Paraná inaugura o primeiro laboratório multiterminal do país

O primeiro Laboratório Multiterminal do país, experiência que permite ligar vários conjuntos – monitor, mouse, teclado – no mesmo computador, foi inaugurado pelo Governo do Estado no dia 19 de junho. O sistema foi aperfeiçoado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e reduz em 50% os custos com um laboratório comum. A parceria vai permitir a instalação de 44 mil computadores nas 2.100 escolas do Paraná. Na semana passada, o Governador Roberto Requião assinou o edital de licitação para aquisição dos primeiros 12 mil computadores.

Além de permitir que quatro pessoas utilizem a mesma Unidade Central de Processamento (CPU), os computadores serão interligados pela rede de fibra ótica da Copel e terão acesso à Internet, sem, com isso, acrescentar custos ao projeto. Toda a tecnologia multiterminal foi desenvolvida em software livre.

O Laboratório Multifuncional deve beneficiar cerca de 1,5 milhão de alunos. A utilização por quatro pessoas está de acordo com a capacidade inicial de cada máquina, mas não impede o desenvolvimento e ampliação da aplicação. As organizações que coordenam a produção de software livre prevêem e estimulam a cópia dos programas, que podem ainda ser alterados de acordo com as necessidades dos usuários.

O conteúdo disponível para os laboratórios multiterminais pode ser conferido no portal Dia-a-Dia Educação – www.seed.pr.gov.br ou www.diaadiaeducacao.pr.gov.br – que recebeu o Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica, na categoria Governos Estaduais, conferida pela Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e pela Fundação Getúlio Vargas. “A internet não é relevante sem conteúdo, por isso, a experiência inovadora do Paraná tem muito a ensinar”, destacou o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, presente ao evento.