Panaca

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

Eu sempre achei que o computador deveria ser uma ferramenta de apoio aos profissionais (qualquer profissional). Como programador tenho me esforçado por fazer programas que, de fato, aumentem a capacidade de trabalho das pessoas. Como, além de trabalhar na CELEPAR, eu também sou professor, nada mais justo que eu escrevesse um software para ajudar os professores. Assim, começava em 1990 a nascer o PANACA, que apesar do nome, não tem nada de bobo. PANACA é uma sigla que quer dizer PACOTE de ACOMPANHAMENTO de NOTAS de ALUNOS e CONTROLE ACADÊMICO.

Como, entre nossos colegas aqui na CELEPAR e entre nossos clientes, existem muitos professores, aqui vão algumas informações sobre este programa.

Ele se propõe a ajudar o professor na gerência de suas turmas, seus alunos, provas, exercícios, avaliações etc, tanto no aspecto de conteúdo (armazenando, classificando e recuperando textos) quanto e principalmente no seu aspecto formal (lançamento de notas, cálculo de médias, elaboração de calendários etc).

Foi desenvolvido tendo em vista a facilidade de uso. De fato, o autor espera que após ler o pequeno manual, e desde que o professor tenha uma pequena intimidade com um PC, o programa possa começar a ser usado sem maiores dificuldades.

Sua versão inicial, a 1.1, data de fevereiro de 1991, e o programa veio sendo usado e aperfeiçoado desde então. A versão anterior à última é a 2.7g que já se encontra em uso em dezenas de locais distintos, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Para obter uma lista completa das versões até hoje disponibilizadas, deve-se consultar a opção GERÊNCIA-HISTÓRICO.

A versão atualmente disponível é a 3 que, embora mantenha o nome e as principais funcionalidades das versões anteriores, passou por uma reprogramação completa.

TURMA

Para o PANACA, uma turma é identificada por uma informação de 5 caracteres. Os dois primeiros são reservados obrigatoriamente para o ANO em que esta turma ocorreu. Os outros 3 caracteres são livres, isto é cada usuário poderá definir sua própria maneira de usar.

IMPORTANTE

Uma possível sugestão seria

- Dois primeiros caracteres: ANO (obrigatório)
- Terceiro caractere: Instituição
- Quarto caractere: Turno, ou Campus, ou Curso, ou Período dentro do curso
- Quinto caractere: Disciplina

EVENTO

Para o PANACA, um evento é qualquer ocorrência em sala de aula, que dê origem a uma avaliação de desempenho dos alunos. Os EVENTOS precisam ser previamente cadastrados, para que depois o PANACA possa se apropriar das notas numéricas de cada aluno em cada um dos eventos.

IMPORTANTE

Um evento é reconhecido por uma informação de 8 caracteres, assim descritos:

- Os primeiros 5 são a própria turma a quem o evento se aplica
- O sexto caractere indica qual o bimestre deste evento. O bimestre pode ser o número 1, 2, 3 ou 4. Quando este caractere for um número, isto significará que o evento teve suas notas lançadas pelo professor.

Há um tipo especial de evento (reconhecido pela presença de um "$" nesta sexta posição, que indica ter sido gerado pelo próprio PANACA).

- Finalmente, o sétimo e oitavo caracteres estão disponíveis para que o professor descreva (de forma mnemônica, é claro), o que foi (ou será) o evento.

TEXTO LIVRE

Sempre que este termo aparecer, ele significará um texto em formato livre, não obrigatório, podendo conter até 64.000 caracteres de texto (isto dá aproximadamente 40 páginas de um livro escrito com letrinha pequena).

UM BREVE PASSEIO

Após carregar o programa, todos os arquivos estarão vazios. É hora de começar.

No menu principal existem os comandos ALUNO, TURMA, EVEN(tos), AVAL(iações), PROG(rama)S, GERENCIA. Você escolhe um deles, movimentando a seleção (uma pequena barra luminosa) entre eles, através das teclas ESQUERDA e DIREITA, à direita no seu teclado.

Para encerrar o programa, deve-se escolher o comando FIM, seguido de uma confirmação (através da tecla S).

Qualquer comando é escolhido, pressionando-se ENTER quando a seleção está sobre ele.
A ordem normal de utilização do sistema é:

- Cadastrar as turmas
- Cadastrar os alunos que fazem parte destas turmas
- Planejar as atividades dia-a-dia para cada turmas
- Planejar os eventos que esta turma sofrerá
- Acompanhar e manter os dados ao longo do tempo
- Depois que um evento for realizado e suas notas obtidas, elas devem ser lançadas no PANACA
- Finalmente, o programa deve ser chamado para gerar médias bimestrais e anuais. Após cada lançamento, o programa deve ser usado para gerar as listas que vão para os editais.

Descrição dos arquivos do PANACA

Informações por entidade