Parabéns ao Paraná por ter a Celepar

Autor: Marcos Vinicius Ferreira Mazoni

 

"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além"

Paulo Leminski

A Celepar sempre foi muito respeitada na Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados (ABEP), por ser a primeira. Para mim é uma honra ser presidente destas duas entidades.

Problemas sempre existem e estamos aí para resolvê-los. Mas encontrei na Celepar pessoas de muito boa fé, interessadas no trabalho, que garantirão a virada que já começamos na informática pública paranaense.

Devo reconhecer que vamos fazer muito mais aqui no Paraná com software livre, do que fizemos na minha gestão no Rio Grande do Sul. A experiência gaúcha foi um marco no país mas estávamos isolados em relação aos outros governos estaduais e federal. Hoje, o governo federal, com a presença do Rogério Santana como Secretário de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento e o Sérgio Amadeu como Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, além de inúmeros companheiros de primeira hora da comunidade de software livre, é uma garantia do nosso futuro na informática pública federal.

O interesse pelo software livre das outras estatais de informática e de empresas públicas que não são do ramo de TI, como a Itaipu, também é animador.

Por estas coisas da vida, dois projetos fundamentais da popularização do software livre no Brasil me acompanharam e estão com seus projetos de desenvolvimento hospedados em servidores da Celepar: o Open Office Brasil (ferramentas de escritório) e o Mozilla Brasil (navegador de Internet), além do importante PostGreSQL (banco de dados).

E, se falar em software livre é falar de liberdade, é inevitável citar o Governador Roberto Requião e o Secretário Especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, que sempre garantiram o espaço de ação para esta quase quarentona, que tem muito o que fazer na vida.

E assim, de repente, fizemos uma meia dúzia de Telecentros, laboratórios de informática em escolas, e inúmeros projetos dos companheiros de governo, que quando falam em informática, falam Celepar. E tudo isso tendo de trocar pneu com o carro andando. E vamos fazer muito mais!

A empresa respondeu muito bem ao desafio da primeira Conferência Internacional de Software Livre que realizamos junto com o Movimento Software Livre Paraná. Este evento é a soma do que já havia ocorrido no Paraná e foi muito importante para a mudança de cultura, necessária para as transformações que pretendemos.

Pouco se faz sozinho. Quando falo da empresa, estou falando da sua planta tecnológica, acervo, patrimônio, clientes, mas principalmente das pessoas. Sem elas, uma empresa é um prédio vazio. Nestes 39 anos da Celepar comemoramos a vida, o sangue, suor e o fosfato queimado de quem está ou já passou pelo antigo Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, que dá o nome da Celepar de hoje.