Opinião do leitor

De: Emir Campagnaro - Assessor Técnico-Pedagógico / Curitiba - Paraná
Para: BB
Assunto: Software livre e educação

Atualmente estou desempenhando a função de Assessor Técnico Pedagógico na CRTE (Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais) no NRE (Núcleo Regional da Área Metropolitana Sul) e um dos argumentos que me convenceu a aceitar o convite para tal trabalho foi saber que eu capacitaria professores e funcionários da educação no uso de software livre, especialmente em suites de escritório (OpenOffice, BrOffice) e softwares educativos. Conheço GNU/Linux desde 1996 e sei das possibilidades que podem ser exploradas pelos programadores e desenvolvedores deste sistema operacional.

Foi uma grata surpresa saber que o Governo do Parará possui uma equipe de programadores de excelente nível desenvolvendo programas para todas as secretarias, pois não tinha conhecimento, do trabalho excelente que a Celepar desenvolve com o software livre, sempre respondendo aos questionamentos, buscando soluções e apresentando excepcionais resultados.

Na educação, especificamente o Programa Paraná Digital, só é possível graças a Celepar, assim como o portal Dia-a-dia Educação (www.diaadiaeducacao.pr.gov.br) e o respaldo a outras atividades. Certamente, com softwares proprietários isso não seria possível, ou até seria possível, mas a que custo?

Como tudo que é novo pode causar estranheza, isso não se diferencia no campo da informática e além dessa estranheza inicial podemos citar os muitos interesses que fazem parte das políticas dos softwares proprietários. Com o passar de pouco tempo acredito que esse preconceito contra o software livre será facilmente ultrapassado e, com o trabalho sério, com resultados positivos apresentados, esse quadro tende a mudar. Acredito inclusive que os estabelecimentos de ensino terão papel de destaque nesse quesito, pois a disseminação do software livre nas escolas transformará o GNU/Linux em sistema operacional tão ou mais conhecido que o Windows daqui algum tempo.

Acredito no software livre, na Free Software Foundation e na competência da Celepar.

-------------------


De: Rafael Peregrino da Silva - Diretor Editorial da Linux Magazine / São Paulo - SP
Para: BB
Assunto: LinuxPark 2006

Caro presidente da Celepar, Marcos Mazoni.
Gostaria, em nome da equipe de organização do 2º Seminário LinuxPark'06, de agradecer pela sua disponibilidade para apresentar o caso de sucesso de utilização de Linux e Software Livre da Celepar. A contribuição que você trouxe ao evento foi decisiva para trazer à audiência conteúdo de qualidade, além de ilustrar a viabilidade do Linux e do Software Livre como alternativas que levam à redução de custos e aumento de desempenho e produtividade, algo de que o mercado brasileiro de TI ainda realmente necessita.