Privacidade.com


Fonte: O dia, Rio de Janeiro, 26 abr. 2000.

Cuidado: seu e-mail pode estar sendo vigiado! Saiba como se proteger

Seu e-mail é seguro? Você pode até confiar nele, mas é bem provável que todas as mensagens que circulam pela sua caixa postal virtual estejam à mercê de olhares indiscretos. Mesmo para quem não costuma trocar informações confidenciais via Internet, a perspectiva de ter a privacidade invadida não é nada agradável.

"Quando você manda um e-mail, suas informações navegam abertas, como em um cartão postal escrito a lápis", alerta Márcio Liberbaum, presidente da CertiSign, empresa brasileira de certificação digital. A metáfora do cartão postal não é nenhuma novidade, mas continua um belo exemplo da vulnerabilidade de nossos dados: além de lidos por qualquer um, eles podem ser adulterados ao longo do percurso.

Pior do que conhecer a fragilidade das mensagens eletrônicas é saber que, com um mínimo de esforço, tudo isso poderia ser evitado; mas raramente é. Soluções de criptografia que codificam o texto e certificados digitais que garantem a autenticidade de uma informação podem ser facilmente obtidas na Grande Rede, sem que seja preciso gastar quase nada.

Especialmente agora, que tomamos conhecimento do Echelon, um sistema global de vigilância que permite a algumas potências interceptar todo o tipo de comunicação eletrônica, proteger informações confidenciais torna-se cada vez mais importante. Em defesa da privacidade e da liberdade de expressão, já há até quem proponha uma nova Internet.