Portal “Dia-a-dia Educação” do Estado do Paraná

Autores: Christiane Pires Atta, Glauco Gomes de Menezes, Mônica Bernardes de Castro Schreiber e Márcia Yurimi Ono Sens

 

O que é o Portal “Dia-a-dia Educação”?

O Portal “Dia-a-Dia Educação” do Estado do Paraná é uma solução tecnológica baseada no conceito de Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (em inglês: Computer Supported Collaborative Learning ou CSCL), desenvolvida e implementada em sua maior parte em software livre, tendo como pressuposto básico a democratização do conhecimento em rede e pela rede. Trata-se de uma solução personalizada, que respeita o interesse de cada um e, ao mesmo tempo, viabiliza a construção de conhecimentos de modo interativo e democrático.

Esse modelo inovador, rico em seu aspecto participativo, socializante e emancipador, propiciará a estruturação de uma verdadeira cadeia de produção, recepção e retroalimentação da informação que, mesmo sendo permeada pelas Novas Tecnologias Educacionais, tem como alicerce o próprio tecido social que a constrói.

Fundamentando-se nas teorias sociocultural, construtivista, de aprendizagens auto-reguladas, cognitiva e baseada em problema, como também de cognição situada e distribuída, o Portal busca a construção de um ambiente de estímulo à colaboração, a partir da mediação social entre seus diferentes atores num processo de aprendizagem autônoma.

Sua viabilização dar-se-á através da disseminação colaborativa de experiências, recursos e projetos, possibilitando, assim, a sinergia entre competências e a construção de uma memória em comum, com armazenamento coordenado e distribuição livre. Cria-se, assim, um dispositivo de comunicação interativo e comunitário, em benefício da educação pública de qualidade.

Com esta iniciativa, o Governo do Estado do Paraná, utilizando-se da rede física do projeto Paraná Digital, implementa também um novo conceito de Portal Educacional, que insere a questão tecnológica no contexto da construção de mundo e, ao mesmo tempo, torna-se um provedor autônomo de sistemas de informação de cunho educacional.

O Portal Educacional é um produto com identidade própria, nascido de uma construção coletiva entre os atores que o compõem: a comunidade escolar (Secretaria de Estado da Educação do Paraná, educadores, alunos, escolas e comunidade).

A construção desse conhecimento, dentro da estrutura do Estado, inverte a lógica de funcionamento do mecanismo de prestação de serviços, levando-o a deixar de ser cliente, para passar a desenvolver soluções adequadas às suas necessidades educacionais e disponibilizando-as também a outras instituições de ensino, públicas ou privadas.

Assim, este projeto objetiva instrumentalizar educadores com informações concernentes a conteúdos das diversas áreas do conhecimento e outros recursos que colaborem com a sua prática pedagógica, tornando-o uma fonte oficial de informações advindas das diferentes instâncias da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, bem como estruturar uma rede de comunicação efetiva entre todos os envolvidos no processo educativo, propagando dados, informações didático-pedagógicas e experiências eficazes no processo de ensino-aprendizagem para a construção do conhecimento. Dessa forma, busca tornar-se um veículo de expressão da comunidade escolar, valorizando a produção intelectual dos educadores da Rede Estadual de Ensino do Paraná, oferecendo serviços de interesse a todos os atores envolvidos na Educação Básica e Ensino Médio, fomentando a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e estimulando a educação continuada.

Os conceitos utilizados em sua elaboração compreendem a disponibilização de conteúdos específicos a cada público-alvo e de ferramentas de interação síncronas e assíncronas; utilização de estratégias de controle com o mapeamento da freqüência de acesso, gerando feedback para avaliação de sua usabilidade, de forma contínua; disponibilização de mecanismos de recepção e transmissão on-line de informação por área de interesse; criação de interfaces gráficas amigáveis, com uma navegabilidade fácil e assertiva; utilização de uma linguagem adaptada ao hipermeio.

Implementado através da Secretaria de Estado da Educação - SEED e da Companhia de Informática do Paraná - Celepar, o Dia-a-Dia Educação propiciará ao Estado do Paraná tornar-se um provedor autônomo de sistemas de informação de cunho educacional, gerando um produto com identidade própria, a partir da construção coletiva de educadores em várias instâncias, tornando-se referência na democratização do ensino, mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

Entretanto, o projeto investe no desenvolvimento de competências dos profissionais da educação, não se resumindo à utilização de meios de transmissão de dados e informações, mas indo além desses limites, à medida que possibilitará aos educadores e educandos redescobrir e reconstruir conhecimentos de forma colaborativa.

O que é o Ambiente Pedagógico Colaborativo - APC?

É um ambiente pedagógico, interativo e colaborativo disponível no Portal Educacional Dia-a-dia Educação, que tem como proposta instrumentalizar os professores da rede estadual de educação do Paraná em sua prática pedagógica.

É importante observar que, neste modelo, os professores passarão de distribuidores de informação a gestores de um contexto de aprendizagem. Outra questão importante é que este processo colaborativo permitirá ao educador a continuidade de seu aprendizado (educação continuada), pois quando ele apresenta um APC, o processo de validação realizado pela SEED orienta o educador para a adequação do conteúdo a ser disponibilizado no portal, bem como lança uma discussão na rede, onde seus pares poderão complementar e aprofundar este mesmo conteúdo.

É um processo dinâmico, contínuo e que permite o acesso (aquisição de conhecimentos) e a colaboração (expressão destes conhecimentos), disponível na Internet. Nesta perspectiva, há um ganho significativo a todos os participantes, pois cria-se um modelo de constante atualização pedagógica.

Dentro de uma perspectiva macro, o APC servirá para orientar os percursos individuais dos educadores em sua prática. Reconhecendo o conjunto de saberes da rede educacional do Estado do Paraná, valorizando suas experiências profissionais e sociais.

Desta forma, busca-se oferecer um aprofundamento teórico do conteúdo a ser ministrado aos alunos, proporcionando uma ampla discussão entre os professores da rede estadual de Educação, através dos recursos de interação on-line.

O APC é um dos disparadores da discussão coletiva do Currículo, caracterizando-se como um importante mecanismo institucional à SEED, vinculando-se à política educacional do Estado do Paraná.

O APC oferece vários recursos, a saber: EXPRESSÃO (depoimentos dos autores); (IN)FORMAÇÃO (artigos e textos para fundamentação teórica do assunto); INTERAÇÃO (fóruns de discussão e dispositivos de colaboração); DIDÁTICOS (imagens, sons, indicação de vídeos, softwares de simulação, tradutores, dicionários e links de sítios relacionados ao assunto); METODOLÓGICOS (propostas de atividades para a iniciação à investigação científica, integração de disciplinas, encaminhamentos para sala de aula e possíveis relações do assunto com os Temas Transversais).

O endereço de acesso é: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br>.