Português ou Brasileiro?

Autora: Maria Alexandra V. C. da Cunha


Um programa não roda, só dá erro, você chama um seu colega para ajudar e no meio da conversa ele diz:

“Vamos afixar o apontador no écran, entre plicas... “

Não, ele não ficou louco.

Muito provavelmente ele é português e estando há pouco tempo no Brasil, ainda não se habituou ao “informatiquês tupiniquim”. Em Portugal, o jargão técnico gerado é um pouco diferente do nosso. Se você for trabalhar em Portugal e escutar que “ o Windows corre no sistema operativo DOS ( e a propósito, por que será que aqui “run” foi traduzido por “rodar”? Eles morem de rir quando a gente “roda” programas).


                                                                     --------------------------
                                                                       - “Vamos afixar
                                                                 o apontador no écran,
                                                                         entre plicas... "

                                                                     --------------------------

Mas há mais diferenças. Há que se cuidar por exemplo com o gênero das coisas. Não se diz um disquete, lá é uma diskette; diretórios (de um winchester) são directorias, e aliás winchester também deve ser traduzido, é disco duro, ou disco rígido. Interface paralela está errado, é interface paralelo.

Em Portugal não existem usuários (são utilizadores), nem arquivos (ficheiros) e registros são um pouco são diferentes (registros). Mainframe é hospedeiro, mouse é rato e ambiente operacional é ambiente informático.

Uma das expressões engraçadas com que deparei foi: O Professional Page é invocado...”, eu logo pensei que o software era ranzinza, e na continuação da frase descobri que ele era”... invocado digitando-se PP na linha de comando do DOS”.

Para terminar, se você ainda não descobriu o que o seu amigo programador quis dizer com afixar” um apontador no écran entre plicas”, eu traduzo, ele pediu para você dar um display de pointer na tela, entre aspas.