O Núcleo de informática da Secretaria da Criança

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

— Credo, pai! Como tem gente em cadeira de rodas aqui na Disney.

Assim se expressou a Paula, minha filha, quando nos vimos rodeados por cadeiras de rodas e seus ocupantes em uma alameda do Epcot Center. Tive que dizer a ela, que a existência de pessoas portadoras de deficiência não era uma característica da Flórida. Elas estão em todo lugar (a O.M.S. projeta que 10% da população – qualquer população – porta deficiência), inclusive na nossa Curitiba. Se elas não são mais vistas, é porque a sociedade as quer longe, conspira contra elas, forçando-as a uma semi-reclusão.

Lembrei-me deste episódio, porque o Núcleo de Informática deste mês pertence à Secretaria de Estado encarregada de lutar contra esse estado de coisas. Vamos ver como a Secretaria da Criança e Assuntos da Família compra essa briga e dá conta dela. Nosso entrevistado é José Roberto Pedro Bom, mais conhecido como Pedro Bom, responsável pelas atividades do Núcleo de Informática e Informações.

PK: O que é a Secretaria da Criança?

PB: Formalmente é a Secretaria de Estado da Criança e Assuntos da Família. Foi criada em 1995, quando a antiga Secretaria de Trabalho e Ação Social foi desmembrada em duas: a Secretaria do Trabalho e a da Criança. A Secretária é a Sra. Fany Lerner.

E quais são as atividades da Secretaria?

Basicamente o atendimento a entidades de assistência social, a promoção de grupos sociais excluídos da nossa sociedade (por exemplo, os portadores de deficiência), o atendimento à criança e ao adolescente (no âmbito do Estatuto próprio), a promoção do artesanato e o desenvolvimento comunitário e no estabelecimento de sistemas de informação de organismos comunitários e assistenciais.

Quantos funcionários tem? Onde estão?

Na Secretaria somos cerca de 300, e no Instituto de Ação Social do Paraná (IASP) algo em torno de 900. Estamos trabalhando na capital e em 15 escritórios regionais. O maior é Londrina, seguido de Maringá e Foz do Iguaçu.

E o núcleo de informática e informações?

Montado em outubro de 1996, com recursos internos à Secretaria, tem uma estrutura diferente do padrão. O seu coordenador é o Diretor Geral da Secretaria , Murilo Campelli, responsável pelas questões gerenciais que dizem respeito ao núcleo. Para as questões operacionais temos a equipe composta pela Ana, Margareth, Suzi, Celina, Eduardo e Leonardo.

Quem são os clientes do Núcleo?

Além da Secretária e seu staff, os nossos usuários são as coordenadorias da Secretaria e demais setores. São elas: CPS (Coordenação de Políticas Municipais de Assistência Social), a CAP (apoio às atividades produtivas – linha do ofício, artesanato), a CDC (desenvolvimento comunitário) e CSS (assistência social).

Quais os principais produtos já desenvolvidos no Núcleo?

O principal é o cadastro de Entidades Sociais. Falamos de 1.500 entidades mantenedoras e 6.000 de suas afiliadas, em todo o Paraná. O sistema está feito em Clipper, com interface para o Access. O sistema é consultado por 15 regionais (além da sede). É distribuído em disquete, mensalmente.

Outro produto importante é o de acompanhamento de convênios. Também está em Clipper. Cuida de 1500 convênios/ano, envolvendo recursos de R$ 10.000.000 / trimestre.

Quais os recursos de informática que o Núcleo tem?

Na sede temos uma rede Novell 4.10 formada de 25 máquinas. Além disso, cada regional tem, no mínimo, um computador. Nosso ambiente é windows. A versão 1 do Plano Setorial de Informática (PSI) foi apresentada ao Conselho Estadual de Informática e aprovado por este em agosto de 1996. Neste momento, estamos terminando a revisão e upgrade das estações, o que se pode chamar primeira fase do PSI. Daqui para a frente, entramos na fase 2, que compreende a aquisição de mais um servidor e 49 estações, sendo 15 para o interior e 34 para a sede. A previsão de aquisição é para julho deste ano. Quanto aos sistemas, estamos trabalhando junto com a Celepar num sistema de controle e acompanhamento de processos, espinha dorsal para o atendimento das necessidades operacionais das coordenadorias, além de fornecer abundantes subsídios gerenciais para a cúpula da Secretaria.

Este será feito em duas versões: uma sob Notes (para prover acesso remoto e interconexão total) e outra feita em Access, esta para poder atender às demandas não estruturadas dos dirigentes da Secretaria.

Para terminar: o Pedro Bom é velho conhecido de outros carnavais. Faz muitos anos (mais do que seria prudente ou desejável desejar) que nos cruzamos nos caminhos da informática do Governo do Estado. Então, como você chegou até aqui ?

De fato, faz um bocado de tempo. Estudei na PUC de 76 a 81. Nessa época fui trabalhar na Secretaria dos Transportes, basicamente envolvido com projeto de rodovias. Em 82, fui para a Secretaria do Planejamento, trabalhar na Sala da Situação. Quando esta foi extinta, criou-se a primeira assessoria de informática da Casa Civil do Governo, e eu junto. Finalmente em 1996, vim aqui para a Secretaria da Criança.