Plano diretor de informática uma discussão prática

Autor: Luiz Fernando Ballin Ortolani


Palestra
Apresentador Alberto Luiz Albertini
Entidade: FEA/USP

O planejamento de informática de uma empresa utiliza um recurso de fundamental importância: o PDI – Plano Diretor de Informática. Nesta palestra, o apresentador considerou estratégias para a elaboração do mesmo, com ênfase em empresas de médio porte.

O PDI a ser elaborado deve contemplar as realizações da área de informática num horizonte de 1 a 2 anos, podendo ser alterado conforme a situação econômica e política do país, do mercado e da empresa.

O documento deve ser flexível para auxiliar as atividades de informática e não rígido de maneira a amarrar os pés da organização, setor, departamento...

Trata-se de um alinhamento de estratégias da área de informática com a empresa. Dessa forma, estabelecem-se as premissas, objetivos e contornos organizacionais e da função.

A empresa, para elaborar seu PDI, deve ter definido previamente as políticas internas e externas, com relação aos itens:

- Definição de posturas da área de informática
- Definição de competência: o que desenvolver?
- O que comprar?
- Recursos operacionais disponíveis
- Técnicas ( preceitos) a serem utilizadas e a respectiva metodologia a ser adotada
- Esquema de segurança das informações
- Recursos humanos disponíveis
- Utilização e conhecimento das micro-informática
- Eventuais prestadores de serviços

Para elaborar o Plano ou desenvolver serviços na área de informática, faz-se necessária uma metodologia e um Plano de Sistemas, com as seguintes considerações:

1 – Arquitetura de Sistema de Informações
2 – Modelo Corporativo de Dados
3 - Prioridades
4 – Cronograma

Um dos itens do PDI trata dos investimentos necessários para desenvolver os serviços e sistemas contratados. Trata-se do Plano de Recursos e tem finalidade de compatibilizar os projetos assumidos pela área de informática, os recursos necessários e a hierarquia da empresa.

O sucesso de um PDI é diretamente proporcional ao nível de comprometimento da direção da empresa.

Sob o aspecto econômico, descreve-se a disponibilidade financeira, sua alocação e os retornos ao longo do tempo.

Outro ponto importante é a apresentação do retorno de investimentos na área de informática para justificar e até mesmo obter recursos para o desenvolvimento dos serviços de informática,. Este retorno, uma espécie de relação custo x benefício, deve ser informado pelo usuário (área usuária). A área de informática informa seu custo.