Paranavegar: com Software Livre

O software livre é mais do que uma opção de tecnologia. É uma decisão política para criar condições de um desenvolvimento tecnológico, autônomo e independente. Por isso já fazia parte do programa de Governo do Paraná durante as eleições.

As formas de licenças livres de software, além de serem generosas com as instituições e usuários de informática, permitem que, tanto as instituições quanto os cidadãos, possam saber como funcionam os programas que estão nos seus computadores.

Ainda que seja uma opção mais barata, mesmo que financeiramente o resultado seja igual, o fato do conhecimento e dinheiro ficarem no país devem ser considerados.

O Governo Federal e o Governo Estadual já fizeram sua opção. A população também deve fazer parte da comunidade de usuários de programas de código aberto, seja como usuário final ou desenvolvedor. Que nos 399 municípios do Paraná, cada empresa, cada casa que tiver um computador, seja um elemento de apoio ao desenvolvimento tecnológico e econômico do Paraná!

Por isso foi criado o Movimento Software Livre Paraná.
Ser livre é legal!

Participe!

www.softwarelivreparana.org.br

 

Tecnologia para Democracia

A Celepar - Companhia de Informática do Paraná é a primeira empresa de informática pública do país. Criada em 1964, numa época de muita turbulência no processo democrático brasileiro.

Naquele tempo a informação de governo era vista como maneira de controle do cidadão pelo Estado. Hoje os avanços tecnológicos permitem inverter esta lógica, transformando esta tecnologia num instrumento para o cidadão controlar o Estado.

De lá para cá, a informática transformou-se em uma das novas tecnologias de informação. Surgiu o computador pessoal, a transmissão de dados popularizou-se e vem integrando-se à telefonia. Nasce a idéia de governo eletrônico e a inclusão digital tornou-se um item da inclusão social.

A Companhia de Informática do Paraná acompanha os avanços e as tendências tecnológicos para prestar serviços para governos e prefeituras. A Celepar faz a sua parte para consolidar e ampliar a democracia no país.