Projetos da CELEPAR são destaque no FISL 6.0

Os analistas da Celepar Alexandre Augusto Amaral, Robson Valentin, João Alfredo Knopik Junior e Nilton Emilio Buhrer Neto apresentam os sistemas Xoops, Framework e Expresso durante o FISL 6.0.

 

Os sistemas desenvolvidos pela Celepar foram apresentados no FISL 6.0 em painéis bastante concorridos. Entre os sistemas desenvolvidos pela estatal paranaense está o “Expresso Livre” , um conjunto integrado de ferramentas em software livre que atende atualmente os principais órgãos do Governo do Paraná com serviços de correio eletrônico, agenda e catálogo de endereços. Trata-se de uma versão customizada do E-groupware desenvolvido pela Celepar em linguagem PHP. O programa foi adequado às necessidades do governo, incluindo algumas funcionalidades necessárias ao Estado que não compõem a versão original. O Expresso possui módulos independentes que podem, a critério do usuário, ser selecionadas e integrar o E-groupware. O sistema permite a busca e o compartilhamento de informações corporativas, facilitando o trabalho em grupo e o acompanhamento de tarefas, independente da plataforma ou de limites geográficos, técnicos ou organizacionais.

Através do Expresso seus usuários podem se comunicar interna e externamente, marcar reuniões com cruzamento de agendas dos participantes e dispôr de endereços individuais ou em grupo, tudo de forma ágil e segura. O sistema pode ser rodado em qualquer plataforma ou sistema operacional. O acesso é feito através de qualquer navegador de Internet, com a identificação do usuário protegida por senha. De posse da identificação, o usuário pode acessar sua caixa postal ou aplicativos de qualquer ponto da rede que tenha acesso ao servidor.

Outro sistema disponibilizado pelo Governo do Paraná é o “Framework Celepar”, um conjunto de ferramentas e componentes para a obtenção de maior produtividade e melhor qualidade no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de informação, que visa facilitar a utilização de aplicativos de software livre em palataforma JAVA. Utilizando os mais modernos padrões tecnológicos, o Framework Celepar reúne componentes testados e em funcionamento pela comunidade software livre. Desenvolvido por técnicos da Celepar, o projeto está em fase adiantada de execução. Diferentes grupos temáticos estão trabalhando na avaliação de ferramentas, construção de sistemas de segurança, definição de componentes, implementação de padrões para aplicações e interfaces, criação de modelos para relatórios, automação de tarefas para transição de sistemas (Deployment) e solução para repositório de documentação.

O Governo do Paraná também adotou o XOOPS como ferramenta oficial de desenvolvimento de seus sítios na Internet. Desenvolvido em software livre e concebido usando programação PHP, esse sistema tem se mostrado ideal para a criação de comunidades virtuais, portais, sítios de notícias, intranets ou weblogs, de pequena e grande escala.

A utilização desse tipo de linguagem possibilita maior produtividade no desenvolvimento de sítios e de sistemas de informação. O novo sítio da Agência Estadual de Notícias do Paraná, por exemplo, foi desenvolvido utilizando esse sistema. Além de linguagem PHP, a nova página da Agência utiliza outros elementos de software livre, como o gerenciador de banco de dados MySQL e servidores Linux e Apache (web). Para atender as demandas do Estado, a Celepar fez algumas adaptações no sistema incorporando novos recursos e, desta forma, colaborando em seu aperfeiçoamento.