Planejar é preciso - realizar também é preciso. Improvisar não é mais preciso!

Autor: Antonio João Monteiro Azevedo

Inúmeras vezes escutamos nas mais diversas áreas da CELEPAR, comentários sobre a necessidade de dedicarmos uma parte de nosso quase sempre escasso tempo, ao planejamento de novos projetos ou mesmo de atividades rotineiras, como uma forma de alcançarmos os resultados almejados com mais qualidade e sobretudo com menos ansiedade e surpresas.

Por outro lado, em não menos vezes e nos mais diversos ambientes e fóruns, quantas teses já foram levantadas ou piadinhas (algumas excelentes) foram contadas sobre resultados atingidos, nem sempre compatíveis com o esperado.

Enfim, como não há mal que para sempre perdure, ternos novas e promissoras perspectivas para atender estes reclamos e expectativas que, pretende-se, possam atender a gregos e troianos (a escolha do time preferido é livre e esperamos que a final seja decidida pacificamente).

Torcidas à parte, estamos iniciando um trabalho que irá implementar a gerência de projetos, como modelo de gestão e organização em relação à consecução dos objetivos e metas da CELEPAR, para de forma objetiva, permitir:

- seu planejamento temporal e de recursos;
- integração dos planos referentes aos projetos internos e externos, às ações corporativas;
- avaliação e acompanhamento permanente dos projetos em desenvolvimento, através de indicadores e padrões, verificando se os mesmos estão de acordo com os planos, instruções e princípios estabelecidos;
- coordenação das atividades de planejamento, avaliação e acompanhamento, a nível corporativo, como forma de integração e facilitação de ações setoriais.

Como poderá ser verificado, através da análise do modelo funcional, abaixo apresentado, um ponto importante do processo se encontra na agregação dos projetos. Para facilitar seu equacionamento, estaremos utilizando, maciçamente, uma ferramenta de apoio e facilitação chamada de MS-Project, que na verdade nada mais é do que um software de Gerenciamento de Projetos, que certamente irá entusiasmar seus usuários, não só por sua facilidade de uso, mas principalmente pela quantidade de opções e informações que serão disponibilizadas para todos aqueles envolvidos na gestão de Projetos.

Num passado, não tão longínquo e até romântico, muitas vezes um esforço pessoal, mesmo improvisado, resolvia grande parte dos problemas.

No presente, torna-se indispensável o trabalho integrado de equipes multidisciplinares em que cada um de seus participantes tem tarefas que devem ser concluídas, nos prazos contratados, para que possamos realizar nossos trabalhos.

Temos novos e desafiantes caminhos à nossa frente, para que possamos cumprir nossa missão em relação à gestão da informática na administração pública paranaense. O adequado planejamento e acompanhamento de cada um dos projetos certamente será fundamental para que alcancemos as metas estabelecidas.

Nosso diferencial será esse novo patamar, que todos devemos buscar.

Essa é a CELEPAR que tanto almejamos.