O que significa o computador em minha vida

Autora: Elisangela Ribas Godoy   

Quando estava fazendo cursinho para vestibular, em 1991, o computador ainda era uma ferramenta pouco difundida. Nesse período, como havia algumas horas vagas, fiz um curso de datilografia (daqueles que colocavam uma caixa para esconder as letras). Como já pensava em fazer jornalismo, acreditava que isto seria muito relevante na minha vida profissional. De certa forma, foi isto mesmo o que aconteceu, já que na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na minha época (olha que não é tanto tempo assim), redigíamos todos os textos nas antigas máquinas (que nem eram elétricas). Inclusive, nas aulas de técnicas de redação tínhamos que correr para a sala específica para escolhermos uma máquina que tivesse, pelo menos, uma boa fita e que as teclas exigissem um pouco menos de esforço manual para que o texto pudesse sair em tempo hábil.

Realmente fui usar o computador no último ano de curso, quando fiz o meu projeto experimental. Foi aí que pensei quanto tempo não levaria para redigir quase 100 páginas se utilizasse para isto somente a máquina de escrever. Desde então, esta ferramenta faz parte do meu cotidiano. Ela é bastante útil e ficaria difícil imaginar a vida de jornalista e professora sem a mesma.

Não tenho saudade da antiga máquina de escrever e também não consigo mais fazer um texto (qualquer que seja ele) a mão ou de outra forma que não seja pelo computador. Porém, acredito que deveríamos repensar um pouco melhor nesta máquina, que todos os dias nos olha ao chegarmos ao trabalho. Como seria a vida se continuássemos com a velha máquina? Seria talvez, menos corrida e menos estressante, sem as demoras para acessar a Internet, caixas postais cheias e "este programa executou uma operação ilegal ..."? Ou, por outro lado, seria mais tumultuada já que muitas de nossas tarefas levariam dias (e não minutos) para serem realizadas?

São questões para serem analisadas na atual era da tecnologia da informação, mas uma coisa é certa: com o computador ficou muito mais fácil a digitação de um texto, sem haver fitas estourando ou fracas e melhor, sem sujar as mãos.