O Estatuto do Estagiário

Autor: Wilson Mauri de Bonfim

 

Passamos atualmente por uma época onde cada grupo de pessoas ou objetos tem o seu estatuto. Deste modo, encontramos o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Mulher, o Estatuto das Minorias, o Estatuto dos Sem Terra, o Estatuto do não acaba mais, etc.

Então, seguindo a onda, nada melhor que publicar, senão na íntegra, pelo menos parte do Estatuto do Estagiário, na forma como foi proposto e é aplicado num sem número de empresas, e praticado por inúmeras pessoas, que nunca foram estagiários ou foram e querem ir a forra.

Então lá vai:

A CIDICE (Convenção Internacional dos Direitos Informais Concedidos aos Estagiários) criou, divulgou e espalhou alguns artigos do interesse de toda comunidade de universitários, empresas, etc., pertencentes ao "ESTATUTO DO ESTAGIÁRIO".

Abaixo destacamos algumas "pérolas" deste Estatuto.

Art. I - Todo estagiário tem o direito de não ter direito nenhum.

Outros artigos relevantes:

O estagiário tem o direito de:

  • Satisfazer as vontades, servir cafezinho e limpar a mesa diariamente de todos os funcionários, com um sorriso permanente de gratidão.
  • Manter-se calado, em atitude servil, exceto quando solicitado, devendo então responder de cabeça baixa em sinal de respeito.
  • Trabalhar feito um mouro para dar conta do trabalho dos funcionários regulares que estão muito ocupados com seus afazeres particulares.
  • Executar tarefas de serviços gerais se estiver estagiando na área de informática.
  • Para não falarem que discriminamos as mulheres, concedemos o direito às estagiárias de bem desempenhar as funções de recepcionista, telefonista, secretária e babá de nossos filhos sempre que for de nosso interesse, convocando-as, principalmente, fora do horário normal de estágio, de preferência em dias de provas na faculdade.
  • Para não falarem que discriminamos os homens, concedemos o direito aos estagiários de bem desempenhar as funções de office boy, garoto de recados, lavar nosso carro, etc., sempre que for de nosso interesse, principalmente nos dias de apresentação de trabalhos na faculdade.
  • Outros direitos com a mesma qualidade e relevância...

Último Art. - Na dúvida, se o estagiário tem direitos ou não, vale o Art. I.

Atualmente mantenho contato direto com universitários na Celepar, como supervisor dos estagiários, e como professor titular da disciplina de Planejamento de Microempresas em Informática, do quarto ano do curso de Informática da FESP- Fundação de Estudos Sociais do Paraná.

Neste contato diário, observam-se os sonhos e as angústias deste segmento de jovens, quanto ao futuro na profissão e as oportunidades no mercado de trabalho e, principalmente, o tratamento recebido pelos mesmos em alguns estágios que lhes foram oferecidos, que se não chega aos requintes do tratamento disposto no "ESTATUTO" acima, em alguns casos fica bem próximo.

Na obrigatoriedade, como complemento à formação e contemplando a necessidade de ganhar experiência real no universo que escolheu como profissão, o universitário se candidata ao estágio, na maior parte das vezes, sem avaliar as condições do mesmo.

Na Celepar, a partir da seleção, estamos tendo o cuidado de definir claramente as condições, regras e tarefas destinadas ao estagiário, durante o seu tempo de contrato, buscando o aperfeiçoamento do mesmo e procurando receber em troca uma ajuda que consideramos valiosa para os nossos trabalhos.

Após a seleção, os candidatos ao estágio na GPS - Gerência de Projetos e Sistemas, recebem treinamentos e cursos, visando as tarefas a serem desenvolvidas pelos mesmos. Após o período de treinamento, são alocados em pool na DITEC-F - Divisão Técnica F, começando então a desempenhar tarefas em programação e sistemas nas linguagens Natural e Clipper, e desenvolvendo tarefas na área de multimídia e computação gráfica.

As solicitações de tarefas são encaminhadas à DITEC-F por outras áreas da empresa e, após a definição dos prazos e necessidades, são passadas aos estagiários, os quais as desenvolvem sob a supervisão direta na própria DITEC-F e complementada pelos analistas responsáveis pelo projeto.

Desta forma, o estagiário efetua o seu trabalho e aprendizado com responsabilidade e supervisão direta no aprimoramento da qualidade da tarefa desenvolvida.

Atualmente contamos com 19 universitários, 8 rapazes e 11 moças, estagiando na DITEC-F, sendo 17 da área de Informática, 1 de Desenho Industrial e 1 de Letras. Os estagiários são oriundos da UFPR, PUC, FESP, POSITIVO e SPEI.

Na avaliação constante que fazemos referente ao trabalho, ambiente e dificuldades sentidas, colhemos alguns comentários dos nossos estagiários, os quais transcrevemos abaixo:

" Tenho contato com pessoas que fazem estágios em outras empresas e cada vez acredito mais que trabalhar aqui é um privilégio."

" Uma das vantagens do estágio na CELEPAR é justamente propiciar contato com diversas plataformas de desenvolvimento e as últimas inovações tecnológicas."

" Com o estágio decidimos melhor para qual área direcionarmos nossa futura carreira profissional."

" Os analistas geralmente têm muita disposição para nos agüentar. Sempre que aparece alguma dúvida sobre o trabalho, eles se prontificam a nos ajudar."

" O estágio é muito proveitoso, quando realizado numa empresa que nos dá condições e responsabilidade, como é o caso da CELEPAR. De nada adianta fazer informática e estagiar como balconista."

" Aqui, a gente não percebe diferenças, o estagiário é considerado como um funcionário."

" Para mim ser estagiária na CELEPAR está sendo uma experiência muito construtiva."

" O estágio na CELEPAR auxilia bastante no desenvolvimento do profissional pois, além da empresa dar realmente importância ao estagiário, tem como filosofia auxiliar na sua formação."

" Obs.- Não pude imprimir por problema na impressora e por pressa. Desculpe."

Após tantas referências de agrado e satisfação, nós desculpamos o estagiário que não pode imprimir suas considerações, e já providenciamos a solução do problema na impressora.

Como você, leitor, pode notar, aqui na CELEPAR, o "estatuto" do preâmbulo deste artigo não tem validade.

O estagiário é valorizado como estudante, futuro profissional e principalmente como ser humano.

No fechamento deste artigo, só gostaria de destacar que o cafezinho que acabei de "mandar" o estagiário servir, não está na temperatura ideal e, além disso, ainda não conseguiu deixar o meu trabalho em ordem. Assim não dá.

Colaboração dos estagiários :

  • Claudia Fantim de Souza
  • Noemi Hissae Senaga
  • Cleber Wilson Genero
  • Nilza Low
  • Cristiane A. Strenske
  • Roseméri Bonato
  • Priscila Camargo
  • Jairo da Conceição Jr.