Produção científica dos técnicos da CELEPAR

Autora: Maria dos Dores Santos

Para conclusão do Curso de Biblioteconomia e Documentação da UFPR em 1991, elaborei pesquisa com o objetivo de identificar, do ponto de vista quantitativo, a produção científica dos técnicos da CELEPAR com curso superior completo, que atuam nas áreas de Suporte Técnico e Atendimento/Desenvolvimento, publicada no período janeiro/81 a outubro/91.

Foram analisadas as seguintes variáveis:faixa etária, formação acadêmica, área de atuação mais produtiva, produtividade por tipo de publicação e rede de comunicação entre os técnicos. A pesquisa pretendeu, também verificar se a produção identificada constava do acervo da nossa biblioteca.

O termo produção cientifica é compreendido aqui como trabalhos sobre forma de livro, apostila de curso, artigo de periódico, comunicação em eventos (congresso, seminários, encontros), dissertação e tese.

METODOLOGIA

O instrumento para coleta de dados constou de entrevista estruturada com 86 técnicos que representaram o universo da pesquisa, anexando-se ao formulário a relação dos trabalhos que já faziam parte do acervo da nossa biblioteca.

Os dados para o referido estudo foram coletados no mês de novembro de 1991, sendo organizadas e manipuladas estatisticamente informações relativas a todas as variáveis.

Para verificação da rede de comunicação entre os técnicos na realização do trabalho diário e para produção científica, foi elaborado sociograma que representou a fisionomia das relações individuais entre os técnicos da empresa.

RESULTADOS

Dos 86 entrevistados, 30 apresentaram algum tipo de produção científica, sendo 15 de cada área, o que representa 34,9% do universo pesquisado, somando 160 trabalhos e uma média de 5,3 por técnico.

No que se refere a faixa etária 10 técnicos (63,34%) estão entre 31 e 40 anos. 7 (23,33%), entre 41 e 50 anos e 4 (13,33%) entre 20 e 30 anos.

Quanto à formação acadêmica, 50% têm cursos de especialização predominante em informática d 50 % têm graduação em diversas áreas.

A área de Suporte Técnico foi a que apresentou o maio número de trabalhos num total de 122 ( 76.25%); na área de Atendimento/Desenvolvimento foi 38 (23,75%).

Segundo o tipo de publicação, o estudo demonstrou que em primeiro lugar aparecem as apostilas de cursos com 77 (48,12%) sendo que 54 (70,13%) foram elaboradas pela área de Suporte e 23 (29,87%) pela de Atendimento/Desenvolvimento. Artigos de periódicos estão em segundo lugar: 49 (89,09%) para Suporte e 6 (10,91%) para Atendimento/Desenvolvimento, seguido de comunicação em eventos com 16 (72,73%) para Suporte e 6 ( 27,27%) para Atendimento/Desenvolvimento. Finalmente aparecem os livros, com 3 para cada área. Teses e dissertações não foram mencionadas pois nenhum dos técnicos entrevistados têm grau de Mestre ou de Doutor.

Contrariando a posição de alguns autores que afirmam que a proporção de artigos em colaboração cresceu contínua e vigorosamente a partir de 1900, o estudo demonstrou que a grande maioria dos trabalhos 137 (86%) é de autoria individual, contra 23 (14%) com colaboração.

De acordo com o sociograma, a comunicação entre os técnicos tanto para realização do trabalho diário, quanto para a produção científica é aparentemente pouco expressiva, constatanto-se 40% de técnicos isolados no primeiro casa e 50% no segundo.

Na comparação do levantamento prévio da produção científica nos catálogos da biblioteca com o resultado das entrevistas, constatou-se que temos no acervo 108 dos 160 trabalhos, sendo 55 (100%) dos artigos de periódicos, 3 (50%) dos livros, 38 (49,35%) das apostilas de cursos e 12 (54,54%) das comunicações em eventos. Dos 30 técnicos, 21 têm algum de seus trabalhos catalogados na biblioteca.

CONCLUSÃO

Considerando que a CELEPAR é uma empresa prestadora de serviços e não uma instituição dedicada exclusivamente à pesquisa, pode-se concluir que a produção científica de seus técnicos no universo pesquisado, é significativa.

As interessados, informo que o trabalho completo está à disposição na biblioteca.

Agradeço a todos os amigos que participaram da pesquisa colaborando para que eu obtivesse minha graduação universitária, e também à CELEPAR pela oportunidade que me deu para mais esta realização.