Novidades da versão do Openoffice.org 2.0

Autor: Paulo de Tarso Luchesi Coelho

 

1. Introdução

Desde o surgimento da versão livre do StarOffice, o OpenOffice.org teve crescimento e desenvolvimento bem distintos, levando-o ao título de concorrente de grande porte das soluções de escritório do mercado, mundialmente conhecida pela vantagem de poder ser adquirida gratuitamente.

Quem trabalha com esta suíte de escritório conhece a gama de funcionalidades que ela oferece, mas também conhece alguns problemas e dificuldades, apesar da evolução ininterrupta dos desenvolvedores.

Porém, a equipe criou um esforço para o desenvolvimento de uma versão que pudesse atender ainda melhor os usuários, assim como atrair novos, dando início, por volta de 2003, à criação da versão 2.0, que está a passos largos de estruturação e que contará com uma versão estável em meados de abril de 2005.

A versão de apresentação utilizada neste documento foi a 1.9.69, que ainda é beta, mas está bem próxima da perfeição, com apenas pequenos bugs, já contendo o tão esperado banco de dados do OpenOffice.org, que será visto com detalhes.

2. Mudanças

Muitas das mudanças ocorridas não podem ser conferidas pelo usuário final, ou seja, estão diretamente no código fonte, que são questões de estabilidade e performance.

2.1. Desempenho

O desempenho, muitas vezes criticado em relação à versão 1.1, obteve grande melhora, conforme quadro de comparação abaixo:

Nota-se que, com o “Quick-Starter” ligado, ou seja, com um pré-carregamento do OpenOffice.org no início do sistema operacional, os tempos de abertura reduziram-se drasticamente, dando assim mais competitividade com relação a outras ferramentas de escritório do mercado, o que era uma das questões críticas do atual OpenOffice.org.

* Valores em segundos em um Athlon 2.0 com 512 Mb

2.2. Compatibilidade

Nota-se no novo OpenOffice.org uma maior compatibilidade com documentos do Microsoft Office, agora sendo possível também gravar documentos do Writer e do Calc nos formatos XML do Microsoft Word 2003 e Excel 2003, respectivamente. Outro ponto de compatibilidade é entre o PocketWord e o PocketExcel, para PDAs, que agora podem ser importados para o OpenOffice.org.

Segue uma tabela com os novos padrões de extensões de documento do OpenOffice.org:

O OpenOffice.org 2.0 vem com um novo padrão para gravação de seus documentos, baseado em XML, do OASIS Open Office, que infelizmente não é compatível com as versões 1.1. Porém, graças ao novo padrão, o OpenOffice.org deterá uma padronização unificada com quase todos os aplicativos de escritórios existentes no mercado. Vale ressaltar ainda que os documentos do OpenOffice.org 1.1 poderão ser carregados e abertos sem problemas na nova versão.

2.3. Diferenças de versões

Além da inclusão do OpenOffice.org Database, uma das característas mais interessante é a adaptação da interface gráfica com o tema do ambiente desktop, como ícones, fontes e cores. O mesmo ocorre no Microsoft Windows.

Novos ícones, como facilitadores de zoom, visualização de página, enviar documento como e-mail, dentre outros, foram incluídos na barra de funções.

A barra lateral das aplicações foi remodelada e agora permanece na posição horizontal e na parte de baixo. As barras agora podem ser arrastadas e configuradas em qualquer lugar, até mesmo sendo deixadas como flutuantes.

Todos os ícones que levam menus extras são indicados com uma pequena seta, de modo que fica fácil reconhecê-los e abri-los. Não é mais necessário esperar com o mouse pressionado sobre o menu para que eles apareçam.

As barras também estão agora sensíveis ao contexto, ou seja, caso seja utilizada uma tabela no texto, uma barra de ferramenta respectiva à editação de tabelas é aberta, e quando o foco da tabela é perdido, esta barra desaparece, retornando somente quando se está posicionado com o cursor em cima dela novamente. No início, estas barras são flutuantes, mas podem ser adicionadas em quaisquer cantos da tela e, na próxima vez que esta barra aparecer, será no lugar onde foi colocada.

A parte de opções de configurações ganhou uma série de funcionalidades. Para não confundir o usuário, está agora dividida por cada aplicativo do OpenOffice.org e apenas aparecerão as opções do aplicativo que está sendo utilizado. Por exemplo, se estivermos trabalhando com o OpenOffice.org Writer, ao clicar em opções, apenas as relacionadas ao Writer serão visualizadas dentre outras relevantes para o funcionamento deste, mesmo que em alguns casos possam aparecer em outros aplicativos.

Agora o OpenOffice.org 2.0 possui um reprodutor de mídia simples, mas que é capaz de tocar Cds e outros formatos de áudio conhecidos no mercado, tais como o AIF, AU, MIDI, MPEG, QuickTime e Wave. Nesta versão de desenvolvimento (1.9.69), o player ainda não estava totalmente concluído.

A geração de PDFs recebeu uma atenção especial da equipe de desenvolvimento. A qualidade dos arquivos gerados teve uma melhora sensível e a janela de configuração para a exportação fornece agora várias opções.

Outra grande diferença é a possibilidade de assinar digitalmente qualquer documento gerado pelo OpenOffice.org 2.0, garantindo, assim, segurança e confiabilidade destes documentos para quem os criou. A assinatura digital consegue mostrar as alterações no documento, e até em quais linhas estas ocorreram. Para salvar assinaturas digitais em arquivos do OpenOffice.org, o formato XML recomendado pelo W3C está sendo utilizado, reutilizando, assim, os padrões abertos que serão, no futuro, os mais difundidos no mercado.

2.3.1. Openoffice.org writer

Principais melhorias:

- é possível criar tabelas dentro de células de tabelas, ou seja, tabelas aninhadas;
- numeração e itemização podem ocorrer no interior das tabelas;
- criação de quebra de páginas no interior de tabelas;
- é possível verificar o número de palavras contidas em um documento sendo editado ou em um trecho deste;
- formatação invisível foi adicionada. Com isto, será possível inserir textos que não serão vistos na impressão do documento.

Figura 1 - Diferenças entre o OpenOffice.org Writer 1.1 (atrás) e a nova versão 2.0 (frente).

2.3.2. Openoffice.org calc

Principais melhorias:

- é possível criar tabelas extremamente complexas (o número máximo de linhas agora é de 65.536);
- aprimoramento no assistente de dados;
- aprimoramentos no gerenciador de cenários;
- reconhecimento automático de dados numéricos inseridos em uma célula;
- novas funções incluídas, melhorando a compatibilidade com o Microsoft Excel.

Figura 2 - Diferenças entre o OpenOffice.org Calc 1.1 (atrás) e a nova versão 2.0 (frente).

2.3.3. Openoffice.org impress/draw

Principais melhorias:

- nova interface exibe três áreas que dão uma visão geral da apresentação sendo editada;
- na região da esquerda, o usuário pode selecionar o slide que deseja utilizar na janela central, enquanto na direita pode-se alterar o estilo da apresentação, através de modelos;
- novos efeitos de animação, objetos que podem ser mostrados e ocultados automaticamente, efeitos que podem ser aplicados a objetos separadamente etc.;
- o código fonte foi quase que totalmente reescrito e modernizado.

Figura 3 - Diferenças entre o OpenOffice.org Impress 1.1 (atrás) e a nova versão 2.0 (frente) - na página seguinte.

Figura 4 - Diferenças entre o OpenOffice.org Draw 1.1 (atrás) e a nova versão 2.0 (frente) - na página seguinte.

O OpenOffice.org Draw mantém as mesmas características da versão anterior, porém o código-fonte também foi quase totalmente reestruturado, tornando-se mais rápido e estável, mesmo nesta versão beta testada. O mesmo aconteceu com o OpenOffice.org Math.

2.4. Openooffice.org database

O OpenOffice.org sempre possuiu, desde a versão 1.1, uma interface gráfica para banco de dados, mas o problema era a incapacidade de criar um banco que pudesse ser salvo e trabalhado separadamente das outras aplicações.

Na versão 2.0, o OpenOffice.org passa a contar com seu criador de banco de dados próprio, assim como os usuários do Microsoft Office com o aplicativo Access.

O banco de dados escolhido foi o HSQLDB, que é relacional e escrito em Java, de grande utilização no mercado (que compete com superioridade aos IBM Cloudscape e os bancos baseados em C++). Possui um driver JDBC e fornece suporte para um grande subconjunto de comandos SQL (ANSI-92, SQL 99 e 2003). O banco é pequeno (menos que 100 kb) e muito rápido.

Principais destaques:

- criação de tabelas, queries, formulários e relatórios de forma gráfica ou com auxílio de “wizards”;
- formulários podem ser salvos separadamente da aplicação;
- suporte a servidores LDAP;
- manipulação de dados aprimorada;
- bancos de dados podem ser trabalhados de forma independente de plataforma;
- possibilidade de utilizar uma planilha, uma tabela dbase ou até mesmo texto puro como base de dados;
- funcionalidade de tipos de dados como “string”, “date” e “numeric”.

Figura 5 - OpenOffice.org Database e suas diversas conexões.

Figura 6 - OpenOffice.org Database na tela principal.

Outras telas:

Figura 7 - OpenOffice.org Database inserindo registros em uma tabela.

Figura 8 - OpenOffice.org Database com pré-visualização de uma tabela.

Figura 9 - OpenOffice.org Database criando uma “view” em modo gráfico.

Figura 10 - OpenOffice.org Database criando um formulário pelo modo wizard.

3. Conclusão

O novo OpenOffice.org 2.0 apresentou excelentes melhorias em todos os sentidos, mesmo onde não são notadas visualmente, agradando pelo seu desempenho.

A versão beta que foi utilizada na geração das telas, inclusive na edição deste documento, mostrou-se extremamente estável, valendo a pena uma migração para os novos padrões que estão sendo oferecidos, por se tratarem de perspectivas mais unificadas e padronizadas atualmente no mercado, vindo rapidamente a se tornar padrão, graças ao seu desenvolvimento ágil e com uma compatibilidade cada vez maior com os documentos do Microsoft Office.

Referências

1. BARRAPUNTO.COM. Disponível em: <http://barrapunto.com/article.pl?sid=04/12/20/191204>. Acesso em: 20 jan. 2005.

2. THE INQUIER. Disponível em: <http://www.theinquirer.net/?article=20293>. Acesso em: 20 jan. 2005.