O que, exatamente, você quer dizer com "Downsinzing"?

Autor: Rick Marshall

Outro dia, meu chefe me chamou a seu escritório, dizendo que tinha algo muito importante para discutir comigo. “Quero lhe falar a respeito de DOWNSIZING” explicou.

“Você já ouviu falar sobre isso?”

Eu concordei. Com certeza já ouvira falar de DOWNSIZING. Quem não ouviu? Qualquer trambiqueiro respeitável já ouviu palestras sobre isto no ano passado. Comecei a lhe falar sobre um artigo interessante que estava lendo justamente naquela manhã, quando ele me interrompeu.

“Fico satisfeito com isto, mas não temos que entrar em detalhes sobre isto agora. Mas, preciso que você me diga quando poderemos fazer isto (DOWNSIZING)”.

Ele estava obviamente nervoso com a coisa toda.

Ficou me olhando com expectativa, como se eu pudesse definir uma data, naquele momento em seu escritório. Certamente, ele entendia que um profissional de informática nunca, mas nunca mesmo, lhe definiria uma data na primeira vez que fosse questionado.

Somente após uma análise cuidadosa e um exaustivo exame das alternativas poderia alguém definir uma data . E, mesmo assim, esta data não era uma garantia. Freqüentemente, tenho que perdoá-lo nesse ponto pelo fato dele não ter uma formação em informática. Ele foi, algum tempo atrás, um usuário, e às vezes voltava a agir como um usuário irresponsável e chutador.

Disse-lhe que iria pensar no caso e lhe informaria com que brevidade isto poderia acontecer.

Na minha cabeça, havia um redemoinho de pensamentos à medida que refletia sobre o assunto. A maior coisa que estava me incomodando era o custo. Pela maneira, dele falar, não me pareceu que ele estivesse preocupado com o custo. Ele parecia ansioso em tocar os planos de DOWNSIZING local adiante, sem considerar os desembolsos.

Isto não era sua maneira usual de agir. Na verdade, sua velha personalidade de usuário não se preocupava com os custos. Quando era usuário, ele achou novas maneiras de aplicar o termo liquidez ao dinheiro da corporação (isso para não dizer que ele jogava o dinheiro pelos ralos).

Mas, seu lado profissional de informática sempre atacou os custos com o zelo de um missionário num safári. Eu já havia visto uma lesma se mover mais rápido do que a sua assinatura de aprovação de despesa. Comecei a imaginar o que poderia estar acontecendo para essa mudança de atitude.

Amenizando a euforia.

“Chefe”, disse eu, tentando amenizar a euforia. “Você tem idéia dos dólares envolvidos? Sempre ocorre um tremor especial, quando você imagina que tenha que gastar dinheiro. Isso não é nada agradável, por isso tento evitar sempre que posso”. Mas, desta vez, ele não tremeu. Ele sorriu.

“Eu sei”, ele replicou. “É maravilhoso não é? Eu sempre disse que a menor é melhor. Nós poderíamos economizar muito, muito, muito, pensando pequeno, pequeno, pequeno”. Ele abriu suas mãos bem apartadas, para significar grande e depois fechou-as até os dedos se tocarem, mostrando o pequeno.

Naquele momento, comecei a me preocupar. Estava eu tendo um encontro de primeiro grau com um alienígena incorporado em meu chefe? Olhei em volta para ver se existia alguma coisa bloqueando a minha saída de seu escritório e fiz uma imagem mental de onde estava o alarme de incêndio descendo o corredor, caso precisasse. Eu estava muito seguro de que poderia correr ele, se ele não tivesse alguma barra de ferro para me atacar.

Mas, antes de entrar em pânico, fiz mais algumas perguntas.

“Bem, pequeno certamente é bom, mas o que me diz sobre os dólares que teríamos que gastar para fazer o pequeno funcionar?”, perguntei. Ele piscou e pareceu confuso.

“Nós não precisamos de pessoas menores quando nós fazemos DOWNSIZING” falou ele ironicamente, “ e eu espero que você trate disso com seriedade”, acrescentou com voz autoritária. Seus olhos se estreitaram e relampejaram e, imediatamente, eu reconheci que aquela definitivamente era o meu chefe. Nem mesmo um alienígena poderia imitar o seu olhar severo tão peculiar.

“Não, o que eu quero dizer, chefe”, continuei, “é que o equipamento para fazer DOWNSIZING custará muito dinheiro. Com certeza ele será amortizado com a diminuição do uso do nosso Mainframe ao longo do tempo”.

Enquanto falava, eu observava a sua expressão facial, e ele me pareceu profundamente confuso.

De que raios, você está falando? Ele perguntou, balando a sua cabeça.

“DOWNSIZING”, lhe respondi. “Você entende, trazer as aplicações para plataformas menores, PC's, etc”. Um olhar de entendimento começou a brotar.

“Plataformas menores!”, falou-me precipitadamente. “Eu quis dizer fazer DOWNSIZING em nosso Staff. Você entende, se livrar de pessoas e fazer acontecer o mesmo com menos gente”.

Agora foi a minha vez de demonstrar que havia entendido. E eu havia realmente entendido.

“isto foi o que eu quis também chefe”, respondi sem perder tempo. “Eu só quis dizer que os custos dos equipamentos são muitos altos, e que nós iremos gastar menos que isso com equipamentos se tivermos menos pessoas. Irei tratar disso”.

Comecei a sair de seu escritório, realmente não querendo explicar mais nada. Pude ver a dúvida surgindo em sua faze, mas me virei e andei rapidamente em direção a minha mesa.

Estava quase no final do expediente, por isso arrumei minhas coisas antes que ele pudesse sacar exatamente do que eu estava falando, e viesse me procurar.

Pouco depois, estava chegando em casa, e fui recebido pela minha esposa.

“Querido”, disse ela, “acho que já é hora de fazermos DOWNSIZING. Começaremos uma dieta..."