Plataforma utilizada no sistema multimídia

Você deve ter visto em nosso stand um sistema de multimídia, mostrando quais as principais aplicações do Governo do Paraná, que rodam em computador. No número anterior do BB-MERCOSOFT, mostramos a plataforma de hardware utilizada. Agora vamos falar um pouco dos softwares utilizados.

1. Captura de imagens paradas

Usamos um utilitário associado ao scanner colorido empregado na captura. O utilitário é o IPHOTO, e com ele é possível receber uma tela do scanner, melhorá-la (brilho, colorido e contraste) e posteriormente guardá-la em disco.

2. Geração de telas com as informações

Tais telas foram geradas usando o software POWERPOINT da Microsoft. Entretanto, como este produto não gera formato compatível com os demais, precisamos usar um utilitário de conversão que capturou as telas, diretamente do buffer de vídeo, e as gravou no formato BMP, que foi mais tarde convertido para o formato TIF, que é o aceito pela plataforma IBM.

3. Captura e edição de sons

Usamos o software AVC, da IBM, que permite receber um áudio, editá-lo (cortando e colando pedaços de até 0,1 segundo de áudio), e posteriormente salvá-lo em disco. Como a representação de sons é bastante prolixa, este programa faz uma severa compressão dos dados antes de guardá-los em disco. Este programa admite 4 qualidades de som: Voz (5.5 Mbytes/seg com qualidade similar à de uma rádio AM), Música (11 Mbytes/seg, qualidade inferior ao de uma FM), High-fidelity (22 Mbytes/seg) e Som estéreo (44 Mbytes/seg).

O AVC também aceitaria, embora não tenhamos usado, arquivos tipo MIDI.

4. Captura de Vídeo

Usamos as ferramentas constantes do pacote AVK, que vem junto com as placas de vídeo. Tais ferramentas permitem captura e apresentação de imagens fixas e movimentando-se.

5. Integração de tudo

Juntamos tudo isso usando o software AVC (Audio Visual Connection), que permite integrar e sincronizar todas as mídias descritas. Ele é programado em uma linguagem conhecida como AVA, na qual se descrevem as etapas do aplicativo, os pontos de sincronismo, os efeitos de áudio e imagem desejados, os tempos de espera, os botões que podem ser pressionados no vídeo e assim por diante.

Nestes dois artigos esperamos ter apresentado uma idéia do funcionamento do nosso sistema multimídia. Se você tem alguma dúvida, ou gostaria de ter maiores esclarecimentos, dirija-se ao nosso stand.