Racha Cuca

Solução do Racha Cuca do Bate Byte nº 49

Designemos as sete moedas pelas letras A, B, C, D, E, F, G.

Tomemos as seis primeiras. Destas seis moedas, pelo menos, uma é falsa. Pesemos de um lado A, B e C e do outro D, E e F. Se os pratos ficam em equilíbrio, cada um deles contém uma moeda falsa, que se descobre pesando, sucessivamente, A contra B (se os pratos se equilibram, C é falsa; se não se equilibram, é falsa a que fizer descer o prato) e D contra E (a mesma coisa).

Se os pratos ficam desequilibrados, por exemplo, A, B, C, é o conjunto mais pesado e contendo uma ou duas moedas falsas. Pesemos A contra B. Se o prato em que está A desce, logo esta é falsa, bastando pesar C contra G para encontrar a segunda. Se os pratos se equilibram, o par de moedas falsas é A, B, ou C, G. Bastará, portanto, pesar A, B, contra C, G. No total são necessárias três pesagens.

Racha Cuca do Bate Byte nº 51

Timóteo e Urbano tentam comparar as suas velocidades em bicicleta, ainda que possuam apenas uma bicicleta. Assim, numa estrada, perfeitamente plana, Timóteo pedala do quilometro 1 ao quilometro 12 e Urbano vai atrás para cronometrar. Do quilometro 12 ao quilometro 24 Urbano pedala e Timóteo vai atrás para cronometrar.

Timóteo ganha, levantando a mão. Será por ser o melhor, ou por Urbano ser mais leve e mais fácil de levar, ou por alguma outra razão qualquer?