O que é a tecnologia WAP

Autora:Rosemari Pavan Rattmann - GPS

WAP é a sigla de Wireless Application Protocol (Protocolo para Aplicações Sem Fio) e determina um conjunto de especificações para se desenvolver aplicações para usuários em movimento, ou seja, que utilizam aparelhos sem fio. Aplicações mais comuns estão voltadas para aparelhos de telefone celular, mas também, existem outras para pagers, two-way radios, smartphones, etc. Estes aparelhos que se definem como WAP, devem possuir um software chamado microbrowser que tem a capacidade de linguagem WML. WML - Extensible Markup Language (Linguagem de Marcação Extensiva) é uma extensão do HTML . Pode-se dizer que WML está para a WAP assim como HTML está para a WWW.

O padrão WAP utiliza a linguagem XML e é um padrão aberto, desenvolvido e controlado pelo WAP Fórum (http://www.wapforum.org), entidade que congrega as principais empresas internacionais de telecomunicações e informática.

Os chamados sites da WWW, são denominados "decks" e as páginas são os "cards". A programação dos cards, utilizando WML é simples, mais declarativa e deve ser construída com objetivos claros e diretos. Por ser uma "tela" (visor do telefone) pequena e, na maioria dos aparelhos, monocromática, deve-se criar Conteúdos (funções da aplicação) adequados e específicos, sem muitas imagens e ‘cliques’. A isto chama-se GIGIGO (get in, get in, get out), ou seja, acessar, usar e sair rapidamente e deve possibilitar, também, o que se conhece por "always on", estar sempre disponível.

Através da programação WML pode-se otimizar aplicações integrando as funções do aparelho celular, como chamadas a partir de opções, como uma agenda. Esta possibilidade de fazer chamadas diretamente de um link é parte da especificação do "Wireless Telephony Applications" (WTA - Aplicações de Telefonia Sem Fio), incluído na versão 1.2 WAP. Deve-se atentar para o fato de que nem todos os aparelhos WAP têm os microbrowsers implementados com esta caracterísitca e muitos testes são necessários durante o desenvolvimento. É similar às aplicações para WWW. Mesmo que o browser ofereça facilidades específicas, há um risco em se desenvolver aplicações utilizando estas facilidades, pois, em outros browsers pode não funcionar adequadamente. Para o desenvolvimento WAP é bastante importante que se utilize sempre a especificação WML padrão, garantindo o funcionamento com qualquer operadora de telefonia.

É muito comum ouvir comentários sobre a qualidade de certos telefones Wap por não suportar alguma característica e considera-se este comportamento como um BUG. Isto não é de todo correto, pois na especificação WML considera-se que algumas TAGs são de implementação opcional e, portanto, nem todos os microbrowsers têm de suportá-las, sem que por isso se deva considerar que há um erro.

Até pouco tempo, você só podia acessar a Internet por computador, mas agora a tecnologia WAP (Wireless Application Protocol) traz a você a possibilidade de acessar sites no seu próprio celular. O futuro (próximo) permitirá display colorido, maior, linguagem Java embutida, recursos de multimídia, como músicas, sendo que no Japão, já é realidade. Há discussões sobre a dificuldade em digitar no teclado do telefone celular e tamanho do display, porém, projetando aplicações para situações adequadas, as aplicações WAP têm muito a oferecer e facilitar a vida das pessoas, assim como a WWW fez no uso dos computadores pessoais.

REGRAS BÁSICAS PARA APLICAÇÕES WAP E FATORES DE SUCESSO

O Conteúdo da aplicação é fundamental e deve:

  • Ser atrativo, ágil e simples;

  • Permitir idéias flexíveis, criatividade;

  • Ter em mente que o Cliente quer Serviço, não Tecnologia;

  • Saber quais funções retirar de uma aplicação WWW que gerem mais resultados para o usuário. Por exemplo: aplicações e-commerce são próprias para WWW, já aplicações m-commerce (Comércio Móvel), são ideais para WAP. Outro exemplo prático: no Japão, há maior interesse em aplicações para entretenimento; no Brasil, o maior uso é comercial;

  • Valorizar Conteúdos Regionais (Onde está o usuário?);

  • Garantir Segurança e Privacidade.

REGRA GERAL

  • Deve-se buscar:

  • PERSONALIZAÇÃO da aplicação: Quem é o usuário?

  • LBS (location base service - software capaz de identificar a localização física do usuário)

  • ACESSO RÁPIDO: Quanto tempo?

  • COMODIDADE E NOVIDADE: O que o Cliente quer?

APLICAÇÕES WAP NA CELEPAR

A partir de estudos e testes, criaram-se aplicações WAP e hoje algumas estão disponíveis ao Público, como DETRAN e outras para acesso restrito da Secretaria de Segurança Pública - SESP, como o Policial On-Line e o DEPEN On-Line, como protótipo.

1. DETRAN - é uma aplicação aberta ao Público que provê serviços de Débitos de Veículos, Consultas pelo RENAVAN e outros. A aplicação está totalmente integrada com a base de dados do DETRAN, o que garante informações atualizadas e on-line. Esta aplicação garante acesso rápido, seguro e on-line para qualquer usuário através de um telefone celular WAP e de qualquer lugar, por exemplo, durante uma negociação de carros, além de diversas outras possibilidades.

2. POLICIAL ON-LINE - é uma aplicação restrita, de uso exclusivo da Polícia Civil do Paraná, que tem por objetivo possibilitar ao Policial ter acesso on-line a informações de indivíduos, veículos e outros. Algumas das opções que o Policial do Paraná pode ter à mão no seu dia-a-dia: informações gerais sobre Pessoas, a partir do nome ou nome da mãe e/ou pai e/ou data de nascimento; informações sobre Veículos (similar a aplicação do DETRAN), a partir da placa e/ou chassi; informações estatítiscas de roubos de veículos e Conferência de disponibilização de Telefone Úteis

3. DEPEN - é uma aplicação restrita de uso exclusivo da Secretaria de Segurança Pública, de Diretores das Unidades Penitenciárias do Paraná e de Juízes, para possibilitar acesso on-line às informações de Detentos, Situação, Capacidade de Unidades Penitenciárias, Lotação e Vagas disponíveis, além de outros. Algumas das opções que a aplicação DEPEN permite: Números - contagem - de Detentos por Unidade Penitenciária, Vagas disponíveis, Unidade com excedentes, localização de Detentos a partir de número do Prontuário ou número do Interno na VEP (Vara de Execuções Penais), Conferência de disponibilização de Telefone Úteis.

COMPATIBILIZAÇÃO  ENTRE AS OPERADORAS DE TELEFONIA CELULAR NO PR

Neste ponto, adverte-se ao leitor, que abaixo estão descritos testes efetuados para o desenvolvimento de algumas aplicações WAP na CELEPAR, utilizando apenas dois modelos de equipamentos (telefones celulares) e os testes foram direcionados para os Conteúdos respectivos às aplicações. Assim sendo, certamente não foram encerrados todos os tipos de testes e não se tem o propósito de indicar falhas em um ou outro equipamento e/ou Operadora.

O objetivo principal deste item é advertir aos desenvolvedores de aplicações WAP que devem sempre buscar as especificações padronizadas pelo WAP-Fórum, garantindo, assim, que quaisquer equipamentos fabricados de acordo com estas especificações, funcionarão de maneira homogênea.

Aparelhos utilizados nos testes:

NOKIA 6180  

NOKIA 7160 

Após testes do sistema WAP nos aparelhos disponibilizados pelas Operadoras de Telefonia Celular no Paraná, observou-se pequenas diferenças que ocorreram devido a especificações técnicas da linguagem de programação e por incompatibilidade do equipamento.

  • Problemas com a linguagem foram facilmente corrigidos, porém problemas com o equipamento  talvez fosse necessário testes com outros aparelhos para garantir um relatório de compatibilização preciso;

  • Pelas especificações que regulamentam a linguagem WML, a programação do comando "Voltar"  passa a ser obrigatória em todos os cards do sistema, pois: nos testes feitos, observou-se que o modelo Nokia7160 só funciona de acordo com as especificações (TAG’s específicas), enquanto no modelo Nokia6180, não é necessário explicitar as TAG’s, ou seja, os cards apresentam a funcionalidade de voltar para o card anterior sem que se faça necessário o programá-lo. Vale ainda deixar como uma observação que se o comando for omitido, pode funcionar nos dois equipamentos, como também, pode não funcionar, pois, na maioria dos casos depende muito do aparelho e da versão do microbrowser: mesmo com modelos iguais, a versão do microbrowser pode ser diferente.

  • Uma pequena incompatibilidade de programação, foi também observada em uma determinada função que apresenta uma lista de números de telefone para que o usuário possa selecionar e discar, automaticamente. Para este caso, além da programação WML, utiliza-se uma funcionalidade do equipamento (transmissão de voz). Para o modelo Nokia6180, a opção funcionou corretamente, enquanto que no modelo Nokia7160 não se obteve o resultado esperado. Entretanto, esta característica não foi implementada ainda em todos os microbrowseres disponíveis no mercado, porque a parte da especificação do WTA - Wireless Telephony Applications (aplicações de telefonia sem fio), foi padronizada e distribuída na versão 1.2 WAP, a partir de julho de 2000.

O FUTURO DAS APLICAÇÕES WAP

Hoje, busca-se a abrangência oferecida pelos Serviços, a segurança no acesso as informações, a conveniência do Serviço, o quanto vai auxiliar o usuário e/ou desmotivá-lo. Porém, no futuro prevê-se (já está disponível para testes) como serviço necessário a Auto-Localização, Conectividade Instantânea, Personalização.

Baseado no fato de que, cada vez mais, os aparelhos wireless (sem fio) estarão mais acessíveis, com melhores condições de performance (qualidade no acesso) e com maiores recurso de programação e que nas áreas de Saúde, Pronta-Entrega, Faturamento On-Line, Informações, Segurança Pública, etc, o Cidadão será o mais beneficiado, pode-se projetar um abrangente futuro para as Aplicações WAP.

REFERÊNCIAS

1. GLOBAL TELECOM. Disponível em: www.globaltelecom.com.br .Acesso em: jan. 2001.

2. TIM TELEPAR CELULAR. Disponível em: www.timteleparcelular.com.br .Acesso em: jan. 2001.

3. WAP FORUM. Wireless application protocol. Disponível em: www.wapforum.org. Acesso em: dez. 2000.

4. WAP MASTER. Disponível em: www.wapmaster.zip.net. Acesso em: dez. 2000.

5. WAP SITE. Hospedagem gratuita de sites wap. Disponível em: www.wapsite.com.br. Acesso em: jan. 2001.

Disponível em: www.aprendawap.com.br. Acesso em: dez. 2000.