Projeto Munadown

Autores:
Adriana Rezende Bevilacqua
Egas Campolim Hutten Torres
Patrícia Izabel Largura ( Estagiários GPS )

Estes são e a Patricia e o Egas, estudantes do 4º e 2º anos, respectivamente, do curso de Bacharelado em Informática nas Faculdades Positivo e estagiários da CELEPAR alocados na DITEC-F.

A Patricia está conosco desde maio de 1997 e tem demonstrado excelente rendimento no desenvolvimento de aplicativos em Access.

O Egas chegou em junho de 1998 e está participando do desenvolvimento do Sistema de Pontos de Função programando em Delphi.

Com a ajuda da nossa analista Adriana, os dois trabalharam no desenvolvimento do Sistema de Cadastro e Controle das provas do campeonato Munadown e neste número do Bate Byte contam um pouco a respeito desta experiência.

Aproveitem ...

 

1º Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down

1º Congresso Internacional sobre Desporto, Recreação, Arte e Dança para a Síndrome de Down

O 1º Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down, realizado em Curitiba nos dias 10, 11 e 12 de outubro deste ano, destinou-se a pessoas com Síndrome de Down dos cinco continentes, sem distinção de raça, religião e sexo. Paralelamente, ocorreu o 1º Congresso Internacional sobre Desporto, Recreação, Arte e Dança para a Síndrome de Down na Universidade Tuiuti do Paraná, nos dias 7, 8 e 9 de outubro.

O congresso realizou alguns cursos como: Treinamento em Natação Competitiva, Dança Clássica, Ensino da Natação e Jogos Recreativos, visando promover a integração do portador da Síndrome de Down através atividade física.

O campeonato foi composto das seguintes provas:

  • Nado Livre

  • Nado Costas

  • Nado Peito

  • Nado Borboleta

  • Medley Individual

  • Revezamento 4X50 metros

Sendo que cada atleta poderia participar somente de três provas.

Em campeonatos de natação, existem dois critérios nas provas:

  • Classificatória: os atletas competem de forma igualitária, independente de seus tempos.

  • Qualificativa: são formados grupos de atletas, respeitando uma margem de dez por cento entre o primeiro e o último tempo. Além disso, deve ser levado em consideração o número de raias das piscinas.

A forma adotada para este campeonato foi a Qualificativa, pois foi considerada a mais adequada para este tipo de competição.

Tanto o campeonato como o congresso tiveram como objetivo promover as pessoas portadoras no âmbito desportivo, social e cultural, demonstrando à sociedade suas possibilidades de realização, respeitadas as diferenças individuais, mostrando a grande importância do esporte em suas vidas.

Outro aspecto relevante verificado neste evento foi o apoio dado a estes atletas, principalmente das pessoas com quem convivem, pois dificilmente conseguiriam vencer suas dificuldades sozinhos.

A CELEPAR também participou do projeto com o desenvolvimento de um sistema cuja função era um cadastro automatizado para que o acompanhamento do congresso e das provas do campeonato fossem realizados com maior eficiência e rapidez, e para que as informações armazenadas no sistema pudessem ser utilizadas nos próximos eventos.

O sistema foi desenvolvido em Access, conforme padrões de telas da CELEPAR para plataforma Windows. Também seguiu normas especificadas pela Federação Internacional de Natação Amadora.

Além de suas funções rotineiras, como Cadastros, Emissão de Relatórios e Consultas, o sistema gera automaticamente o Cálculo de Distribuição de Tempo, conforme o critério de classificação utilizado pelo campeonato.

Nos dias em que a competição foi realizada, a CELEPAR forneceu total apoio ao evento, enviando uma equipe de funcionários e estagiários, que ficou à disposição para os procedimentos técnicos da competição e eventuais alterações nos procedimentos das rotinas.

Este projeto trouxe uma grande experiência de vida a todas as pessoas envolvidas no evento, tanto na valorização destes atletas portadores da Síndrome de Down, como, também, a luta cada vez maior para alcançar seus objetivos, superando suas dificuldades.