Novidades da biblioteca

AQUISIÇÕES DA DIDOB

BEISECKER, Michael Alexander. Corel Draw: simples e rápido. São Paulo: Markon. 1991. 159 p.

Um bom livro. Simples e rápido.
É a primeira publicação traduzida para o português sobre o Corel Draw. São 20 lições que apresentam os recursos mais importantes deste poderoso editor de desenhos.
Indicado para aqueles que não gostam de ler manuais e para os que querem aprender a utilizar o software.

CARLZON, Jan. A hora da verdade. Rio de Janeiro: COP. 1990. 120 p.

Relata a importância de se responder às mudanças de mercado e oferece provas de que a procura da excelência da corporação não é monopólio nem está restrito às empresas financeiras e indústrias americanas. Carlzon ressalta a importância do administrador proativo e enfatiza como, forçando a decisão de delegar para níveis operacionais você pode ter um impacto real nos resultados.

CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 24, 1991. São Paulo, SUCESU, 1991.
658 p.

Traz os 85 trabalhos técnicos apresentados no congresso, divididos nas seguintes áreas: aspectos sociais e econômicos; administração e gerência da informática; software; metodologia de planejamento e desenvolvimento de sistemas; hardware; telemática; informática na administração industrial; aplicações específicas; CI; computação gráfica e editorial; informática e recursos humanos, na área pública; automação comercialo; integração de serviços/benefícios.

CURRID, Cheryl C., Gillet, Craig A Usando Novell Netware. Rio de Janeiro: Campus, 1990. 330p.

É um livro bem abrangente, discorrendo desde os princípios básicos da criação de redes até a manutenção contínua e a expansão da mesma. Em linguagem simples e bem ilustrado, é fácil de ser seguido e seria indicado como guia para usuários não muito experientes em instalação e uso de rede Novell. Está dividido em seis partes que assim se intitulam: Redes e Criação de Redes; Instalando e Configurado sua Rede Netware; Criando o Ambiente do Usuário; Testando a Rede; Manutenção e bom funcionamento da Rede; Comandos de Netware.

DEMIG, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva. 1990. 367 p.

A autor salienta que as pessoas são nossos recursos mais importantes e, ao estimular sua cooperação sincera e eficiente, pode-se obter resultados extraordinários. Alguns dos 14 pontos do Dr. Deming são uma surpresa e contrários ao que é praticado pela maioria das empresas ocidentais.

DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1987. 378 p.

A criatividade não depende da inspiração, mas de estudo árduo: um ato de vontade!
Assim como a pesquisa sistemática pode resultar na invenção, também pode haver precisa haver – uma busca premeditada de oportunidades para inovar. Quem souber onde e como encontrá-las, será o que se chama “entrepreneur”.

FERRARO, Richard F. Guia do programador para as placas EGA e VGA Rio de Janeiro, Ciência Moderna, 1990.

Este guia é principal referência sobre os recursos e funções dos padrões gráficos EGA (Adaptador Gráfico Avançado) e VGA(Cadeia de Gráficos em Vídeo) mostrando ao leitor como usar de maneira eficiente a maioria das funções das placas. No final do livro é apresentado um extenso conjunto de exemplos nas linguagens C e Assembly.


FURLAN, José Davi. Como elaborar e implementar planejamento estratégico de sistemas de informação. São Paulo: Markon, 1991. 206 p.

Em países desenvolvidos, o planejamento estratégico tem sido utilizado como uma importante ferramenta gerencial de apoio a gestão empresarial. Este texto vem preencher uma lacuna existente no mercado nacional pois trata-se de um tema atual, importante para as empresas que procuram utilizar-se de recursos computacionais no apoio ao ciclo de negócios e ao processo decisório.

HERBERT, Schildt. C, completo e total. São Paulo: Markon, 1990 889 p.

Cobre em detalhes todos os aspectos da linguagem C e suas bibliotecas. Inclui tanto o padrão antigo como o padrão ANSI e é dada ênfase ao padrão ANSI C. Trata, ainda, de algorítmos e aplicações; ambiente de programação em C e C++, o mais novo rumo de C.

KRAUSZ, Rosa. Compartilhando o poder nas organizações. São Paulo: Nobel, 1991. 108 p.

A autora analisa a relação dinâmica entre líderes e liderados, ao abordar o poder e a liderança a partir de uma nova perspectiva. Lança a

idéia da administração do poder como forma de equacionar o sucesso das empresas com a realização pessoal e profissional dos indivíduos que dela fazem parte.

LORENZ, Lori L. Explorando Windows 3. Rio de Janeiro: Campus, 1991 544 p.

O que torna o Microsoft Windows 3 tão especial?
Seria sua interface gráfica do usuário totalmente reprojetada, o gerenciamento avançado de memória, ou sua características de multitarefa? Este livro mostra como tirar proveito das facilidades que o Windows 3 possui, tornando o tempo gasto com o PC mais agradável e produtivo.

MARINS FILHO, Luiz Almeida. Administrar, hoje São Paulo: Harbra, 1988. 188 p.

Guia prático com base em estudos de antropologia empresarial sobre administração de empresas nos dias atuais. Segundo o autor, o sucesso empresarial está no Capital Humano e não nos recursos materiais somente, nem mesmo na tecnologia.

SPENCE, Rick. Clipper 5.0: release 5.0.1. São Paulo: McGrawHill, 1991. 735 p.

O autor deste livro é um dos projetistas do Clipper, o que por sí só garante a qualidade do texto. O livro aborda a compilação e linkagem para em seguida aprofundar-se na linguagem propriamente dita, desde o mais básico possível. São abordados também o ambiente Rede, interface com C, e descrições detalhadas dos diversos tipos de arquivos. Tudo isso acompanhado de muitos programas, tanto em Clipper como em C. No final, as alterações implementadas no release 5.01. recentemente adquirido pela Celepar. O aprofundamento e a riqueza de detalhes do texto indica-o para programadores experientes na versão Summer 87, além do material de apoio de aprendizado do Clipper 5.0.

TZU, Sun, Clavell, James. A arte da guerra. Rio de Janeiro: Record. 1983. 111 p.

Sun Tzu escreveu este livro, adaptado por James Clavell, há 2500 anos. Começa assim: A arte da guerra é de importância vital para o Estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurança como para a ruína. Assim, em nenhuma circunstância deve ser negligenciada. E termina...

VONOECH, Roger. Um “toc” na cuca. São Paulo: Cultura, 1988. 153 p.

Criatividade todo mundo tem. Mas por que uns parecem ter demais e outros de menos? Por que alguns surgem com idéias brilhantes e outros não conseguem sair da rotina? Um “toc” na cuca mostra como abrir a cabeça para a abordagens originais e inusitadas. Com dicas, histórias divertidas, jogos, piadas e brincadeiras, este é um manual que estimula a inventividade de cada um.