O Desafio de Calcular Custo do Software


Autora: Sonia Maria Marques - Jornalista da Assespro-PR

A técnica utilizada pela grande maioria das empresas do País na hora de projetar custos e investimentos para suas operações é o "Achômetro".

A situação nas produtoras de software não foge à regra e ainda pode ficar pior pelos entraves legislativos quanto às transações comerciais.

Tradicionalmente as empresas calculam seus investimentos para o ano decorrente com base no balanço do ano anterior. Esta prática não é das mais confiáveis porque dá margem a muitos erros nas estratégias do mercado financeiro.

Esta característica que encontramos no Brasil é uma das principais diferenças com empresas do exterior ou que atuam no exterior. Por exemplo, nos EUA o empresário sabe exatamente quanto seu produto custará da fase de desenvolvimento até chegar ao consumidor final. Aqui não acontece isso - muitas vezes este é um bom argumento para se colocar um preço abusivo em determinados produtos; basta verificar o que acontece nos supermercados.

É lógico que o sistema econômico norte-americano é diferente do brasileiro. Mas, segundo um trabalho de pesquisa que está em fase de conclusão, mesmo com a instabilidade do mercado financeiro nacional há fórmulas de se projetar custos com exatidão e dados concretos do presente, onde se sabe quanto vai custar o desenvolvimento do software, quanto será a rentabilidade e o lucro, ou seja, do início ao fim do processo de produção de um produto.

Exatidão. Não se trata de nenhuma mágica, mas sim de fórmulas matemáticas que fogem ao empirismo das projeções tradicionais. É uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Diretor de Software da Assespro Nacional, Alexandre Moura, 33, e pelo consultor de projetos econômicos, Eduardo Henriques, 55, que possui 30 anos de especialização na área de investimentos.

Já foi concluído o estudo sobre "Custos de Produção de Software" e em breve será finalizado o "Custos de Empacotamento e Distribuição".

Através das fórmulas propostas pode-se elaborar custos para a criação do software com a disposição de indicadores para cálculos; como se classificar custos; o que é custo; o que é investimento fixo; onde se encaixam investimentos de marketing, e assim por diante.

O esqueleto deste sistema é feito através de duas fórmulas básicas que recebe o auxílio de tabelas que discriminam despesas, impostos, retorno e fator de recuperação do capital, entre outros itens.

"Temos que ter ferramentas para valorização do software. Esta é a nossa proposta, onde aceitamos contribuições.", afirmou Alexandre Moura.

FLASHASSESPRO

Qualidade e Produtividade

Está disponível na Assespro o livro Qualidade e Produtividade em Software (Termo de Referência do Subprograma Setorial da Qualidade e Produtividade em Software, do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade/PBQP) de autoria de Kival Weber, Paulo Barreira Millet e Dorgival Brandão Junior.

Linhas de Financiamento

Há uma série de linhas de créditos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos - órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) disponíveis às empresas de informática. No entanto a maioria dos empresários desconhecem o fato, o que pode causar a diminuição dos recursos já que existe pouquíssima demanda. Procure a Assespro/PR e descubra que a solução está mais perto do que se pensa.

ONU

A Assespro disponibiliza um Banco de Dados da Development Fórum, órgão vinculado a ONU. Através deste canal pode-se obter informações de oportunidades para exportar bens de capital e serviços em engenharia.

Banco de Dados

Se aparecer a necessidade de produtos e serviços de informática entre em contato com a Assespro. Existe um banco de dados cuja relação com empresas (credenciadas e garantidas com selo de qualidade) é subdividida por área de atuação. Isto facilita a procura e evita perda de tempo.

ASSESPRO (041) 224-4983/224-4948