Pégasus mail: Bom, seguro e de graça

Autor: João Antonio da Cruz Junior


Memorandos, Convocações para reuniões, recados etc. o cotidiano de uma organização é cercado por um mar de papel. Com o surgimento de software de correio eletrônico, este problema foi solucionado pelo menos em parte. A CELEPAR está usando um desses softwares. É o PÉGASUS MAIL.

A necessidade da utilização de um software de correio eletrônico na rede da CELEPAR surgiu da dificuldade de circular as informações referentes ao modo de funcionamento da rede.

Como o processo de instalação fez com que muitas coisas fossem alteradas até a estabilização da rede, as novas informações necessitavam de rápida disseminação entre os usuários. A solução foi encontrada em uma BBS: o PÉGASUS MAIL. Um programa de fácil compreensão, seguro, eficiente e, surpreendentemente, de graça.

O software utiliza as facilidades da Novell (ele foi desenvolvido exclusivamente para redes Novell) para disponibilizar aos seus usuários algo mais que um ambiente de correio eletrônico. No caso da GPS, ele está sendo usado para a disseminação das informações de rede, para formação de grupos de interesse para troca de experiências (Windows, Word, Clipper) para o gerenciamento de defeitos nas máquinas da rede e conseqüente chamada técnica, confirmação de inscrição em treinamento etc.

No caso do gerenciamento de defeitos nas máquinas da rede, o usuário quando nota o defeito, aciona o PÉGASUS e manda um recado para a administração da rede dizendo o número de série e o defeito anotado. A administração, por sua vez, aciona a assistência técnica através do RAMAL 7, tornando o processo ágil e documentado.

Como o software permite que se mande uma mensagem para um determinado grupo de usuário, conseguiu-se, com a formação dos Gis (Grupo de Interesses), que informações sobre determinados assuntos fossem enviadas somente aos usuários interessados.

O Software permite também transferência de arquivos entre usuários da rede. Este artigo foi enviado ao Comitê Editorial do Bate-Byte por este método.

Por isso, o PÉGASUS MAIL vem contribuindo muito para facilitar o tráfego de informações na rede da CELEPAR e cada vez mais serão descobertas novas utilidades para ele. Parabéns ao autor do software: Mr. David Harris.