O Impacto do Windows 95

Autor: Marcelo Luiz Hummelgen



Durante a permanência na COMDEX, tanto nos seminários quanto na feira, os assuntos ligados ao ambiente operacional gráfico da Microsoft voltaram-se para lançamento da nova versão do Windows, o 95.

Pode parecer estranho, mas as mudanças promovidas pela Microsoft começam já pelo nome, ele não vem identificado por uma versão como as versões anteriores (Windows 3.1 ou 3.11) e sim pelo ano. Esta particularidade pode parecer mínima, mas é um importante esquema de marketing, o qual faz com que o Windows 95 não seja visto como uma nova tecnologia ou um novo sistema operacional, e sim como um novo produto voltado aos consumidores e não aos desenvolvedores ou aos usuários finais.

A chegada do Windows 95 trás uma série de expectativas no mercado de informática no que se refere à adoção do produto, potencialidades e principais recursos. Desde que foi anunciado seu lançamento esperava-se uma revolução no mercado de microcomputadores; no entanto, o que está se vendo não é só isso. O Windows 95 parece ser um furacão que irá varrer as empresas, alterando, inclusive, a maneira de como os desenvolvedores de software irão trabalhar.

Se você é um dos consumidores do 95 irá se dar muito por satisfeito. Este vem com importantes inovações que facilitam imensamente a utilização do produto, e agrega inúmeras funções que antes eram conseguidas através de fornecedores de aplicativos independentes, que procuravam nas falhas dos sistemas operacionais da Microsoft o seu nicho de mercado (por exemplo Gerenciadores de Memória da QuartDeck ou 386MAX). Já os desenvolvedores de aplicativos Windows estão apreensivos em decorrência da constante incorporação de aplicativos ao sistema operacional por parte da Microsoft. Entretanto, assim como o MS-DOS e o Windows 3.1 deixaram espaços para o desenvolvimento de aplicativos que viessem a complementar estes produtos, o 95 também deverá trazer inúmeras oportunidades para os pequenos desenvolvedores. Uma destas oportunidades seria um gerenciador de fontes para o ambiente, já que o disponibilizado com o produto continua sendo muito fraco. Mas o futuro continua incerto podendo perder o mercado com a introdução de um aplicativo melhorado no próprio Windows.

Após o lançamento do Windows 3.1, a equipe de desenvolvimento recebeu como feedback alguns pontos que deveriam ser melhorados para a próxima versão do produto. Entre eles estavam as maneiras de usar e de navegar entre as diversas janelas do ambiente. Todo o desenvolvimento do novo produto foi feito sobre estas premissas, e afinal o objetivo foi alcançado, tornando o Windows 95 um produto muito fácil de se trabalhar. Mas não existem apenas pontos positivos, ainda falta performance e estabilidade ao novo produto. Se você deseja um sistema operacional multitarefa confiável, uma plataforma de desenvolvimento estável ou um ambiente realmente seguro deve adotar o Windows NT.

O Windows 95 vem a suprir a demanda dos usuários que utilizam o computador no ambiente do escritório com o acesso a bancos de dados, planilhas, editores de textos; usuários que necessitem de recursos de computação móvel; ou ainda usuários de computadores em casa e que tiram proveito de novos recursos como multimídia.

O Windows 95 não é um produto revolucionário que rompe com tudo feito anteriormente, pelo contrário, ele é um produto evolutivo, que soma muito em relação ao Windows 3.1. Ele é mais rápido, mais robusto, de mais fácil utilização e substitui programa de terceiros com ampla compatibilidade integrada. Quando existir suporte para todas as novas APIs e sistemas verdadeiramente Plug-and-Play, o 95 talvez seja realmente revolucionário.