Ora, direis, ouvir, micros...

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro


Talvez a placa de som mais comum, abundante e barata do mercado seja a sound blaster. É dela, portanto, que vamos falar.

Por um preço que varia entre 90 e 120 dólares (preço internacional), você pode comprar uma placa SB. Ela se liga em qualquer slot de 8 bits de XT, 286, 386 etc. É só colocar a placa, ligar o micro e sair usando.

Na parte traseira da placa, existe um controle de volume. Quando está no máximo, a placa gera 4 Watts de potência em cada canal de saída, o que permite ligar a placa diretamente a duas caixas de som, sem necessidade de passar o sinal por um amplificador.

Existe também um plugestêreo, no qual se faz a saída de som, e dois plugs estéreo de entrada de som. Um deles é usado por um microfone (qualquer microfone de qualidade razoável) e o outro para entrada auxiliar (toca-disco, gravador etc).

Encerram as ligações, um plug para conexão de um joystick ou de um dispositivo MIDI. Este é um órgão eletrônico, que gera sinais digitais e que pode servir de dispositivo de entrada para a placa. Nem o joystick, muito menos o teclado MIDI acompanham a placa.

Terminando o processo de instalação de hardware, vem o similar para o software. Rodando-se o programa instalador, obtém-se a seguinte base de software:

a - Jukebox

Programa sob Windows, para tocar arquivos MIDI (extensão MID). Trata-se de músicas digitalizadas. Acompanham a placa 4 músicas, as 4 de excelente qualidade musical.

b- Suporte para uso de RECORDER e do PLAYMIDIA do Windows 3.1.

c- Parrot

Uma brincadeira muito divertida. Este aplicativo desenha um papagaio que conversa com o usuário através do microfone. Como qualquer papagaio que se preze, o parrot não dá bola para o que você fala, limitando-se a repetir todas as falas, introduzindo resposta aleatórias. O usuário pode mudar o desenho ( sai o papagaio, entra qualquer outra coisa), e pode regravar novas mensagens, passando a ter um aplicativo sob medida.

d- Órgão

Para quem gosta de música, um prato cheio. Este programa simula um dispositivo de 7 oitavas. Ele simula 20 instrumento (piano, flauta, cítara etc etc), podendo cada um deles ser tocado com 16 acompanhamentos (samba, valsa, marcha etc). Aliás, o samba de americano é de morrer de rir, sem nenhum tempero, só dá para saber que é samba, porque está escrito. Há ainda mais truques, mas um dos mais bonitos é quando você escolhe uma música, um ritmo, uma velocidade e manda o programa lhe ensinar a tocar. Um teclado é desenhado no vídeo, e a cada tempo, uma tecla se ilumina, mandando você apertar. Aos trancos e barrancos, acaba saindo a tal da música escolhida.

e- Voxkit

Conjunto de programas para gravar e reproduzir som. Exemplo: chamo o programa de gravação e falo no microfone “hoje é sexta-feira, não esqueça do seu backup” A seguir, gravo o arquivo de texto com um nome qualquer. Depois acrescento um teste dentro do procedimento BAT de park. Se a condição de sexta for verdadeira, é só chamar o programa que toca aquele arquivo e... o usuário ouvirá o pedido do micro.

f- Terminam os demonstrativos com este programa fantástico. Você se lembram do ELIZA? Aquele programa que fazia psicanálise de brincadeira. Ele pegava algumas palavras0chaves do que o paciente dizia e refazia perguntas sobre o tema. Pois o Dr. Sbaitso faz a mesma coisa, só que agora ele fala em vez de escrever. Descontado o fato dele falar em inglês, é divertido acompanhar a análise dele.

É isso. Agora alguns podem estar pensando, afora a diversão, par que serve essa tecnologia?

A resposta é: por enquanto para quase nada. Não há software disponível para usar este dispositivo exceto aplicações de demonstração ( como as listadas acima) ou alguns jogos.

Entretanto, justifica-se o interesse por ela graças ao Windows 3.1. Lá existem indícios de que, em breve, muitos programas estarão ouvindo e falando.

Logo a CELEPAR estará adquirindo esta tecnologia e ela poderá ser mostrada a todos. Aguardemos.