Racha Cuca

racha.gif (3368 bytes)


Mês Passado



Nesta divisão cada asterisco representa um 0 ou um 1. Está, com efeito, escrita em sistema binário. Apenas um 1 é indicado. Que algarismos representa cada um dos asteriscos?.

Resposta

O primeiro algarismo à esquerda de cada número é necessariamente 1. Segundo a configuração das subtrações sucessivas, o quociente é 1011. O divisor termina em 1, assim como o dividendo. Se o segundo algarismo do divisor fosse 1, a segunda subtração não podia dar 1 no segundo lugar. É, portanto, 0, e o segundo algarismo da terceira linha é 1. Se o terceiro algarismo do divisor fosse 1, a mesma subtração teria como resultado 101 para que a última divisão fosse exacta. Mas 1011 + 101 = 10000, uma vez que a terceira linha tem apenas quatro algarismos. O terceiro algarismo do divisor é, portanto 0.

Obtemos:



Este Mês



Este quadrado é mágico, porque em cada linha, em cada coluna e nas duas diagonais a soma dos algarismos é igual a um mesmo número: 15. Como completar o quadrado abaixo com os números de 5 a 16 para que seja mágico, quer dizer, para que a soma de cada linha, de cada coluna e de cada uma das diagonais seja igual a 34?



Resposta no Próximo Número.