Projetos da Celepar destacam-se no maior fórum mundial de software livre

Recorde de público. Mais de 5,3 mil participantes, um número 21% superior à edição do ano passado. Representantes de 24 países de vários continentes. Trinta e seis comunidades de usuários e 39 caravanas, entre elas a do Paraná com 120 participantes, a maior de todas depois do Rio Grande do Sul, o estado sede. O número de acessos à TV Software Livre, que transmitiu o encontro ao vivo, também foi recorde: 18.903 pessoas de diferentes computadores acompanharam pela Internet.

Entre os dias 19 e 22 de abril, Porto Alegre/RS foi sede do Fórum Internacional de Software Livre, o FISL 7.0, uma reunião do que há de mais desenvolvido em programas de código aberto em todo o mundo.

Nas mais de 300 palestras, oficinas e encontros de comunidades, a presença de representantes de governos de todos os níveis, empresários do setor de tecnologia da informação, estudantes, especialistas e ícones internacionais, como o presidente da Free Software Foundation, Richard Stallman, autor da General Public Licence (GPL), a licença para software livre mais usada no mundo, e Thimoty Nei, presidente da Fundação Gnome, interface gráfica para computadores desktop.

O FISL começou com uma importante vitória. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, anunciou na abertura do evento que o Governo Federal pretende privilegiar o uso de software livre no sistema de TV Digital, independente de qual padrão venha a ser adotado pelo Brasil. Na esfera governamental um acordo de cooperação firmado entre o Governo Federal e a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), marcou o início do projeto de sensibilização para o uso de soluções livres na administração pública e para construção de um acervo que será disponibilizado à sociedade em geral. Outro encontro importante foi o da Rede Internacional de Administrações Públicas para Software Livre, que reúne governos municipais, estaduais e federais de diversos países de todos os continentes, entre eles o do Paraná.

A iniciativa privada também obteve resultados expressivos no encontro. Várias empresas do Brasil, Venezuela, Porto Rico e Estados Unidos assinaram acordo para criar a Latinux, um consórcio de cooperação internacional, referendando as negociações iniciadas no Linux World Expo 2006, em Boston, nos EUA, e no Lacfree 2005, em Recife/PE.

O Paraná como referência

O Paraná é o líder nacional no uso e desenvolvimento de sistemas em software livre voltados para a administração governamental. A experiência da Celepar Informática do Paraná, conseguida na execução desses projetos, foi um dos destaques do 7º FISL. As apresentações dos produtos da empresa pública paranaense foram as mais concorridas. Pela primeira vez uma entidade de outro Estado participou da organização do Fórum.

O sistema desenvolvido em software livre para uso do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) é a síntese dos desafios encarados pela Celepar (ver reportagem especial nesta edição). A apresentação feita pelo presidente da empresa, Marcos Mazoni, foi uma demonstração de todo os avanços experimentados pela Celepar nos últimos três anos e meio. Avanços que refletiram na reorganização do modelo de gestão, contratação e capacitação de técnicos, ampliação de seu parque de computadores, reestruturação da área de desenvolvimento e suporte tecnológico e abertura de escritórios regionais nas principais regiões administrativas do Estado.

O papel da estatal paranaense pode ser resumida na declaração do representante da BrOffice, Gustavo Pacheco: "A Celepar é atualmente uma das principais referências em desenvolvimento de software livre no Brasil e no mundo". Ou do presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis), João Anizio Torres Dantas, que destacou as parcerias que o Governo daquele Estado vem realizando com a Celepar. Sergipe já utiliza o sistema BOU (Boletim de Ocorrências Unificado), criado para a Polícia Civil do Paraná, e pretende usar outros recursos que a companhia desenvolveu para as áreas de educação, saúde e trânsito.

Ao defender a necessidade do Brasil definir uma estratégia unificada sobre tecnologia da informação para a administração pública, o gerente de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento, Corinto Meffe, também falou do Paraná. Ele destacou o decreto do governador Roberto Requião que, por meio de uma Licença Pública Geral, disponibilizou sistemas construídos para os órgãos estaduais para quem tiver interesse em usá-los e desenvolvê-los também (leia mais sobre a licença nesta edição).

O que a Celepar mostrou

O diretor de Operações Nivaldo Cunha, o assessor de projetos Fabiano Mormul e o analista Márcio Kabke Pinheiro apresentaram várias soluções desenvolvidas pela Celepar para o Governo do Estado, entre elas:

Paraná Digital - programa que pretende unir em rede todas as 2.100 escolas estaduais do Paraná com o uso de tecnologia livre desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Celepar. (Leia mais sobre o Paraná Digital na seção entrevista, nesta edição);

Portais - apresentação de sítios do Governo do Paraná. Um deles é o Dia-a-Dia Educação, que permite a troca de informações e o aprimoramento dos conteúdos pedagógicos entre professores via portal. Também oferece dicionários, tradutores, ferramentas de pesquisa, entre outros serviços para toda a comunidade. Recentemente o Paraná liberou o uso do portal para os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Maranhão. O endereço é: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.

Sistema Expresso - união de correio eletrônico (e-mail), cátalogo, agenda e gerenciador de serviços (ou workflow). Atualmente conta com mais de 50 mil usuários somente dentro do governo paranaense. Até maio este número chegará a 120 mil contas, uma vez que todos os professores da rede estadual também vão ganhar uma conta. A capacidade do sistema pode ser comprovada pela média de usuários simultâneos: cerca de 2.500.

Ferramentas - a equipe apresentou de que maneira a companhia utiliza o XOOPS (Extensible Object Oriented Portal System), uma ferramenta usada para construir sítios na Internet. Os técnicos Rodrigo Hjort e João Eduardo Mikos foram bastante aplaudidos durante a exposição sobre o PostgreSQL, um banco de dados utilizado em boa parte dos sistemas feitos pela Celepar. O sistema Detran está sendo construído com esta tecnologia (leia mais nesta edição).

Para o presidente da Celepar, a companhia sai do FISL 7.0 com a convicção cada vez mais forte de que a opção pelo software livre e a aposta no fortalecimento da empresa pública ainda vai render muitos frutos para o crescimento do Paraná.

O que os técnicos da Celepar viram no FISL

Bate Byte perguntou aos técnicos da Celepar o que eles viram de importante no evento e o que pode contribuir para o desenvolvimento da empresa

“A utilização de ClassGenerators e Ruby on Rails, pois facilitariam em muito o desenvolvimento, tornando-o mais rápido em situações desgastantes (inclusão, exclusão), que são repetidas em todos os sistemas, em várias partes do mesmo”.
- Jonatan Neves, técnico de informática júnior

“Definitivamente acertamos na escolha do banco de dados PostgreSQL que foi a vedete do FISL7.0. Destaco ainda o Ruby on Rails (linguagem simples com orientação a objeto), o PHP e o Software de Data Mining Tamanduá da Universidade Federal de Minas Gerais”.
- Henrique Miorelli, gerente da fábrica de software

“Chamou-me a atenção o Flumotion, um servidor de streaming de áudio e vídeo escrito em Python e C e distribuído sob a licença GPL. Pode servir para transmissão de conferências pela Internet. Funciona em qualquer sistema e os processos de produção, conversão e distribuição de streaming podem ser executados em máquinas separadas, de maneira distribuída, com alto desempenho e facilidade de gerenciamento”.
- Rodrigo Hjort, projeto PostgreSQL

“O mais importante foi a impressão que a Celepar causou junto ao público e as parcerias que estão aparecendo. Poder contar com uma comunidade toda a nosso favor é demais!”.
- Igor Steinmacher, analista de informática

“Podemos utilizar o Ruby on Rails, PHP, Mono, etc. Verificar as comparações entre bancos de dados (proprietários x livres; livres x livres) mostrou o acerto na escolha da Celepar pelo PostgreSQL. Foi muito bom ver nosso estande cheio de interessados. Olhar os participantes "babando" no caso Detran, Expresso e projetos em PostgreSQL foi divertido e recompensador. Fiquei bastante orgulhoso”.
- Rafael Benvenutti, analista de informática

“Autenticação Kerberos + LDAP, no futuro”.
- Márcio Pinheiro, analista de sistemas

“Foi apresentada uma ferramenta para geração de código em PHP, o ClassGenerator. Ela poderia-se ser modificada para atender novas necessidades da Celepar com um possível Framework em PHP. Outro ponto interessante é o ANT da Apache.org. Sua utilização pode automatizar alguns processos na fase de desenvolvimento e testes”.
- Marcelo Dias Abreu, analista

“O software livre, a cada ano que passa, ganha mais força e está em constante evolução. A Celepar conquista espaço e está cumprindo seu dever político e social como empresa pública”.
- Everson Bento, desenvolvedor de sistemas

“Tenho certeza que os diferenciais que apresentamos neste evento, prestigiado por toda comunidade software livre, podem ser uma alavanca para a Celepar atingir a sociedade a nível global”.
- Rodrigo Antunes, analista

“A plataforma livre e a visibilidade da Celepar nos levam a quebrar barreiras sociais e tecnológicas”.
- Gabriel Ortiz, técnico de desenvolvimento

"O OpenSolaris prevê a possibilidade de melhor monitoramento do hardware. O controle de system calls por processo é permitido diretamente via linha de comando. Recursos de multi VM (emulação de diferentes linux em um mesmo hardware) mostrados também no OpenSolaris pareceram muito interessantes e úteis. Além disso, as novidades de recursos gráficos OpenGL que vêm com o Gnome 2.16 podem fazer com que muitos usuários Windows se interessem mais pelo Linux".
- José Augusto Prado, analista de sistemas