Plataforma utilizada no sistema multimídia

Você deve ter visto em nosso stand um sistema de multimídia, mostrando quais as principais aplicações do Governo do Paraná, que rodam em computador.

Pelo interesse demonstrado pela demonstração, vão aqui algumas informações técnicas a respeito da mesma.

O sistema foi projetado considerando 5 grandes áreas de atuação: Saúde, educação, segurança, transparência da gestão financeira do estado e Gerência da máquina pública. Cada um destes módulos, tem a mesma estrutura: um video inicial, seguido de um menu com botões na tela, representando cada uma das opções disponíveis a seguir. Escolhida uma opção qualquer, o sistema mostra uma tela parada (com fundo musical) com informações reais sobre aquela aplicação.

Na abertura do sistema, há um pequeno vídeo, seguido de uma foto da CELEPAR contendo os 5 botões de opção. Aqui o sistema aguarda 30 segundos, para ver se alguém pressionou alguma opção. Se não tiver sido pressionado nada, o programa se encerra, com outro pequeno vídeo, sobre o logotipo da CELEPAR, e retorna à abertura.

Plataforma de hardware utilizada

Um microcomputador IBM PS/2 modelo 57, com 12 Mbytes de memória e equipada com touch screen. As telas apresentadas tem resolução de 640X480 pontos, com 256 cores simultâneas.

O dispositivo de touch screen funciona através de uma trama de fios acoplados ao vídeo e que detectam pressão exercida sobre ele. Do ponto de vista da aplicação, o touch screen funciona como se fosse o mouse. Na verdade a aplicação não é capaz de distinguir se ela está recebendo uma informação de "clique" vinda do mouse ou da tela.

O computador está equipado com 2 discos rígidos de 120 Mbytes (120.000.000 caracteres) cada um. A aplicação que estamos apresentando ocupa 61 Mb de área de disco.

As imagens de vídeo em movimento foram capturadas com a placa ACTION MEDIA II, da IBM, que permite a captura de imagens oriundas de um sinal NTSC, com área de apresentação de 256X240 (é o que estamos usando) ou 512X480.

As imagens de vídeo parada (na apresentação de transparência da gestão financeira), foram obtidas de um vídeo frame a frame, como se fossem fotografias. Usou-se para tanto outra placa, chamada M-Motion, também da IBM.

O áudio foi capturado usando a placa M-audio capture & playback adapter, também da IBM. Todas as mídias (vídeo, áudio e imagens) foram capturadas e digitalizadas. Nada mais é analógico como foi em sua origem. Uma vez digitalizado, um sinal destes passa a ser tratado pelo computador como um arquivo usual, sem nada que o distinga dos demais.

No próximo número do BB do MERCOSOFT, uma descrição sobre a plataforma de software utilizada, e uma descrição do programa que está rodando na nossa estação multimídia.