Pós-Graduação

Autor: Mario Augusto Zamataro

 

Dentro do Programa de Incentivo à Educação, norma RH-03.02, a CELEPAR está participando de um projeto, juntamente com a Universidade Estadual de Londrina - UEL e o Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina - SERCOMTEL, visando a realização de cursos de especialização e mestrado em Ciências da Computação.

A iniciativa deste programa foi tomada pela UEL que, interessada em promover o desenvolvimento de seu corpo docente e visando habilitar-se para a promoção de curso de mestrado próprio na área de informática, deparou-se com a necessidade de que alguns de seus professores adquirissem o grau de mestre. A partir daí, a UEL buscou encontrar uma instituição de ensino que pudesse realizar um curso de mestrado de acordo com suas necessidades. Duas universidades foram contactadas, a UFRJ e a UFRGS, ficando acertada a realização do curso com a UFRGS que, além de ter disponibilidade, também possui reconhecida notoriedade na área de concentração escolhida.

Em razão do elevado custo para a realização do curso, a UEL procurou alguns parceiros para a viabilização deste projeto e, das empresas convidadas, a CELEPAR e o SERCOMTEL tiveram interesse no programa. Além disso, o curso foi dividido em dois módulos: um a nível de especialização e outro a nível de mestrado, de forma que os créditos do módulo de especialização também são computados para o módulo de mestrado.

Esta estratégia propiciou o atingimento de dois objetivos da UEL: abrir algumas vagas para a comunidade, cumprindo seu papel institucional de formação profissional; e ampliar a capacidade de custeio do curso, através das matrículas e mensalidades advindas do público externo.

A decisão da CELEPAR em participar deste evento, foi tomada após uma avaliação do conteúdo programático proposto e da capacidade técnica da UFRGS. Os temas que serão abordados são de grande importância para a Empresa, pois tratam de tecnologias das quais necessitamos ampliar o domínio de conhecimento, estando diretamente relacionadas a processos produtivos estratégicos:

  • Gerência e Projeto de Redes (homogêneas, heterogêneas, locais, automação, integração de serviços, Internet, protocolos, etc.).
  • Interconexão de redes, meios e técnicas de transmissão de dados.
  • Modelagem de Dados, especificações formais e projeto de bancos de dados, implementação de SGBDs e desenvolvimento de sistemas distribuídos.
  • Modelagem, armazenamento e recuperação de documentos e hiperdocumentos.

Portanto, estão sendo firmados dois Convênios. O primeiro, entre a UEL e a UFRGS, com o objetivo de estabelecer cooperação técnica, especificamente no desenvolvimento técnico e científico de recursos humanos na área da Ciência da Computação.

Este convênio prevê o desenvolvimento de atividades de ensino, orientação e pesquisa em n'vel de Pós-graduação, em Londrina e em Porto Alegre. A UFRGS oferecerá disciplinas de Ciência da Computação (ver box), em nível de especialização, destinadas ao aperfeiçoamento dos participantes em uma turma de, no máximo, 30 alunos (20 somente no módulo de especialização e 10 incluindo o módulo de mestrado). Todas as atividades inerentes ao módulo de especialização serão desenvolvidas no Campus da UEL.

As atividades inerentes ao módulo de mestrado serão desenvolvidas em Porto Alegre.

O segundo Convênio, entre a UEL, CELEPAR e SERCOMTEL, tem o objetivo de estabelecer cooperação técnica e financeira para a realização dos cursos, definindo as condições com que cada instituição participa do projeto.

Este instrumento prevê que a CELEPAR tem direito a ocupar 4 vagas, sendo 2 do módulo de especialização e 2 do módulo de mestrado. O SERCOMTEL tem direito a ocupar 2 vagas do módulo de especialização. A UEL ocupará 8 vagas do módulo de mestrado. As demais vagas (16 no módulo de especialização) serão ofertadas ao público em geral.

Os alunos irão contar com uma infra-estrutura mínima de apoio, incluindo ambiente para estudo, equipamentos de computação em quantidade suficiente para atender a turma, com configurações adequadas, inclusive com acesso à Internet e acesso a uma biblioteca com referências básicas nas áreas das disciplinas incluídas neste Programa.

As disciplinas serão apresentadas na forma de "contato intensivo" com duração de uma semana cada. Uma disciplina de 2 créditos usar dois módulos de 15 horas, ou um módulo de 30 horas, e uma disciplina de 4 créditos usar dois módulos de 30 horas. Ao final de cada módulo serão indicadas tarefas a serem realizadas pelos alunos. Em disciplinas que usam dois módulos, o intervalo entre os módulos será de no mínimo duas semanas de duração.

Cada aluno desenvolverá um Trabalho Individual (valendo 2 créditos) no qual empregará cerca de 60 horas, sob orientação de um professor-orientador.

Os alunos, após a obtenção dos créditos necessários, terão seu desempenho geral até esta etapa avaliado pela Comissão Coordenadora. Se tiverem atingido um nível de aproveitamento mínimo receberão o título de Especialização, que será fornecido pela UEL. Os alunos matriculados no módulo de mestrado poderão, então, iniciar as atividades previstas para este módulo.

Cada aluno do Mestrado elaborará, com o apoio de um orientador da UFRGS, um Plano de Estudos e Pesquisas para desenvolvimento de sua Dissertação, a ser aprovado pela Comissão Coordenadora. Durante o desenvolvimento da Dissertação de Mestrado haverá um período de residência do aluno na UFRGS de no mínimo 3 meses contínuos.

Após concluída, a Dissertação será submetida a avaliação e defesa perante Banca de Julgamento.

Tanto os trabalhos individuais do módulo de especialização, quanto as dissertações de mestrado a serem elaboradas pelos alunos/empregados da CELEPAR, deverão abordar temas do interesse da Empresa.

A participação dos empregados da CELEPAR nos cursos de especialização e mestrado ocorrerá de acordo com o disposto na norma RH-03.02 e, em razão das peculiaridades de calendário deste programa, foram definidos os seguintes procedimentos:

  • durante as semanas de aula em Londrina os empregados serão liberados do trabalho e, no intervalo, deverão desempenhar suas atividades normais na Empresa, sendo possível a negociação junto às chefias/gerências, de liberação parcial para pesquisas e trabalhos do curso;
  • os empregados que participarem do curso de mestrado serão liberados do trabalho durante o período de residência a ser realizada em Porto Alegre, na UFRGS (3 meses), e por um período adicional de 6 meses para o desenvolvimento da Dissertação de Mestrado;
  • como subsídio à participação dos empregados às aulas em Londrina, a CELEPAR ressarcirá ao aluno/empregado até o valor limite de uma passagem rodoviária em ônibus leito de ida e volta a cada período de aulas, para uso exclusivo em transporte, bem como, fornecerá uma diária para alimentação, estadia e transporte local;
  • como subsídio à participação dos empregados no curso de mestrado, durante o período de residência em Porto Alegre e desenvolvimento da Dissertação, a CELEPAR ressarcirá ao aluno/empregado até o valor limite de uma passagem aérea de ida e volta, para uso exclusivo em transporte.