Projeto PROCON

Autora: Lilia Pinheiro Cristaldi Silva - DITEC-A


Neste mês de março de 1994, o Código de Defesa do Consumidor está completando 3 anos de vigência, e o Estado do Paraná, através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor PROCON, vem prestando esse atendimento à população.

Para garantir maior agilidade e eficiência nos processos, a CELEPAR vem atuando junto ao PROCON no sentido de informatizar seus diversos setores.

Essa parceria começou com um projeto de aquisição de equipamentos que foi efetivada em outubro de 1993, quando uma rede de microcomputadores foi instalada. Também foi desenvolvido um sistema para atender à primeira etapa de um processo de defesa do consumidor: o atendimento pessoal que é dado pelo PROCON aos diversos reclamantes que diariamente vêm pedir auxílio a esse órgão público.

A partir da instalação dessas melhorias, cada reclamação é diretamente cadastrada no sistema e o consumidor, dependendo do tipo de reclamação, já sai do PROCON com uma cópia do protocolo emitida pelo sistema.

Esse foi apenas o primeiro passo. Os outros setores do PROCON também serão analisados pelos técnicos da CELEPAR para possibilitar melhorias e automatização de processos, reforçando ainda mais a parceria entre CELEPAR e PROCON.