O Que Há de Novo em Programação

Autora: Paula Budolla - GPT


Visual Basic é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores ferramentas de programação já criadas para o PC. É um sonho dos programadores para Windows.

Se você já programou em C para Windows, então saberá como a programação pode ser: complexa, demorada e difícil de depurar. Principalmente, para as interfaces gráficas com o usuário que são definitivamente a moda do futuro. Pois para, por exemplo, gerar uma janela "About" na tela, informando quem programou a aplicação, ocupa cerca de 5 páginas de código em C e alguns arquivos separados (embora isso esteja melhorando, agora com o C+ +).

O Visual Basic muda totalmente essa imagem. Ele inclui ferramentas de programação que há muito tempo faltavam no Windows. As idéias são simples: se você quiser uma janela de certo tamanho, basta desenhar esse tamanho. Se quiser um quadro de texto em um ponto qualquer na sua janela, basta selecionar a ferramenta correta e desenhá-la no local. Você pode desenhar praticamente tudo no local onde deseja: quadros de lista, botões, quadros combo - o que desejar.

Quando terminar a parte visual do programa, você escreve algumas linhas de código em Basic que é executado como resposta a um evento. Por exemplo, se você clicar o botão Exit, o código correspondente a este evento será executado. Seu trabalho é escrever o código apropriado e ligá-lo ao objeto.

E o próprio Visual Basic cria, também, o arquivo executável (.EXE) para você.

Enfim, o Visual Basic proporciona o que os programas devem ter de melhor - Interface Gráfica com o usuário - e ainda, cuida dos detalhes nas linhas de código. Isso tudo em um curto espaço de tempo.

Agora, basta você verificar todas as diversas facilidades do Visual Basic!