Participação no Mercado Mundial das Empresas com Produtos OLAP

Autor: Carlos Alberto Sowek - GPT  

Apresentamos o resultado final de 2000, fornecido por uma empresa que trata especificamente de trabalhos na área de OLAP (On-Line Analytical Processing). Isto reflete muito a visão no mercado mundial, podendo ser diferente a posição das mesmas empresas no mercado brasileiro, o que depende da atuação dos seus escritórios, representantes e parceiros na divulgação, nos trabalhos de consultoria e de suporte técnico, refletindo na venda dos produtos. 

The Olap Report tem critérios específicos para incluir os produtos das empresas como OLAP, bem como em obter as informações de participação em relação ao mercado, através dos resultados declarados e publicados pelas empresas.

São classificadas empresas e não produtos, porque muitos dos vendedores fornecem múltiplos produtos e aplicações OLAP. A figura a seguir mostra o cálculo de participação no mercado, incluindo software OLAP server e client, aplicações e consultoria em OLAP.

Este é um resultado final de 2000.

Fonte: The Olap Report; endereço http://www.olapreport.com. Acesso em 10/2001

  • Em 2000, Pilot, Gentia e Informix saíram da lista das "Top 15".

  • Cognos é uma empresa Canadense, Business Objects é uma empresa Francesa e as demais são empresas Americanas.

  • Em 2000 aparece CA em 15º. lugar, mas em 1999 a 10ª. posição era da Sterling Software em 1998 o 9º. lugar era da Information Advantage e em 1997 o 13º. lugar era da Information Advantage, empresas que foram compradas pela CA.

ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS VENDEDORES

Hyperion Solutions, formado através da aquisição da Hyperion Software pela Arbor Software em 1998. Inicialmente ultrapassou Oracle que foi o primeiro líder de mercado. Http://www.hyperion.com.

Cognos ultrapassou Oracle, subindo para a 2ª. posição. Http://www.cognos.com.

Microsoft subiu duas posições em 2000, passando para a 3ª. posição, tendo entrado no mercado com produtos OLAP apenas em 1999. Http://www.microsoft.com.

Oracle perdeu sua 2ª. posição em 2000, caindo duas posições. Existe um declínio do Express como uma plataforma para aplicações de Suporte à Tomada de Decisões. A incerteza e a confusão causada pelo anúncio do Oracle9i OLAP Services não ajudou, ocasionando algumas perdas na sua participação no mercado. Http://www.oracle.com.

MicroStrategy depois do crescimento contínuo no mercado, perdeu sua 4ª. posição, tendo sido ultrapassada pela Microsoft. Esta foi a primeira vez que perdeu uma posição na tabela. Http://www.microstrategy.com.

Business Objects mantém-se na 6ª. posição mas tem crescido no mercado em 2000. Isto tem ocorrido todo ano desde que entrou no mercado OLAP em 1996. Http://www.businessobjects.com.

Applix subiu uma posição na tabela em 2000, entretanto sua participação no mercado foi pequena. Http://www.applix.com.

IBM tem um relacionamento com Hyperion cujo produto é o DB2 OLAP Server (versão do Essbase). Este produto também é avaliado em servidor com Linux e em Mainframe IBM S/390. Http://www.ibm.com.

Comshare como nos outros anos perdeu participação no mercado e caiu posições na tabela. Http://www.comshare.com.

PricewaterhouseCoopers (PwC) tem duas aplicações analíticas, Cartesis Magnitude (Carat) e PwC CLIME. Em 2000, Cartesis cresceu com o mercado, mas CLIME, comprado em 1999, perdeu espaço seguindo a decisão de concentrar esforços em Cartesis. Http://www.pricewaterhousecoopers.com.

SAS Institute, sua participação no mercado caiu novamente em 2000. Http://www.sas.com.

Brio Technology continua a subir, mas a não efetivação da aquisição da SQRIBE reduziu o potencial de crescimento em 1999 e 2000. Http://www.brio.com.

Seagate Software (atual Crystal Decisions) perdeu participação no mercado em 2000, mas manteve sua 13ª. posição. Http://www.crystaldecisions.com.

Adaytum está entre as "Top 15" pela primeira vez em 2000, subindo da 17ª. para a 14ª. posição. Http://www.adaytum.com.

Computer Associates comprou a Sterling Software em 2000, após Sterling ter comprado a Information Advantage em 1999 que, por sua vez, tinha comprado a IQ Software. Três aquisições em 3 anos com produtos OLAP distintos fez cair a participação da CA no mercado. Http://www.cai.com.

Pilot Software foi comprada pela Accrue em Setembro/2000. A queda nas vendas a fez cair para a 16ª. posição. Http://www.accrue.com.

Gentia caiu para 17ª. posição em 2000, e sua participação está em declínio e não tem apresentado novas versões de seus produtos há muito tempo. Http://www.gentia.com.

Informix caiu para a 18ª. posição em 2000. MetaCube foi oficialmente descontinuada e a Informix está fora do mercado OLAP. A Informix foi comprada pela IBM em 2001.

Além destas 15 empresas que foram apresentadas existem outras que atuam no mercado OLAP, que ainda não têm uma participação representativa, mas que podem ter bons produtos.

No Brasil, estas empresas estão presentes através de escritórios próprios ou através de representantes (parceiros) ou, até mesmo, através de VAR (Value-Added Resellers). A maioria das empresas no Brasil está localizada no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, algumas têm seus escritórios, representantes ou parceiros em outras capitais, inclusive no Distrito Federal, em Brasília, fazendo a revenda dos produtos bem como prestando serviços de consultoria e, às vezes, de suporte técnico local.

A idéia, a princípio, não é só mostrar quem é o melhor ou quem está em primeiro lugar mas sim alertar as pessoas responsáveis por selecionar/adquirir produtos OLAP para suas necessidades de Business Intelligence. Além de verificar os critérios técnicos e a questão de preço, devem estar atentos de como estas empresas estão no cenário mundial. Com a globalização pode ocorrer que empresas sejam adquiridas por outro grupo e, neste caso, alguns produtos podem desaparecer do mercado, ou não sofrer atualizações com a freqüência e qualidade desejadas.

Um outro alerta na aquisição de produtos é verificar.

  • quando foi feita a última atualização do produto, seja uma nova versão, inclusão de novas características ou apenas correção dos "bugs";
  • qualidade das atualizações; se refletiram positivamente ou negativamente;
  • se a empresa está seguindo as tendências de mercado em relações aos padrões;
  • tecnologia utilizada para desenvolver o produto;
  • tempo que a empresa está no mercado;
  • os principais clientes;
  • forma de negociação de uso do produto e suas licenças, bem como a necessidade de produtos de terceiros, principalmente em aplicativos na WEB;
  • produto agrupado em um único pacote ou vários módulos em separado;
  • se os produtos vendidos estão sendo realmente usados ou apenas uma parte, ou foram usados só para fazer um projeto piloto;
  • qualidade do suporte técnico; tempo para resolver os problemas;
  • nível de conhecimento do produto/solução pelos seus técnicos;
  • nível técnico e o número de técnicos envolvidos com os produtos;
  • flexibilidade na forma de negociar e compor a solução a ser comprada;

  • número de evasões de técnicos especialistas ocorrido após a aquisição;
  • existência de escritório ou representante local para atender tanto a questão de treinamento como de suporte técnico "in-loco", quando isto se fizer necessário.