Núcleo de avaliação de produtos de software

Autoras: Amira Al Farah Elias - GPS

Tânia Mara Vostoupal - GPS

A Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) implantou o Núcleo de Avaliação de Produtos de Software (NAPS) com o objetivo de avaliar a qualidade de produtos de software desenvolvidos pela empresa e por terceiros.

O NAPS está em funcionamento desde fevereiro/1998 e os resultados obtidos nas avaliações de produtos internos estão sendo utilizados para a melhoria do processo de desenvolvimento, visando maior qualidade, menor custo e, conseqüentemente, a maior satisfação dos clientes.

Na avaliação de produtos desenvolvidos por terceiros os resultados obtidos são utilizados para a aceitação, ou não, do produto que está sendo entregue e a averiguação do cumprimento das exigências contratuais.

O estabelecimento de um processo de avaliação para a implantação do NAPS foi baseado em normas internacionais e que atendessem às necessidades da empresa. Para a realização deste trabalho foi realizado um convênio entre a CELEPAR, o CTI (Fundação Centro Tecnológico para Informática de Campinas) e o CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software).

As características de qualidade definidas pela NBR 13596-Características de Qualidade e Diretrizes para seu uso, e as normas da série ISO/IEC 14598-Software Product Evaluation, embasaram os instrumentos utilizados no processo de avaliação. São eles:

Roteiro de Avaliação de Produtos de Software - RAPS

Este roteiro contém as tarefas que devem ser executadas durante o processo de avaliação:

  • Estabelecimento dos requisitos de avaliação – levantar o objetivo da avaliação e identificar o produto a ser avaliado, bem como seus requisitos (funcionais, operacionais, etc.);

  • Especificar a avaliação – selecionar os atributos e métricas a serem aplicados e definir os critérios de julgamento;

  • Projetar a avaliação – montar o questionário do avaliador;

  • Executar a avaliação – realizar as medições no produto;

  • Conclusão da avaliação – calcular os indicadores de qualidade do produto e gerar o relatório de oportunidades e melhorias.

Biblioteca de Atributos de Avaliação

Nesta biblioteca estão os atributos de avaliação para as 6 características de qualidade definidas pela NBR 13596, que são: Usabilidade, Funcionalidade, Confiabilidade, Manutenibilidade, Portabilidade e Eficiência, as quais estão divididas em subcaracterísticas. Os atributos são propriedades que evidenciam a presença de uma determinada característica de qualidade em um produto de software. A biblioteca de atributos conta com 36 atributos diferentes distribuídos entre as características de qualidade.

Biblioteca de Métricas

A Biblioteca é constituída por métricas e métodos por característica/subcaracterística de qualidade e questões para a aplicação das métricas pelo avaliador .

O questionário do avaliador, além das métricas em forma de questões a serem respondidas, contém instruções em relação ao preenchimento do questionário e como comportar-se durante a avaliação.

Atualmente a biblioteca tem 72 métricas, distribuídas entre as características de qualidade, sendo que a grande maioria delas já foi aplicada nas avaliações realizadas.

Exemplo de Atributo de Medição e Métrica

Característica: Usabilidade.

Subcaracterística: Inteligibilidade.

Atributo: Facilidade de entender o produto através dos nomes apresentados na interface (para um atributo podem ser aplicadas uma ou mais métricas).

Métrica: Títulos de telas e janelas.

Métrica

Método

Títulos de telas e janelas

Contar o número de telas e janelas da função, verificando quantas delas possuem um título representativo e distinto dos demais.

 

Produtos da Avaliação

A execução de uma avaliação gera os seguintes produtos:

  • Documento do projeto da avaliação: é composto pela identificação dos requisitos e especificação da avaliação;

  • Relatório de oportunidades de melhoria: lista os problemas encontrados no produto e apresenta sugestões de melhorias.

  • Indicadores de qualidade do produto: relatórios com a pontuação alcançada pelo produto, totalizada por métrica aplicada, por atributo de avaliação e por característica e subcaracterística de qualidade .

Conclusão

Neste período, de aplicação do processo de avaliação na CELEPAR, obteve-se resultados positivos, tais como:

  • A geração de ações de melhoria resultantes da percepção de problemas no processo de desenvolvimento de produtos;

  • A disseminação de conceitos de qualidade entre os técnicos da CELEPAR;

  • O aumento da capacidade de validação do produto de terceiros.

  • O aprimoramento/consolidação do processo de avaliação.

A Empresa tem como meta a avaliação de todos os produtos finais gerados. Para que este objetivo seja alcançado é necessária uma agilização no processo. Visando esta melhoria está sendo projetado um sistema que automatize algumas das tarefas da avaliação, e foi desenvolvido um processo padrão contendo os atributos mínimos que os produtos devem atender para que haja um bom nível de qualidade.

Esta iniciativa é parte de um conjunto de melhorias no processo de desenvolvimento de software da CELEPAR, que visam atingir um novo patamar de qualidade nos serviços prestados aos clientes.