OpenOffice.org

Autor: Vitório Yoshinori Furusho

 

Nesses últimos anos estamos vendo um crescimento muito grande na adoção de Software Livre no setor público, no setor privado, no Brasil e no mundo.

O Senado Federal, o Governo Federal, os bancos, lojas de departamentos, governos estaduais, municipais, universidades, pequenos e médios empresários estão adotando o Software Livre.

O software livre, além da liberdade que oferece, proporciona segurança e economia numa organização. Um Desktop padrão que precisa de uma licença proprietária de sistema operacional, uma suite e um antivírus, ao adotar o Software Livre pode economizar, no mínimo, um valor de R$ 2.200,00 (preços consultados do site http://www.brasoftware.com.br).

Nesse artigo vamos falar um pouco de um dos principais Software de Código Aberto, o OpenOffice.org, uma suite de escritório que possui vários programas, a saber: Writer (Editor de texto), Calc (Planilha de Cálculo), Impress (Editor de Apresentações), Draw (Editor de Desenho), Mapa de Imagem (Editor Mapa de Imagem), Math (Editor de Fórmulas) e HTML (Editor de HTML).

O OpenOffice.org é o filho da popular suíte StarOffice da antiga Star Division, empresa alemã que foi comprada pela empresa americana SUN Microsystems.

Essa suíte é muito fácil de usar, os programas possuem as funcionalidades muito parecidas com as do proprietário. Uma das vantagens é permitir a leitura de arquivos gravados em vários formatos: doc, xls, dot, xlt, txt, html, rtf, ppt, dbf e muitos outros tipos de arquivos.

O OpenOffice.org possui uma função muito importante que é a geração de arquivos PDF de forma nativa, isto é, não precisa de nenhum outro software para gerar o arquivo PDF, basta dar um clique no botão PDF e pronto.

Permite a importação do caderno de endereços do Mozilla, Netscape ou LDAP.

Vamos descrever um pouco de cada um dos programas do OpenOffice.org:

O Writer (Editor de Texto) possibilita a edição de texto, mala direta, geração de índice, correção ortográfica, usar estilos, tabelas, criar documentos modelos, controlar as modificações no texto, formatar colunas e muitos outros recursos.

O Calc (Planilha) tem como função gerar planilhas de cálculos, gráficos, vincular planilhas, possui 32.000 linhas e 256 colunas por planilha.

O Draw (Editor de Desenho) é uma ferramenta muito superior ao do proprietário. Possui alguns recursos diferentes, tais como: girar o desenho diretamente, eixo de giro, conectores fixos aos desenhos, efeitos nos desenhos e outros recursos.

O Impress (Editor de Apresentação) é um programa que permite gerar slides de apresentação, possui recursos de slide principal, numeração de slide, efeitos de ação, transição, plano de fundo e efeitos de animação.

O Mapa de Imagem permite editar uma imagem.

O Math (Editor de Fórmulas) é um editor de equações, fórmulas e possui símbolos especiais de cálculos.

O Editor HTML é um editor que permite você editar uma página HTML.

Nessa edição do BateByte, segue um Guia Rápido OpenOffice.org - Editor de Texto. Para copiar esse Guia e outros que estão no site, escolha a opção Download/Documentação no endereço http://www.softwarelivreparana.org.br.

Para copiar o software OpenOffice.org, entre no site http://www.openOffice.org.br ou no site http://www.softwarelivreparana.org.br.