Novidades da Biblioteca

1. ABBEY, M. el et al. Oracle 8i: guia introdutório. Rio de janeiro: Campus, 2000. 701p.

 

O livro explica os principais conceitos e as novas ferramentas incluídas na versão compatível com a Web desse sistema de gerenciamento de banco de dados.Guia autorizado pela Oracle Corporation que aborda a arquitetura do Oracle8i, incluindo a hierarquia de objetos, apresenta a criação de tabelas, geração de relatórios e desenvolvimento de aplicativos com SQL e PL/SQL e o desenvolvimento e distribuição de aplicativos Javas empresariais com o JDeveloper.

 

2. CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H. Análise de investimentos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 458p.

Apresenta a matemática financeira como ciência básica e a engenharia econômica como técnica, visando fornecer subsídios aos dirigentes empresariais, para a tomada de decisão. Consiste em um manual básico para a solução de problemas de análise de investimentos, abordado de forma mais ampla, é visto em uma série de capítulos que contemplam as mais novas tendências da disciplina. Apresenta, ainda, aspectos práticos, tais como análise de linhas de financiamento industrial e as principais aplicações financeiras. Contém disquete de demonstração do Softinvest, um software de altíssimo nível que proporciona poderosas ferramentas de cálculo financeiro.

 

3. JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001. 189p.

Mapeia o papel que o design de interface desempenha na sociedade moderna. Criando uma ponte entre tecnologia e arte, demonstra como as interfaces interferem na vida cotidiana, mostrando que suas raízes remontam ao romance vitoriano, aos primórdios do cinema e até ao planejamento urbano medieval. Aponta como serão as telas dos computadores pessoais em dez anos e como novas interfaces irão alterar o estilo de nossa conversa, prosa e pensamentos. Confere nova profundidade àdiscussão sobre como a tecnologia transformou a sociedade, o que provocará amplo debate tanto nos círculos literários como tecnológicos.

 

4. MCSE training kit: Microsoft Windows 2000 advanced server clustering services. Redmond: Microsoft, 2001. 435 p.

Trata da tecnologia de clustering disponível na versão Windows 2000 Advanced Server, que é basicamente um serviço que vem a aumentar a disponibilidade de aplicações e dados em um ambiente de rede e serviços. A abordagem deste livro se dá através de lições e exercícios que vão fornecendo conhecimento gradativo sobre esta tecnologia, sendo o mesmo um guia oficial de estudo da Microsoft, e também uma forma de se preparar para o currículum de MCP (Microsoft Certified Professional).

 

5. MICROSOFT Application Center resource kit. Redmond: Microsoft, 2001. 675 p.

É uma boa fonte de informações sobre o AppCenter para o Windows 2000. Com o AppCenter pode-se gerenciar um grupo de servidores Web como sendo um simples computador, possibilitando aumentar a disponibilidade, escalabilidade e segurança das aplicações Web. O Resource Kit discorre sobre elementos técnicos, bem como ferramentas, utilitários e outras referências do grupo de desenvolvimento do AppCenter - enquanto reduz a complexidade e os custos das aplicações.

 

6. NASCIMENTO, G. Informática na terceira idade: um guia bem humorado para quem quer aprender informática depois dos 60 anos. 2 ed. Rio de janeiro: Brasport, 2000. 90p.

Livro com dicas importantes para quem já começou, ou ainda está começando, a se interessar pela informática e precisa de um texto simples, sem termos práticos, que a desmistifique. Com humor, o autor prova que a informática está ao alcance de todos, que é uma ferramenta bastante simples, apropriada para qualquer um e em qualquer idade.