Paraná e Venezuela firmam convênio na área de informática

O Paraná vai transferir tecnologia na área de computadores e softwares para a Venezuela. É o que ficou firmado no encontro entre representantes da Celepar - Informática do Paraná e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Fundacite) dos estados venezuelanos de Mérida e Lara. O acordo foi assinado durante a visita do presidente Hugo Chávez ao Paraná, em abril.

Segundo o presidente da Fundacite de Mérida, José Aguilar Castro, o presidente Hugo Chávez assinou um decreto em 2004 que determina em toda a administração pública o uso do software livre – programas de computador que permitem ao usuário rodar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, isso porque tem-se acesso ao código fonte do mesmo.

“Considerando que aqui no Paraná existe um centro de informática que usa e desenvolve software livre, obviamente é muito importante para nós conhecer essa experiência. Em Mérida está sendo criado um centro nacional de investigação de tecnologias livres, então nossas relações com a Celepar serão especialmente importantes para nosso Estado”, afirmou Castro.

Para o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, “o software livre é o tipo de tecnologia mais avançado no mundo no que diz respeito à economia, eficiência e democratização do conhecimento. A informática hoje sem software livre é capenga, dependente e fica na mão das corporações internacionais”, opina.

A importância da parceria com um país de língua espanhola foi destacada pelo presidente da Celepar, Marcos Mazoni. “Esse acordo vai permitir a tradução dos projetos paranaenses para o espanhol, uma integração fundamental que vai beneficiar as relações com outros países do Mercosul além da Venezuela”.

“Teremos vários projetos de cooperação com o Paraná, e este vai impulsionar ainda mais o uso do software livre tanto aqui quanto em nosso país”, comenta a coordenadora especial do Ministério da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Merlybert Herrera.

O acordo

O acordo prevê a transferência de tecnologia, consultoria em engenharia de software e desenvolvimento de pesquisas na área de informática pública. O programa de intercâmbio com a Venezuela deve se estender até o final do ano e envolverá a oferta de laboratórios, áreas de serviços e demais instalações, programas de computador, suporte técnico, treinamento e tradução de conteúdos de programas em software livre.

Inicialmente, a Celepar vai repassar ao governo venezuelano os códigos e aplicações de alguns projetos desenvolvidos para o Governo do Paraná, como são os casos do sistema Expresso (correio eletrônico, catálogo, agenda e fluxo de tarefas), Plataforma Paraná (desenvolvimento de sistemas em software livre), Fábrica de Software, sistema operacional Linux/Debian e e-CAR (controle, acompanhamento e avaliação de resultados administrativos). O acordo prevê, ainda, a criação de um laboratório de prospecção de novos aplicativos livres e de um ambiente digital de desenvolvimento compartilhado.

O convênio é resultado da Carta de Intenções assinada em Caracas no final do ano passado pelo governador Roberto Requião, presidente da Venezuela Hugo Chávez, presidente da Celepar Marcos Mazoni e a presidenta da Fundacite Briceida Salinas.

Software Livre

O software livre representa a possibilidade de produzir e discutir livremente a construção de programas de computador sem o pagamento de royalties para as grandes empresas desenvolvedoras. A adoção do software livre no Paraná visa adquirir uma autonomia tecnológica, a construção de programas feitos especialmente para suprir as necessidades dos diversos órgãos do governo. Além da qualidade dos programas, a medida também representa economia. Em 2003, o Governo do Paraná rompeu contratos no valor de R$ 450 milhões com empresas de tecnologia de informação e investiu na recuperação da Celepar e no desenvolvimento de softwares. A estatal paranaense é atualmente referência internacional no uso e desenvolvimento de software livre..