Perfil

Autor: Adilson Fabris


No exercício das atividades relativas à informática, por vezes damos especial ênfase a aspectos tecnológicos, privilegiando equipamentos, softwares, técnicas estruturadas... enfim, todo o arsenal que desenha para a informática contornos específicos de ciência e delimita seu escopo de aço, esquecendo-se, no entanto, do fator humano, primordial por integrar todas essas ferramentas, amoldando-as às necessidades do usuário.

Tão importante quanto a tecnologia empregada, o homem é o mediador entre os recursos disponíveis e os fins propostos, sem o qual o aparato tecnológico seria apenas função estanque, obedecendo somente a um movimento inercial próprio, esvaziado em si mesmo.

Com o intuito de corrigir esta visão parcial dissociada do homem, esta tendência retificadora da tecnologia, o BATE BYTE inicia, a partir desta edição, uma série de matérias, objetivando traçar o perfil dos técnicos cujo trabalho é condição essencial para que a tecnologia possa suprir o papel a que foi destinada.

Sob esta proposta, voltaremos nossa análise para revelar as pessoas que se postam atrás do produto final oferecido pela Celepar. A primeira equipe, portanto, objeto de nossa atenção, será aquela responsável pelos sistemas da Secretaria da Educação (SEED), gerenciada por Raul Osvaldo Menanteaux Moreno.

A equipe é constituída por 7 técnicos, distribuídos desta forma: a GAT-2 (Gerência de Área Técnica 2) conta com 4 técnicos empenhados no desenvolvimento e manutenção de sistemas. Esta gerência tem por uma de suas subdivisões a DITEC-F (Divisão Técnica - F), onde estão alocados 3 técnicos. Fisicamente este pessoal está separado, estando alguns trabalhando no 6º andar da Celepar II e outros alocados no cliente. Esta divisão, como eles mesmos frisam, é apenas espacial, pois a equipe permanece coesa, em busca de seus objetivos comuns, trabalhando univocamente.

Além desses, há ainda um grupo especial de trabalho, constituído especificamente para atender às exigências do desenvolvimento do sistema ABC, composto de mais 6 técnicos. Os 4 técnicos da GAT-2 podem assim ser apresentados dentro de seu perfil profissional:

Formado em Análise de Sistemas, com experiência de 7,5 anos na área, Eiji Edson Kondo é responsável pela manutenção do SAE (Sistema de Administração Escolar), além do Exame Supletivo/Teste Seletivo.

Marcio A. Skraba, engenheiro civil com formação em Processamento de Dados, está na profissão há 11 anos, sendo 8 dedicados à área da educação, tendo por atividades a manutenção do SAE e do VLE (Vida Legal de Estabelecimentos).

Já Alfredo Kurusawa, que dedicou 6,5 anos à educação dos seus 7,5 anos de carreira, é responsável pela manutenção de sistemas em micro, além de contribuir com manutenções no SAE. Sua habilitação também passa por uma faculdade de Processamento de Dados.

Por último, acumulando as atividades de coordenador técnico da DITEC-F, responsável pelo cliente SEED e membro do grupo coordenador do projeto ABC, Tarcísio L. Martynetz, tendo 18 anos de experiência em PD, sendo mais 2/3 destes destinados à área de educação, viu de perto as mudanças estruturais na informatização desta área, acompanhando sua evolução intimamente.

Ele nos fala, com entusiasmo, dos novos projetos que a equipe agora está empenhada em desenvolver. Entre eles, podemos citar a Base Curricular de Professores, Automatização do Avanço Diagonal/Vertical, Treinamento/Avaliação de Professores e descentralização do sistema ABC e sua eventual integração com escolas informatizadas.

Já a DITEC-F conta com a Celia de Fatima Trauer, Carlos Valter Hack e Ivelise Hey em seu quadro, para atender aos demais sistemas da Secretaria de Educação. Com experiências profissionais que variam entre 7 e 14 anos, estes técnicos, além dos sistemas sob sua responsabilidade, dedicam-se também à reformulação do sistema de Levantamento Estatístico, em virtude do desenvolvimento do ABC.

Carlos Hack, formado em Análise de Sistemas, tem sob suas responsabilidades o sistemas FMR (Merenda Escolar), PRD (Prédios Escolares) e FSU (Ensino Supletivo).

Ivelise Hey, tecnóloga em nível superior em PD pela UFPR, com experiência de 9 anos na área de educação, responsabiliza-se pelo sistema SED (Sistema Educacional do Paraná). Alia a esta atividade a responsabilidade pelas rotinas de confirmação de matrícula e ajuste no sistema ABC.

"É recompensador crer que nosso trabalho contribui, de alguma forma, para a melhoria do padrão de ensino do Estado". Com esta declaração, Celia, formada em Ciências Econômicas e analista responsável pelo cliente FUNDEPAR, define o trabalho da equipe que, segundo ela, é intenso, porém gratificante. Celia também é responsável pelos sistemas MPC (Materiais Permanentes e de Consumo), SEI (Indicadores Educacionais) e FSH (Série Histórica Educacional).

De certa forma, as palavras de Celia se ajustam perfeitamente às motivações morais da equipe, que sabe estar contribuindo para que o ensino público, sendo melhor administrado, possa ser melhor difundido e ministrado.

Para completar o mosaico, falta apenas citar os profissionais que se dedicam ao desenvolvimento do ABC, configurando uma equipe à parte, especialmente formada para suprir as necessidades deste projeto. São eles: Maria das Graças Neto Soares (a Graça), Ozir Francisco de Andrade Zotto, Maria Aparecida Helmold Hass e Alexandre Andrade Teixeira.

Ainda, compõem esta equipe: Eleni Lumi Hiratsuka, recém-chegada do Japão e já alocada ao projeto, e Wagner Morais Correia, novo integrante dos quadros funcionais da empresa, contratado através do último concurso público efetuado pela CELEPAR.

Estes técnicos têm diante de si a responsabilidade de conjugar tecnologia e melhores condições de ensino, processo definido sintética e poeticamente por Graça como "uma ponte para o futuro, possibilitando ao técnico uma aproximação maior do beneficiário final do sistema: o aluno".