo de aplicação desse ramo da contabilidade, identifica tipos de órgãos e entidades da administração e descreve a natureza e gestão de seus recursos. A informação contábil, que é o elemento fundamental de toda a dinâmica do processo, se inicia com a elaboração, discussão e aprovação do orçamento, tem seqüência com a programação financeira, implementa-se com a execução das atividades e projetos e se complementa com a verificação da realização dos objetivos e metas governamentais.

POCKET glossary of data communications terms. Pittsburg: Black Box Corp./s.d./ 112p.

Como o próprio nome diz, é um glossário de bolso específico para termos de comunicação de dados. Foi editado pela Black Box Corp., que também edita um catálogo de produtos para conectividade. As atualizações ao catálogo são feitas em forma de periódico que está disponível para circulação. Os interessados em fazer parte da circulação, devem entrar em contato com a DIDOB.

SHAFRAN, Andrew Bryce. Lotus Notes for Windows versão 3: rápido e fácil. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 180p.

Mostra todos os recursos, desde o compartilhamento de banco de dados até o uso do correio eletrônico em rede. Completamente ilustrado, com explicações das tarefas nas figuras dos modelos. As lições passo a passo mostram como criar, escrever e enviar mensagens rapidamente no NotesMail; acessar e pesquisar um banco de dados na rede; criar e personalizar seu próprio banco de dados, salvar seu trabalho e imprimir os resultados.

SIYAN, Karanjit. Internet firewalls and network security. Indianapolis : New Riders Pub, 1995. 410p.

Procura transmitir sólidos conhecimentos de segurança, com conceitos, senhas e padrões para afastar intrusos da sua rede. Explica os riscos envolvidos na conexão com Internet, além de como construir sua própria "Firewall", conhecer mais sobre vírus e programas Firewalls mais populares.