Primeiro telecentro comemora aniversário com 8 mil usuários

Autoria: Agência Estadual de Notícias

Com um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, o município de Ventania comemorou, nesta sexta-feira (14/05), o aniversário da instalação do primeiro telecentro Paranavegar, principal instrumento para inclusão digital promovida pelo Governo do Estado. Cerca de 8 mil pessoas já aproveitaram a oferta gratuita de acesso à Internet, a oportunidade de aprender programas básicos de computador e os serviços do Portal do Governo. O número é superior ao total da população do município de 7 mil habitantes, o que indica a procura por usuários de municípios vizinhos.

Atualmente, o Paranavegar de Ventania tem 60 pessoas cadastradas para aprender a utilizar programas para edição de texto, navegação na Internet, criação de planilhas de cálculos e acesso aos serviços que compreendem desde a obtenção de documentos básicos para garantia da cidadania e inscrição para concursos, até a busca por parentes desaparecidos. Para comemorar a data, que coincide com a criação do município em 1990, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) promoveu palestras para apresentar os serviços do governo eletrônico e ampliar o alcance do telecentro.

Em média, 640 pessoas visitam o telecentro todos os meses. Os programas apresentados têm código aberto - softwares livres - e podem ser copiados pela comunidade ou para ampliação do telecentro, sem gerar custos adicionais com licenciamentos. "Chegamos a ter insuficiência de equipamentos para atender à demanda de interessados", ressalta o Prefeito Antônio Helly Santiago.

A maioria dos usuários formados pelos telecentros acessam freqüentemente o e-mail e pelo menos 20 estudantes visitam o telecentro para fazer pesquisas escolares todos os dias. O programa de inclusão também prevê a formação de instrutores da própria comunidade - após 45 dias da sua implantação, a primeira turma de 15 alunos do ensino básico formou 3 instrutores para repassar conhecimento para a próxima turma.

Referência

1. PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Primeiro Telecentro comemora aniversário com 8 mil usuários. Disponível em: <http://www.pr.gov.br>. Acesso em: 08 jun. 2004.