Projeto de Base de Dados Textuais

Autora: Sara Fichman Raskin - GPT

As necessidades de informação estão ficando cada vez mais complexas. Hoje, todos os tipos de dados, sejam eles estruturados, textos, imagens e gráficos devem estar integrados para fornecer a informação desejada ao usuário, de uma forma correta, rápida e completa

Dados textuais, geralmente em forma de documentos, são uma rica fonte de informação. Daí a necessidade crescente de se incorporar um gerenciamento desses dados textuais nas aplicações estratégicas das empresas.

Gradativamente vem crescendo no Estado a demanda por recursos de software para auxiliar no tratamento e recuperação de dados armazenados em forma de texto. A CELEPAR tem instalado o STAIRS no mainframe e o MICROISIS em microcomputadores os quais são utilizados por vários clientes e, internamente, pela DIDOB.

A crescente consciência de informatização da sociedade e dos serviços públicos também tem fortalecido a demanda por soluções para a recuperação de textos em aplicações não convencionais tais como: legislação, jurisprudência, normas de procedimentos, controles de processos e muitos outros.

Visando prover a CELEPAR com uma ferramenta para criar aplicações com as facilidades de recuperação de documentos ou para acrescentar as capacidades de armazenamento e recuperação de documentos a aplicações existentes, foi montado um grupo de trabalho constituído por representantes de áreas técnicas da CELEPAR e coordenado pela GPT, para fazer um projeto incluindo levantamento e estudo das necessidades dos nossos clientes e dos produtos disponíveis no mercado para essa finalidade.

Na fase inicial do projeto, foram feitos contatos com as GATs para se obter informações sobre as necessidades de seus clientes em termos de software para armazenamento e recuperação de dados textuais e também informações a respeito das soluções atualmente empregadas. Para este levantamento foi elaborado um questionário que foi respondido pelos analistas de atendimento da GAC. Ao mesmo tempo, foi feita uma pesquisa nos fornecedores para obter informações sobre produtos que, a princípio, pudessem atender às necessidades levantadas, e em usuários considerados como possíveis conhecedores de alguma solução, como em algumas congêneres da CELEPAR, Bibliotecas Públicas Estaduais e escritórios de Advocacia.

Das Empresas de Processamento de Dados Estaduais que fizemos contato, contribuíram para o nosso trabalho a EMCIDEC de Goiânia - usuários de Natural Document (NDM) e SRI; a PRODEMGE de Belo Horizonte - usuários de LIGHT BASE, SRI, MICROISIS, SEARCH MANAGER e NDM/ADABAS TRS; a PRODESP de São Paulo - usuários de STAIRS, ADABAS TRS, LIGHT BASE, SRI, MICROISIS, ISIS, FOLIO VIEWS E VORTEX- PRO; a CIASC de Santa Catarina - usuários de STAIRS; a PRODEB - usuários de NDM. O SEPROCE do Ceará ainda não trabalha com produto de base de dados textual assim como as Bibliotecas Estaduais de Pernambuco e do Rio de Janeiro.

Tão logo tenhamos o resultado desse nosso trabalho de pesquisa e avaliação, estaremos enviando para aqueles que nos ajudaram o resultado do mesmo.

Depois de identificados alguns produtos, convidamos seus fornecedores a apresentá-los aqui na CELEPAR para uma equipe de aproximadamente 10 avaliadores, com o objetivo de produzir um documento com parecer técnico de cada produto. Com base nas informações obtidas na fase anterior e na Norma Internacional ISOIEC 9126 de Avaliação de produto de software, foram: funcionalidade do produto, confiabilidade, capacidade para uso, eficiência, portabilidade, características do fornecedor e características técnicas do produto. A nota atribuída a cada item representa o grau de conformidade observada do produto ou fornecedor em relação aos requisitos desejados.

O calendário das apresentações foi montado de forma a agendá-las preferencialmente pela manhã, com intervalo de um dia entre elas, para sobrecarregar os técnicos designados como avaliadores, que se comprometeram, dentro do possível, a comparecer a todas elas, evitando assim prejudicar o julgamento dos produtos. Esse calendário foi divulgado para toda a Empresa para que as pessoas interessadas em alguma solução proposta comparecessem também nas apresentações.

Com início no dia 8 de março, foram apresentados até o dia 22 do mesmo os seguintes produtos: Folio Views for Windows, Light Base, Progress, Natural Document, Trove for Manuals e Oracle Text Retrieval. No dia 30 de março será feita uma apresentação do MicroIsis já utilizado pela nossa Biblioteca. O evento foi muito interessante e produtivo, e os fornecedores agradeceram a oportunidade de estarem aqui expondo seus produtos sem qualquer compromisso. Os técnicos foram muito participativos e questionaram os expositores sobre todos os aspectos dos produtos.

O trabalho vai ser concluído até o final do mês com o fechamento das avaliações, provendo a CELEPAR com uma das ferramentas analisadas para tratamento de texto e deixando um parecer técnico sobre cada produto, para servir de base a projetos de clientes que venham a necessitar desse tipo de solução.