QUANTO ? Quanto impacto a Falha do Ano 2000 provocará na sua vida pessoas, ambiente computacional ou

Autor: Elmar Haas

Da mesma forma como vem acontecendo em todos os ambientes computacionais do mundo, em nossas instalações também temos programas e arquivos que armazenam datas com dois dígitos para representar o ano, e que precisam ser convertidos para 4 dígitos, para suportarem o ano 2000.

Para gerenciar e realizar estas conversões nas empresas de todas as áreas da economia estão sendo desenvolvidos os PROJETOS ANO 2000, ou Y2K como são conhecidos internacionalmente.

01. Causas da Falha

A questão é histórica e remonta à década de 60, quando aconteceu a primeira grande expansão do uso da informática em aplicações comerciais. Era uma época em que memória e máquinas eram muito caras e o custo de arquivamento de dados, aliado ao custo e tempo de processamento, inviabilizava muitos desenvolvimentos. Para reduzir despesas e viabilizar projetos, as datas passaram a ser representadas com 2 dígitos no ano, seguindo a forma como usualmente as datas são representadas. Esse recurso foi utilizado em todos os níveis de desenvolvimento de software, inclusive software básicos como os sistemas operacionais. Este artifício contribuiu de forma decisiva na aceleração de grandes mudanças sociais e econômicas e é assim que ele merece ser interpretado. Nos próximos meses, teremos grandes despesas para realizar a adequação de nossos ambientes. É o vencimento de uma antiga fatura que será cobrada de toda a sociedade, mas que já se justificou pelos benefícios que proporcionou.

A falha coletiva foi acreditar que a obsolescência destes sistemas se encarregaria de sepultá-los muito antes do ano 2000, levando consigo o problema das datas. Todos imaginavam que, em pouco tempo, sistemas novos e em plataformas mais modernas e poderosas substituiriam, com sucesso, os velhos desenvolvimentos e as velhas plataformas. Isso não aconteceu. O que se viu nos anos seguintes foi a notável evolução de hardware e software que, para conquistarem o mercado, guardaram compatibilidade com o antigo. Novos desenvolvimentos foram acontecendo com o uso da base instalada, e a questão das datas se agigantou.

02. Como a Falha Ocorre

 

Utilizando-se apenas 2 dígitos para representar o ano e somando-se 01 a cada novo ano, após 1999 virá o ano 00 e não o esperado ano 2000. Como todos os sistemas foram desenvolvidos para o século 20, esta data será interpretada como sendo 1900.

03. Conseqüências

 

Na mudança de ano de 1999 para 2000, o uso de dois dígitos na representação de anos provocará algumas conseqüências previsíveis como: erros de classificação de dados, erros de interpretação de datas e erros em cálculos que envolvam datas. Já mais difíceis de serem previstas são as conseqüências em condições especiais de representação de datas e a ausência desta informação. Tomemos alguns exemplos: 9912 ou 99365 são maneiras regularmente utilizadas para representar datas máximas que nunca seriam atingidas, assim como datas 00 ou 99 são comuns para representar ausência de informação, início e fim de arquivo. Todos estes códigos representarão datas válidas daqui a poucos meses.

As perguntas mais comumente feitas por leigos ou usuários não técnicos retratam a preocupação sobre as conseqüências que esta falha, se não corrigida, pode provocar sobre sua organização. A resposta possível é: depende muito do grau de dependência entre os negócios e os processos automatizados. As falhas mais óbvias podem ser corrigidas pela simples verificação da falha. Ninguém internaria um velho doente em um berçário só porque sua data de nascimento informa tratar-se de um recém-nascido. Já muitas outras atividades, especialmente na área financeira, poderão sofrer paralisações com risco de quebra de confiança. Especialistas internacionais mais receosos temem por quedas nas curvas de crescimento da economia no ano 2000, por conta da desordem gerada nos processos produtivos. Alertam que muitas organizações tornar-se-ão inviáveis, outras serão fortemente afetadas, incluindo-se governos que podem ter ameaçadas suas estruturas administrativas e seu prestígio.

04. Procedimentos de Correção

 

Felizmente, já existe hoje um consenso de que, devido à atual dependência entre negócio e processo, a questão há muito tempo deixou de ser apenas técnica. A solução em si não é complicada. Ela se resume na substituição de anos com 2 dígitos por 4 dígitos em arquivos e na lógica de programas. O problema reside no grande volume de acertos que terão de ser feitos um a um e no sincronismo necessário para realizar estas mudanças.

 

05. Recursos Humanos

A questão se torna crítica ao constatarmos a não disponibilidade de recursos humanos no mercado para fazer frente a tão elevada demanda. As pessoas com qualificação necessária para atuar sobre lógicas complexas de grandes sistemas e em linguagens pouco utilizadas atualmente, restringem a disponibilidade de técnicos a um pequeno número, avidamente disputado pelo mercado. Até poucos meses, técnicos com tais qualificações tinham seus salários deprimidos pela concorrência com talentos recém-formados em modernas tecnologias. Empresas que retardarem a revisão de suas políticas de pessoal tenderão a ser vampirizadas pelas mais competitivas.

06. Ambientes Impactados

 

O impacto maior será sentido em sistemas mais antigos, desenvolvidos para ambientes mainframe e que usam linguagens como ASSEMBLER, COBOL, NATURAL e EASYTRIEVE. Muitos desenvolvimentos mais recentes, utilizando-se destes mesmos ambientes e linguagens, já foram desenvolvidos com o cuidado em representar datas com anos de 4 dígitos. Estas iniciativas amenizam as dificuldades mas, por si só, não são garantia de que o sistema esteja aderente ao ano 2000. Acontece que a falha se estende pelas próprias linguagens de desenvolvimento e software básicos onde o sistema foi desenvolvido e é executado.

Todos os ambientes computacionais, inclusive os desenvolvidos em plataformas mais modernas, devem, igualmente, ter seu grau de comprometimento levantado através de inventário e análise de impacto. As falhas podem estar inseridas em software básicos, como o operacional, gerenciadores de banco de dados e linguagens de desenvolvimento. Alguns microcomputadores mais antigos devem passar por uma elevação de hardware para continuarem em uso. As falhas mais numerosas, entretanto, encontram-se nos software aplicativos desenvolvidos especificamente para atender ao negócio e em pacotes adquiridos no mercado.

Por fim, o levantamento deve considerar as estruturas de redes locais e remotas, além de equipamentos especiais, como leitoras de código de barras, microfilmagem e o estoque de formulários pré-impressos. Todos os aplicativos, incluindo-se aqueles que aparentemente não estão afetados, devem ser verificados, considerando-se também o acesso a rotinas públicas não convertidas e a troca de informações com outros aplicativos não adequados.

O fato de seu aplicativo estar preparado para o ano 2000 e sua instalação ter sido revisada não lhe dá garantias contra falhas de interdependência com vizinhos. Deve-se ter em mente que seu negócio depende de uma complexa infra-estrutura e de dados recebidos de outros aplicativos, para manter a qualidade das informações. Dependências distantes da área coberta pelo sistema, como linhas de comunicação, podem paralisar seu negócio. Um perfeito controle de estoques em uma indústria pode ser afetado se o sistema de planejamento da produção emitir comandos indevidos para a fábrica.

07. As Vítimas

 

O alcance e o impacto desta falha deixam claro quem são as vítimas desta catástrofe:

  • A Área de Informática será pressionada pelo crescimento incontrolável de seu back-log e as conseqüências desta sobrecarga.
  • A Área Usuária precisará manter mais recursos no desenvolvimento, conviver com horas extras, desenvolver soluções de contorno e administrar os demais problemas gerados.
  • A Área Negocial, que sentirá o quanto os sistemas já são a essência de seus negócios, precisará envolver-se e tomar decisões sob um novo rol de variáveis e preocupações.
08. Características dos Projetos Ano 2000 nas Empresas

 

Os projetos Y2K guardam algumas características especiais que os diferenciam dos demais projetos de nosso cotidiano:

  • Já citamos a grande interdependência entre sistemas e a necessidade de sincronismo nas mudanças.
  • Existe escassez de recursos. A atividade de programação cresce, em média, 40% acima da média usual.
  • As despesas realizadas destinam-se para correções. Não haverá novos desenvolvimentos ou produtos novos a apresentar como resultado. O melhor resultado que poderá ser alcançado é a continuidade do próprio negócio.
  • A data de implantação é fixa. Não haverá negociação ou prorrogação de prazos. Embora recursos financeiros sejam sempre escassos, no momento o tempo é ainda mais precioso.
  • Estas características colocam a questão como sendo o MAIOR DESAFIO GERENCIAL já enfrentado pela área de informática em todos os tempos.
09. Custos no Panorama Nacional e Mundial

 

A preocupação com a questão do ano 2000 é recente no Brasil. A citada equivalência com os altos custos mundiais não está confirmada por pesquisa isenta. Conforme o Gartner Group, o custo de conversão por linha de código já subiu de US$1,10, em dezembro de 1996, para US$1,50 em abril de 1997. Embora não se possa precisar quanto, acreditamos que a combinação entre soluções internas e as oferecidas pelo mercado, possam trazer estes valores para níveis suportáveis. É também do Gartner Group a estimativa de 600 bilhões de dólares a serem gastos em todo o mundo neste esforço de conversão. Nos Estados Unidos, onde a indústria de seguros é atuante, 30% do orçamento do projeto nas empresas e governos está sendo provisionado para pagar indenizações e fazer frente a despesas judiciais.

10. Urgência por Reação no Setor Público

 

Em abril de 1996, o Gartner Group foi convidado a apresentar um escopo e a severidade do problema para congressistas americanos. A partir daí, legislou-se sobre o assunto. Foram definidas linhas de crédito, provisões orçamentárias e prazos de adequação. Todo o setor público, inclusive forças armadas, está legalmente obrigado a adequar seus sistemas até dezembro de 1998 com percentuais definidos para margens de erro toleráveis.

Esqueçamos a comparação, porque vivemos realidades muito diferentes. Mas, busquemos reagir, aproveitar bem o tempo e mobilizarmo-nos na busca de alternativas para a provisão de recursos.

11. Quatro Recomendações Importantes

Discutamos agora como esta questão pode ser resolvida. Existem algumas recomendações a serem feitas:

  • A primeira e mais importante de todas é reconhecer que O PROBLEMA EXISTE e que não haverá solução mágica para contorná-lo. É importante que não se negue o problema em atitude de defesa, perplexidade ou impotência. O problema é grave e pede uma reação positiva para não o agravar ainda mais.
  • ENVOLVA TODA A ORGANIZAÇÃO. Cada qual, em seu nível de responsabilidade, tem um papel a cumprir, seja ele estratégico, tático ou operacional. Não permita que a questão seja delegada a um pequeno grupo de futuros culpados. Mantenha seu chefe imediato informado. Todos devem estar cientes de suas responsabilidades.
  • Defina um PROJETO ANO 2000 para a instalação, áreas e setores e nomeie responsáveis com bom trânsito nos níveis hierárquicos próximos.
  • Duvide de quem afirmar não haver problemas com os sistemas de sua área negocial. Verifique a profundidade do inventário e análise de impacto realizado no estabelecimento deste diagnóstico.

 

 

12. Primeiros Passos para a Conversão

 

COMECE A AGIR AGORA! Existem algumas decisões que devem ser tomadas imediatamente com o objetivo de estancar o problema:

  • Incluir conversões parciais em todas as manutenções regulares.
  • Sistemas novos devem, obrigatoriamente, ser aderentes ao ano 2000. Isto inclui sistemas em desenvolvimento ou em fase de implantação.
  • Novas aquisições de sistemas, tanto sofware básico quanto pacotes aplicativos, devem suportar o ano 2000. Exija do seu fornecedor a comprovação documental e garantias desta qualificação.
  • Considerar a conveniência de uma reestruturação. Compare os custos e tempo de conversão contra um novo projeto que agregará outros benefícios. Entretanto, tenha sempre em mente o prazo fatal e os recursos disponíveis.
  • Considerar a sobrecarga de trabalho na revisão de prioridades, novos projetos e listas de pendências de sua área de atuação. Traga o assunto para seu cotidiano de trabalho. Conquiste o envolvimento de sua chefia e cobre um posicionamento de seus fornecedores de informação e produtos essenciais ao negócio.
  • Buscar o equilíbrio necessário entre a evolução do sistema para atender as mudanças requeridas pelo negócio e a adequação imprescindível para a sua continuidade. Pense em recursos financeiros, de pessoal, mas, principalmente, em TEMPO. Se todas as conversões forem adiadas para a última hora, não haverá capacidade de máquina para suportar a demanda. Até o ano 2000 teremos apenas 130 finais de semana para testes integrados e reimplantação de aplicativos mais complexos. Comparativamente, seus recursos são destinados para dar velocidade a um trem. Redistribua-os de forma a mantê-lo em movimento e realizar os reforços na ponte que está logo à frente.
  • Realizar um inventário preliminar para melhor dimensionar o impacto em seu ambiente. Para tanto, faça um levantamento dos equipamentos, software básicos e software aplicativos, por fornecedor. Procure detalhar algumas informações sobre cada aplicativo, linguagem utilizada, relacionamentos com outros aplicativos, quantidade de programas e seus tamanhos médios em quantidade de linhas, tamanho de arquivos e bancos de dados. Proceda uma reorganização em seu ambiente, eliminando programas obsoletos e dados expirados. Crie uma área especial para módulos inativos. Ela deve ser utilizada para a retenção do que pode voltar a ser útil, mas não necessariamente precise ser convertido agora. Identifique sistemas que processam datas futuras (ex.: financiamentos) e que vão encontrar o ano 2000 já nos próximos meses. Estabeleça uma lista de aplicativos prioritários para a conversão em função de sua importância para o negócio.
  • Obter de seus fornecedores de software a data em que disponibilizarão versões que suportem o ano 2000. Caso seu fornecedor tenha fechado as portas ou seu software seja antigo e com manutenção descontinuada, prepare a migração para software mais modernos.
  • Considerar soluções não clássicas para contornar o problema. Muitas empresas de telecomunicação, por exemplo, não vão cobrar as ligações telefônicas realizadas 3 horas antes e 3 horas após a virada do ano. Em empresas aéreas, considera-se a idéia de realizar um intervalo de algumas horas para, então, reiniciar os vôos. Estas alternativas podem ser justificadas como medida de segurança e economia de recursos. Podem representar, ainda, uma fantástica estratégia de marketing.
  • Ler e manter-se informado sobre o tema. O endereço "www.year2000.com" é a melhor porta de entrada na Internet para explorar o assunto. No endereço "www.ibm.com/year2000" pode-se ter acesso a uma relação de mais de 200 páginas de software e seu comportamento em relação ao ano 2000. As pesquisas realizadas pelo Gartner Group são mundialmente respeitadas e podem ser vistas no endereço "www.gartner.com".
13. O Projeto CELEPAR ANO 2000

 

A CELEPAR, como provedora da informatização do serviço público do Estado do Paraná, iniciou seu Projeto Ano 2000 em outubro de 96. Ele objetiva uma solução ampla que alcance todos os ambientes informatizados da empresa e dos núcleos de informática distribuídos em várias unidades da administração estadual. Estamos abrindo várias frentes de trabalho para atuar na adequação de aplicativos mainframe, servidores, microinformática e redes de micros. Outras frentes de trabalho objetivam a adequação de hardware e software básicos. Em projeto paralelo, nosso mainframe receberá o novo sistema operacional OS/390, com as devidas elevações de nível de software, em dezembro de 1997. Estaremos, brevemente, licitando a contratação de empresas especializadas em conversão de software para fazermos frente a esta demanda.

13.1. Atividades Planejadas

 

Nas próximas semanas, além das atividades em andamento, estaremos contatando todos os núcleos de informática. É importante que, dentro do proposto, cada núcleo se organize e se mobilize para que ganhemos eficiência e possamos atuar com produtividade. A comunicação será facilitada. Brevemente implantaremos o QA-2000 no Lotus Notes e informativo na Internet.

O Projeto CELEPAR ANO 2000, algumas técnicas e algoritmos de conversão, são temas imediatos que pretendemos abordar nas próximas edições do Bate-Byte.

14. Sucesso!

 

Temos certeza que a mobilização e comprometimento de todos nos levarão a um brilhante sucesso. A satisfação pelas dificuldades superadas valorizarão nossa merecida comemoração. Com positividade, antecipemo-nos todos no desejo de um FELIZ ANO 2000!