Padronizar para crescer: Base de dados bibliográficos do Estado do Paraná

O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, tendo por objetivo uma melhoria na qualidade dos sistemas de informação de natureza pública, vem desenvolvendo esforços para aumentar o nível de cooperação e integração dos diferentes ambientes produtores e disseminadores de informação e documentação no Estado, fortalecendo, assim, o processo de construção do Sistema Estadual de Informações.

Um dos produtos deste esforço é a definição e disseminação de uma base de dados bibliográficos padrão - um pacote fechado - desenvolvida de acordo com o Formato de Intercâmbio Bibliográfico e Catalográfico, que segue a norma internacional ISO 2709.

Para cadastramento e manutenção dos dados, foi adotado o software universal MICROISIS, da UNESCO, que é distribuído no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O MICROISIS é um sistema de armazenamento e recuperação de informações projetado para a gerência de bases de dados textuais.
A base padrão é distribuída gratuitamente às bibliotecas e centros de documentação do Estado, no momento em que os responsáveis por estes órgãos se tornam aptos a operá-la, através de treinamento específico, que possibilita: incluir e alterar documentos do acervo, emitir relatórios para conferência, formular pesquisas e emitir relatórios por autor, título e assunto.

Num primeiro momento, a base contempla monografias, analíticas de monografias e periódicos, separatas e fitas de vídeo. Na sequência, prevê-se a inclusão de outros tipos de materiais tais como mapas, fotografias, disquetes etc, como também a catalogação de legislação e jurisprudência.

Em suma, as definições da base padrão resultam de um trabalho multiinstitucional integrado e co-participativo operado no âmbito do Estado, visando garantir uma maior representividade dos esforços de normalização e padronização na administração pública do Paraná.

Pretende-se, deste modo, com a utilização de uma base padrão viabilizar, progressivamente, as condições necessárias para uma ampla integração dos acervos de informações referenciais e documentais, disponíveis nas bibliotecas e centros de documentação existentes no Paraná.

Para maiores informações, contatar:

CELEPAR - Biblioteca (Olga Maria Soares da Costa)

IPARDES - Biblioteca (Maria Dirce Marés de Souza)