Páginas Web que também são Musicais!

Autor: João Luis Nascimento Palhares

Desde que a febre Internet com suas famosas Home-Pages na Word Wide Web, ou simplesmente WEB, tomaram conta do mundo micreiro, estamos vendo diariamente novas técnicas e recursos de apresentação surgirem de forma vertiginosa. Das primeiras páginas criadas em HTML (Hyper Text Markup Language) uma linguagem só de texto da WEB, que evoluiu para HTML3 ou HTML+ acrescentando recursos mais versáteis como "tabs" e alinhamento à direita ou centrado, muita coisa aconteceu.

Imagens foram incluídas, mas precisava-se dar um tratamento mais refinado a elas, como rotação, deslocamento, etc. Surgia o VRML (Virtual Reality Modeling Language), um novo conceito em páginas WEB. Com a VRML o criador de uma Home-Page passou a contar, através de coordenadas, com o recurso de movimento nas imagens.

Eram computadores utilizando linhas telefônicas para transmitir dados, textos e números. De repente, estavam eles utilizando essas linhas e a Internet para transmitir aquilo que até então era função exclusiva dos telefones e rádio amadores: conversa entre pessoas. Um engenheiro do exército israelense, Elon Ganor, percebeu que a voz podia ser transformada em arquivos binários e transmitida através da Internet. Criou então a empresa Vocaltec e passou a distribuir um software chamado IPHONE, com o qual um usuário de um computador multimídia padrão passou a poder conversar via Internet com outro usuário (com configuração semelhante) em qualquer parte do mundo, pagando apenas a tarifa de acesso à rede.

Mas, não parou por aí. Pesquisadores da Cornwell University cientes de que imagens podiam ser transmitidas também em arquivos binários, por que não enviá-las quadro-a-quadro como num filme? Se antes os acessos estavam em muito limitados pela baixa velocidade dos modems de 2400 bps, essa barreira estava sendo vencida pelos atuais de 14400, 28800 e os novos 33600 bps.

Além dos servidores Internet ultrapassando os 128 Kb, as centrais telefônicas passaram a disponibilizar circuitos digitais de alta confiabilidade e livre de ruídos. Nascia assim uma nova facilidade nos contatos entre os usuários: além das vozes serem transmitidas, suas imagens também passaram a ser. A Cornwell desenvolveu o CU-SeeMe (pronucia-se "See You See Me" ), um software que utilizando-se dos recursos multimídia e mais uma câmera de vídeo passou a mostrar as pessoas para as pessoas via Internet. Ainda não como num filme, mas a conversa passou a ser ao vivo!

Na WEB, além da arte e do talento dos desenvolvedores de Home-Pages, aliadas a novos recursos de linguagens e leitores dessas páginas (browsers), a sofisticação passa a ocupar espaços somente vistos antes em filmes de ficção. E aqui na GPT (Gerência de Prospecção Tecnológica), utilizando nosso Servidor Windows NT experimental, temos a oportunidade de testar as novidades tecnológicas que aparecem, como todas as que tratamos acima. Em nossas páginas existem recursos que são "vistos" pelos melhores "browsers" do mercado. Nossas páginas são até musicais. Com um computador que disponha de uma placa de som e utilizando o Microsoft Internet Explorer, ou outro que consiga tratar arquivos .WAV e .MID, o usuário poderá ver e ouvir nossas Home-Pages.

Lembrando ainda que um arquivo .WAV é criado da mesma forma que se grava utilizando um gravador comum, uma estrutura comercial de Home-Pages pode "falar" com o usuário frases pré-formatadas que orientem no caminho certo de navegação. Como idéia, a voz do nosso Governador dando boas vindas ao visitante da Home-Page do Estado do Paraná seria muito interessante de ser ouvida.