Opscan 5 - uma maneira fácil de fazer entrada de dados

Autora: Tania Volkmann


Um SCANNER (ou leitora) é um periférico de computador que faz coleta de dados diretamente de um formulário, para a geração de arquivos, sem procedimentos intermediários (como digitação e conferência), ganhando-se com isso tempo e segurança. Esses dados são representados no documento-fonte como marcas, feitas a lápis, caneta ou mesmo impressão via computador e que são "lidas" por sensores, transformando-se em informações para serem posteriormente processadas.

Recentemente instalada na CELEPAR, a OPSCAN 5, fornecida pela NCS - National Computer Systems - é uma leitora de marcas óticas que oferece uma rápida leitura e transferência de dados em um equipamento bem compacto. A funcionalidade do seu projeto, aliada à sua facilidade de utilização, permite tanto um processamento centralizado como distribuído, dependendo de sua aplicação.

A configuração, hoje instalada na CELEPAR, consiste de um SCANNER e de dois micros, sendo um para gerenciar a leitura dos documentos e o outro para fazer a transmissão dos dados para o mainframe. Ou seja, após lido um lote (ou um maço de documento) pode-se transferir este arquivo para o outro micro e deste já fazer a transmissão para o mainframe. Durante este processo, pode-se dar continuidade à leitura dos documentos pelo outro micro, tornando assim este procedimento ainda mais eficiente.

A OPSCAN 5 é sem dúvida uma ferramenta muito útil em várias áreas de atuação, poupando tempo e esforço nas tarefas administrativas.

No setor da educação, a OPSCAN 5 auxilia na tabulação e lançamento de notas e avaliações, grades horárias, freqüências etc. Em aplicações comerciais, a OPSCAN 5 melhora a produtividade, significando um ganho no processo de coleta de dados.

Outras aplicações:

- teste de seleção para emprego;
- folha de pagamento;
- avaliação de empregados;
- pesquisa de mercado;
- contabilidade-financeira;
- criação de base de dados;
- controle de inventários;
- controle de qualidade;
- escrutínios etc.

Características Básicas da OPSCAN 5

- Leitura de até 2.000 documentos por hora.
- Escaninho de entrada com capacidade para 300 documentos, com alimentação automática.
- Capacidade de leitura de formulários de vários tamanhos (2,5" x 5" a 9" x 14") e espessuras.
- Sensor de identificador de formulário, para garantir a exatidão do processamento.
- Apropriação das marcas feitas tanto a lápis como à caneta ou mesmo impressas por computador - aconselha-se que o formulário tenha o seu desenho e dizeres feitos nas cores vermelha (tons 85 e 28) ou laranja (tons 78 e 79), para que não haja influência na sensibilização das marcas.
- Permite a leitura simultânea dos dois lados do papel.
- Impressão da seqüencialização dos documentos, lotes, datas, bem como a apresentação das mensagens de erro, de validação e consistência. A impressão se dá durante a leitura, não influenciando a sua performance.
- Interpretação automática e imediata do código de barras para acompanhamento e verificação.

SCANTOOLS APPLICATION BASE

A OPSCAN 5, quando conectada a um microcomputador (XT, AT ou compatível), permite a utilização do software SCANTOOLS. Este guia auxilia na tarefa de desenvolvimento de novas aplicações, tornando os procedimentos fáceis e rápidos de serem utilizados.

O SCANTOOLS permite ao usuário dar manutenção nos arquivos e definir procedimentos de leitura - marcas múltiplas, edição, validação etc., ajustando o arquivo para a necessidade final, tornando-o disponível para ser transferido para o mainframe.

A OPSCAN 5 E A CELEPAR

Diversas aplicações já tiveram seu uso testado e aprovado na OPSCAN 5. Mais de 150.000 documentos provenientes de concursos públicos já tiveram os seus resultados apropriados pelo SCANNER instalado na CELEPAR. Outras aplicações estão em fase de estudo e testes para sua implantação. Se você tiver interesse em utilizar tal tecnologia na sua área ou simplesmente quiser conhecê-la, passe na DISOF para esclarecer suas dúvidas.