Pesquisa

Autora: Maria Alexandra V. C. da Cunha


A Celepar recebeu o resultado de uma pesquisa sobre administração de recursos de informática, coordenada pelo prof. Fernando de Souza Meirelles, da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

A pesquisa foi realizada em dezembro de 1991, e faz parte de um projeto da Fundação Getúlio Vargas de se estabelecer um Fórum de Informações sobre a administração de recursos de informática nas empresas. Foram 258 respostas válidas de empresas dos setores de indústria, comércio e serviços, com uma predominância proposital de grandes empresas privadas. Constituí-se assim uma amostra bem representativa das médias e grandes empresas nacionais.

A pesquisa, jamais identificando empresas isoladamente, mostra variáveis qualitativas e quantitativas da amostra.

São mostradas estatísticas de : nível hierárquico da área de informática nas empresas; envolvimento da alta direção na Informatização, Centro de Informações (Cis); planos diretores de informática; utilização de consultoria externa e outras questões envolvendo recursos de informática e micro informática. O relatório completo está disponível na nossa biblioteca. Abaixo reproduzimos apenas o último tópico da pesquisa, que é a participação dos principais produtos de software nas empresas.