Novidades da Biblioteca

0 acervo da Biblioteca, com cerca de 28.000 documentos, está agora disponível para todos os usuários, através da rede de micros da CELEPAR.

Para acessar, após entrar na rede, basta digitar BIBLIO.

Lá, você encontrará a base de dados BIBLIO, que contém o acervo de literatura técnica da empresa atualmente com 6.060 livros, 20.188 artigos de periódicos, 2.237 anais de congressos, 1.207 manuais técnicos, 85 CD-ROMs, 20 fitas de vídeo e 95 relatórios técnicos, além da base FUNCEL, composta de 1.405 documentos, com acervo de livros infantis, literatura, compêndios e enciclopédias.

Os dados foram organizados e indexados com o software Microisis da Unesco e com este novo recurso, a Biblioteca agiliza o processo de disseminação de informações, que são agora atualizadas diariamente.

0 sistema apresenta telas de ajuda com informações sobre formação de expressões de pesquisa, consulta ao dicionário de termos, além de exemplos e explicação das opções do menu.

AQUISIÇÕES

Livros

BLUM, Daniel; LITWACK, David M. The email frontier: emerging markets and evolving technologies. Reading : Addison-Wesley, 1995. 476 p.

Aborda aspectos de estruturas de Correio Eletrônico para padrões X.400 e Internet, bem como a integração destes com aplicações de diretório (X.500) e EDI (Troca Eletrônica de Dados).

Mostra detalhadamente a estrutura X.400, padrão internacional para Correio Eletrônico, e também a estrutura X.500 que é o padrão internacional para serviços de diretório.

Aborda detalhadamente os padrões adotados para o Correio Eletrônico de Dados (EDI) mostrando a unificação dos cenários bem como aspectos de segurança para estas aplicações.

CERÍCOLA, Vincent Oswald. Oracle: banco de dados relacional e distribuído. São Paulo: McGraw-Hili, 1995. 448 p.

0 autor faz uma análise da evolução dos sistemas em computador, comenta sobre as fases da metodologia de desenvolvimento de sistemas, sobre análise estruturada de sistemas, modelagem de dados, normalização, banco de dados relacional, linguagem SQL e sistemas distribuídos (ambientes, banco de dados, implementação, aplicações, tendências futuras).

Também tece comentários sobre o Oracle e tem no final um capítulo só sobre os produtos do Oracle, além de traduzir todos os termos em inglês, como por exemplo o comando delete por delir.

FREELAND, Pat; LONDERGAN, Stephen. Lotus Notes 3/3.1 para leigos. São Paulo: Berkeley, 1995. 342 p.

Este livro é para pessoas que tem pouco ou nenhum conhecimento de trabalho com Notes.

As partes do livro e cada capítulo oferecem informações sobre os diferentes tipos de tarefas que o Notes ajudará a executar.

Ele ensinará entre outras coisas:

• Como aprender a usar o correio eletrônico para aumentar a comunicação e poupar tempo;

• As dez coisas que você nunca deve fazer;

• Dicas fundamentais sobre como usar o Notes;

• Como dominar palavras como cliente/servidor e estação de trabalho;

• Como mergulhar nos bancos de dados e aplicativos Notes com facilidade;

• Como compartilhar planilhas e documentos para maior eficiência.

KROL, Ed. The whole Internet: user's guide & catalog. Sebastopol : O'Reilly & Associates, 1995. 544 p.

Em sua parte introdutória tece algumas considerações sobre a origem, protocolos, segurança e uma visão geral sobre a ética na Internet.

Nos capítulos seguintes, e com um bom nível de detalhe, fala sobre os serviços da rede: Login Remoto, Transferência de Arquivos (FTP) Correio Eletrônico, Network News, Archie, como localizar pessoas e entidades na rede (Finger e Whois), Gopher, pesquisas em bases de dados indexadas (Wais) e World Wide Web (WWW).

Discorre ainda sobre tratamento de problemas no uso dos serviços, formas de conexão e um catálogo de recursos que podem ser encontrados na rede (endereços Ftp, WWW, Gopher, etc ... ).

MCDYSAN, David E.; SPOHN, Darren L. ATM: theory and application. New York: McGraw-Hill, 1994. 636 p.

Apresenta a tecnologia de redes ATM Asynchronous Transfer Mode, que suportará as redes de alta velocidade do futuro, passando antes por uma série de conceitos básicos de transmissão, multiplexação e comutação, abordando rapidamente outras redes como X.25, Relay, SMDS e IP.

Na seqüência, apresenta o modelo de referência completo, abordando os padrões e protocolos utilizados. Discute os procedimentos de gerência da rede, com destaque para a gerência de tráfego, que é o instrumento para garantir o desempenho da rede. Aborda também os conceitos para interconexão de redes em outros protocolos através de uma rede ATM. É um livro bastante técnico que exige conhecimento de engenharia de redes para melhor compreensão dos assuntos tratados.

RADICATI, Sara. X.500 directory services: technology and deployment. New York Van Nostrand Reinhold, 1994. 159 p.

0 livro apresenta de forma bastante didática as conceituações básicas para o entendimento da arquitetura de um serviço de diretório conforme as recomendações X.500 do ITU-T, já com as extensões aprovadas pela ISO em 1993. Aborda o modelo conceitual, a base de informações de objetos, a árvore de acesso, os protocolos envolvidos, as operações disponíveis, o modelo de replicação entre outras. Complementa com os aspectos de autenticação e uso do diretório para correio eletrônico X.400.

RATHBONE, Andy. OS12 Warp para leigos. São Paulo: Berkeley, 1995. 340p.

Este livro possui dicas e truques do OS12, escritos em uma linguagem simples, sobre tudo o que se precisa saber do OS/2 Warp, da instalação do software ao uso da Internet Connection. Ensina a forma "cuidadosa" de instalar e manter o DOS por perto; a usar os aplicativos grátis do OS12 Warp : Barra de Lançamento, Bonus Pak e Internet Connection, e a usar os poderosos aplicativos de multimídia e os recursos da Internet; a tirar proveito de todos os objetos e a criar os documentos integrados com muita facilidade; a recuperar seus programas e arquivos "perdidos" e simplificar seu trabalho; as dez modificações para fazer o OS12 rodar mais tranqüilamente etc.

STALLINGS, William. Network management. Los Alamitos : IEEE Computer Society Press, 1993. 354p.

Este é um livro diferente dos demais, pois enquanto a literatura convencional aborda o assunto sob um determinado aspecto técnico, o autor colecionou e editou 23 artigos sobre Gerência de Rede. Na visão do autor, que é um dos maiores especialistas na área, com várias obras escritas, estes são os melhores artigos já publicados em revistas técnicas no mundo inteiro, cobrindo experiências, pontos de vista e aspectos técnicos especializados, abordando tanto a Gerência no modelo de referência OSI quanto na arquitetura TCP/IP.

Vídeos

A CELEPAR adquiriu um conjunto de 14 fitas de videocassete para treinamento nos software abaixo:

• MS-DOS 6 passo a passo

• Windows 3.1 passo a passo

• Windows 3.1 avançado

• Word 6.0 for Windows

• Word 6.0 intermediário

• Corel Draw 5,0 básico

• Access 2.0 for Windows

• Access 2.0 intermediário

• Visual Basic

• Visual Basic módulo intermediário

• Visual Basic módulo avançado

• PowerPoint for Windows

• Office Professional

• Excel 5.0

Interessados devem entrar em contato com a Biblioteca, no ramal 343.