Programa de Palestras

Palestras de amanhã

16:30 Padronizar para crescer. Base de dados bibliográficos do Estado do Paraná.
17:30 Projeto de sistemas especialistas em soldagem e monitoramento da corrosão metálica.
18:30 Multimídia - tecnologia e software - um estudo de caso.


PROGRAMA DE PALESTRAS

. DIA 19/05/93


. 16:30 Gerência de Projetos - Uma abordagem empresarial
Danilo Scalet - CELEPAR

Serão analisadas as principais variáveis envolvidas no gerenciamento de projetos, enfocando aspectos de planejamento, controle e estratégia de abordagem gerencial.

. 17:30 Aplicações de computação gráfica na geoquímica de superfície
Otávio Augusto Boni Licht -MINEROPAR

Aplicações da computação gráfica e do geoprocessamento na análise de dados e representação cartográfica na geoquímica de superfície.

. 18:30 Implantação de ambiente heterogêneo (Rede Local, UNIX, Mainframe) - Uma experiência real
Ruben Cesar Macedo - CELEPAR

A experiência da CELEPAR na implantação dos ambientes de Rede Local e UNIX, e na interconexão desses ambientes entre si e com o Mainframe.

Local: Stand da CELEPAR
Pavilhão de Exposições

Confirme sua presença, retirando uma senha no local da palestra.

DIA 20/05/93


16:30 Padronizar para crescer: Base de dados bibliográficos do Estado do Paraná Olga Maria Soares da Costa - CELEPAR

A avaliação de uam base de dados bibliográficos padrão - utilizando o software Microisis - pretende viabilizar, progressivamente, as condições para uma ampla integração dos acervos das bibliotecas e centros de documentação do Estado do Paraná. Após a palestra, será demonstrada a base padrão, com informações sobre MERCOSUL.

17:30 Projeto de sistemas especialistas em soldagem e monitoramento da corrosão metálica Milton Pires Ramos - TECPAR

Apresentação do Projeto de Sistemas Especialistas, PSE, em desenvolvimento no TECPAR desde 1990, detalhando metodologias e ferramentas utilizadas no desenvolvimento dos sistemas: SES - Sistema Especialista em Soldagem - e MONITOR - Sistema especialista para monitoramento da corrosão metálica em processo químico industrial.

18:30 Multimídia - tecnologia e software - um estudo de caso.
Pedro Kantek - CELEPAR

A experiência da CELEPAR na construção da aplicação multimídia mostrando os principais sistemas do Governo do Paraná, que está funcionando no nosso Stand.

Local: Stand da CELEPAR
Pavilhão de Exposições

Confirme sua presença, retirando uma senha no local da palestra.

PROGRAMA DE PALESTRAS - ASSISTA HOJE

DIA 21/05/93


. 16:30 BDE - Base de Dados do Estado do Paraná
Oscar Custel da Silva - IPARDES

A Base de Dados do Estado (BDE) tem como princípio a constituição de um banco de dados cuja finalidade é proporcionar apoio às atividades de planejamento governamental e privado.

. 17:30 A Informática como apoio à pesquisa agropecuária

PESQ - base de dados de pesquisadores e técnicos do IAPAR. A base arrola o cadastro de 224 técnicos e pesquisadores trazendo a

PALESTRA DA MERCOSOFT

Hoje pela manhã foi proferido pelo Vanderlei uma palestra sobre "Metodologias" no segmento para acadêmicos.

Esta apresentação enfocou os aspectos conceituais e filosóficos de uma metodologia e a definição de um processo de desenvolvimento abordando os aspectos de Engenharia de Software, Engenharia da Informação e novos paradigmas para a década de 90.

SISTEMA MULTIMÍDIA

Está funcionando no stand da CELEPAR uma aplicação multimídia mostrando os principais sistemas do Governo do Paraná.

Integrando imagem, video em movimento e parado, som estéreo, e hiratividade através de uma tela sensível ao toque, o sistema mostra em aproximadamente 45 telas, características dos maiores sistemas da CELEPAR.

As apresentações estão agrupadas em 5 grandes conjuntos que são: Segurança Pública, Saúde, Educação, Gerência da máquina governamental e transparência do Governo, esta última falando principalmente da gestão de recursos financeiros arrecadados da sociedade e repassadas ao governo via impostos.

A aplicação foi feita usando uma plataforma IBM PS/2, equipada com touch screen, e com uma placa de video "Action Video".

O software utilizado foi o AVC-Audio Conection e o AVK-Audio Video Kit, além de inúmeros programas de arte e utilitários.

As idéias por trás deste sistema e desta tecnologia serão objeto de palestra realizada na quinta-feira às 18:30h com o título "MULTIMÍDIA" - Tecnologia e software - um estudo de caso.

O local da palestra é a sala de aula do stand da CELEPAR e o acesso à palestra é livre e gratuito, bastando para tanto apanhar uma senha de acesso junto a qualquer uma das recepcionistas do stand.

Dê-nos o prazer de sua visita e venha ver este sistema (e muitos outros) funcionando a todo vapor, sempre no nosso stand.

DIA 21/05/93

. 16:30 BDE - Base de Dados do Estado do Paraná
Oscar Custel da Silva - IPARDES
A Base de Dados do Estado (BDE) tem como princípio a constituição de um banco de dados cuja finalidade é proporcionar apoio às atividades de planejamento governamental e privado.

. 17:30 A Informática como apoio à pesquisa agropecuária
PESQ - base de dados de pesquisadores e técnicos do IAPAR. A base arrola o cadastro de 224 técnicos e pesquisadores trazendo a formação profissional, áreas de especialização e locação, sendo possível a consulta on-line por nome, especialidade, locação etc. O resultado da busca pode ser mostrado em vídeo, armazenado em arquivo ou listado na impressora.

SEPAR - Base de dados para controle de separatas. Cada pesquisador pode ter sua base onde são armazenadas as informações pertinentes, possibilitando com isso fazer recuperação on-line por assunto, autor, número da separata etc. O resultado da busca pode ser mostrado no vídeo, armazenado em arquivo ou listado na impressora.
Welfrid Stenzel - IAPAR

. 18:30 Rede integrada de comunicação de dados e serviços do Estado do Paraná
Armando Rech Filho - CELEPAR


Local: Stand da CELEPAR
Pavilhão de exposições
Confirme sua presença, retirando
uma senha no local da palestra.