Perfil

Autor: Adilson Fabris


Dando continuidade à proposta de compor uma radiografia da empresa, através do perfil de seus profissionais, o Bate Byte, nesta edição, direciona sua atenção aos técnicos alocados na Gerência de Área Técnica 3, ou simplesmente, a GAT-3.

O objetivo desta série de artigos, como já exposto anteriormente, é evidenciar o potencial humano que permanece, por vezes, ofuscado pela tecnologia. A empresa, mais do que uma entidade organizacional abstrata e impessoal, mais do que a simples soma algébrica dos esforços individuais de seus funcionários, é o substrato que se origina da fusão destes esforços, que a conduz à efetividade de suas realizações.

As GAT's são pontos de acesso entre a demanda de serviços e o produto final. São a ponte que une os universos distintos do cliente e do técnico, o que define sua importância dentro da estrutura organizacional.

A GAT-3, gerenciada por Hugo Eduardo Simião, fornece atendimento a uma miríade de órgãos do serviço público, por intermédio de seus 9 técnicos. É esta equipe que passamos agora a conhecer melhor.

Com 17 anos de experiência em informática, a engenharia civil Iolanda Oliveira Barcelos é a analista responsável pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e pela Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Conta com 2 anos no exercício das atividades de atendimento.

Rogério Mendes, formado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, 18 anos de experiência na área, 4 deles empenhados no atendimento a clientes, responde pelo atendimento à Polícia Civil. Teve participação efetiva na viabilização do sistema BOP (Boletim de Ocorrências Policiais).

Formado em Administração de Empresas pela FAE (Faculdade de Administração e Economia) e responsável pelo atendimento a uma extensa relação de clientes, Heitor Luiz Santos dedicou 3 de seus 12 anos de exercício na função de analista de sistemas a esta tarefa. Os clientes que Heitor atende, hoje, são a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJU), o Departamento Penitenciário (DEPEN), a Defensoria Pública do Estado e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM).

Com uma carreira acadêmica conciliada com a função de atendimento, Douglas José Peixoto de Azevedo é professor do Departamento de Informática da PUC-PR e da SPEI (Sociedade Paranaense de Ensino de Informática), além de responsável, na Celepar, pelo cliente JUCEPAR (Junta Comercial do Paraná). Douglas é formado em Ciências Econômicas e Análise de Sistemas.

Cursando atualmente Especialização em Análise Moderna de Sistemas, na PUC-PR, onde já havia cursado anteriormente uma especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos, e graduado pela Universidade Federal do Paraná em Processamento de Dados, Vitório Y. Furusho, 19 anos de profissão, 3 deles dedicados ao atendimento ao cliente na Celepar, sempre mostrou-se participante ativo nos movimentos empresariais na busca de uma melhor qualidade. Esta preocupação o leva, hoje, a acumular, além do atendimento à Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), as atribuições de membro do Conselho de Administração da Celepar, membro do Comitê Gestor de Qualidade e membro do Comitê do Curso de Pós-Graduação em Análise Moderna de Sistemas, mantido pela Celepar em convênio com a PUC-PR, instituição na qual também é professor.

Paulo Sérgio Martins da Silva, ou Martins apenas, engenheiro civil com mestrado em Administração de Sistemas de Informações, é hoje responsável pelos seguintes clientes: Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Empresa de Classificação de Produtos (CLASPAR), Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA) e Fundação do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Em seus 14 anos de Celepar, 4 deles foram dedicados ao atendimento ao cliente.

João Luis Nascimento Palhares atende há 7 anos a Polícia Militar do Paraná - o que corresponde a um terço do tempo de casa que possui: 21 anos. Administrador de Empresas por formação, já realizou trabalhos também para as prefeituras e para a SEPL/COP.

Participante do grupo de terceirização de sistemas da SEDU, contando com 10 anos de casa, formado em Análise de Sistemas pela UUTT, Ricardo Costa Guiraud atende, hoje a SESP (Secretaria Estadual de Segurança Pública). No seu currículo conta também participações nos sistemas SAC (Sistema de Atendimento ao Instituto de Criminalística), SRC (Registros Criminais do Instituto de Identificação) e SIV (Sistema de Identificação Civil).

A equipe não estaria completa sem Ana Cleuza Paiva, secretária da área, formada em Letras, com 16 anos de Celepar, onde trabalhou em diversas áreas. É ela que organiza o cotidiano dos técnicos da GAT-3 e seu papel, embora de cunho administrativo e não técnico, é primordial para que a área exerça suas funções de maneira coesa.

Esses 9 técnicos, somados ao trabalho de Ana e coordenados por Hugo, compõem a GAT-3 e estabelecem a importante mediação entre a tecnologia e o serviço público, esferas cada vez mais interpenetradas.