Paranavegar: Rede Corporativa do Governo do Estado do Paraná

A Rede Corporativa do Governo do Estado do Paraná constitui-se de uma infra-estrutura de comunicação e de facilidades associadas, que funcionam como meio para o acesso à informação e aos serviços do Governo, na interação entre os órgãos do Estado e no relacionamento do Estado com a sociedade. Sistemas de informação e telefonia compartilham a mesma infra-estrutura, no conceito de redes convergentes.

Administrada pela CELEPAR, e distribuída geograficamente por mais da metade do Estado, a infra-estrutura de comunicação atinge hoje 234 municípios, perfazendo cerca de 1.500 pontos de acesso, interligando os órgãos da administração estadual. As tecnologias empregadas são as mais variadas e as velocidades de acesso adequadas à necessidade de cada órgão: acessos Ponto a Ponto, Frame Relay, Ethernet e mesmo Satélite, onde a comunicação por meios terrestres ainda não é técnica e economicamente viável. Outros meios de acesso à Rede Corporativa são também providos, através da Internet, e de forma segura, através da tecnologia de VPN (Virtual Private Network).

Num projeto ousado, o Governo do Paraná foi pioneiro no país na implantação de uma rede metropolitana de alta velocidade, em 1995. Sobre um backbone em fibra óptica, 15 pontos de concentração, que servem a 43 Redes Locais, operam hoje em Curitiba em velocidade de 100 Megabps, já preparados para expansão para 1 Gigabps.

A partir deste ano de 2003, a rede de ensino e pesquisa integrou-se à gestão da Rede Corporativa, ampliando o seu patamar de disponibilidade e desempenho, propiciando aos pesquisadores, educadores e alunos condições de acesso universal ao conhecimento disponível na Internet. Integram-se agora também as escolas de segundo grau, num projeto desafiador de levar a tecnologia da informação e da comunicação a duas mil escolas, nos 399 municípios do Estado, nos próximos dois anos.

O acesso à Internet é provido a todos os órgãos do Governo com velocidade de 20 Megabps, através de um AS (sistema autônomo) próprio. Esta mesma banda possibilita o acesso da sociedade ao portal de informações e serviços do Governo Eletrônico, hoje com mais de 20 milhões de acessos ao mês. A Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa, composta hoje por 37 Instituições, por sua vez, está conectada à Rede Nacional de Pesquisa, através do ponto de presença da UFPR, em velocidade de 100 Mbps.

O conceito de gestão integrada da rede de comunicação de todos os órgãos do Governo trouxe grandes ganhos para a administração pública no Paraná e é apontado, por todo o Brasil, como um modelo de sucesso.

A Rede Corporativa do Governo é, com certeza, uma infra-estrutura tecnológica e de gestão, preparada para o grande crescimento do uso da tecnologia da informação e comunicação, capaz de transformar a relação do Governo do Paraná com a sociedade, pela prestação de um serviço público cada vez melhor.

Tecnologia para Democracia

A Celepar - Companhia de Informática do Paraná é a primeira empresa de informática pública do país. Criada em 1964, numa época de muita turbulência no processo democrático brasileiro.

Naquele tempo a informação de governo era vista como maneira de controle do cidadão pelo Estado. Hoje os avanços tecnológicos permitem inverter esta lógica, transformando esta tecnologia num instrumento para o cidadão controlar o Estado.

De lá para cá, a informática transformou-se em uma das novas tecnologias de informação. Surgiu o computador pessoal, a transmissão de dados popularizou-se e vem integrando-se à telefonia. Nasce a idéia de governo eletrônico e a inclusão digital tornou-se um item da inclusão social.

A Companhia de Informática do Paraná acompanha os avanços e as tendências tecnológicos para prestar serviços para governos e prefeituras. A Celepar faz a sua parte para consolidar e ampliar a democracia no país.